Ganhar dinheiro com blogs, é possível?

Ultimamente tenho visto mais e mais pessoas a começarem blogs pensando em ganhar dinheiro somente para desistir dois ou três meses depois, abandonando tudo ao afirmarem que nada ou pouco estavam ganhando com aquilo.

Acreditam que deveriam começar a ver os números crescendo exponencialmente em suas contas bancárias algumas semanas depois, afinal de contas, esta é a imagem que muitos vendem pela Internet – e aqui não estou falando somente sobre aqueles que “vendem” dicas para ganhar dinheiro com blogs e sim, num sentido mais amplo, de todos aqueles que vendem seus “fantásticos produtos de R$ XX9,90 que farão você ganhar até R$ 5.000,00 nas próximas 48 horas!”.

Bem, as coisas não funcionam exatamente desse jeito.

O caso Darren Rowse

ProBlogger.net

Estive esses dias relendo o livro ProBlogger de Darren Rowse e é muito interessante e motivador conhecer um pouco de sua jornada quando ele adentrou o mundo do blogging como fonte de dinheiro.

Para quem não conhece, basta saber que ele é um dos bloggers mais famosos que há. Não somente isso, ele realmente fatura bem com os seus blogs. Mas não pense que tudo foi assim desde o início.

Quando ele começou, ele possuía outros três empregos (todos “part-time”, isto é, empregos que não exigiam 40 horas semanais), de onde provinha sua real renda. Os blogs só começaram a ganhar o suficiente para que considerasse seu tempo com eles como parte de sua renda após um ano e meio. Isso mesmo, foram mais de 18 meses até começar a ganhar dinheiro suficiente por meio de seus blogs para justificar toda aquela empreitada.

Se houve momentos em que ele parou e pensou “vale a pena tanto tempo empregado nisso aqui?” em sua jornada? Com toda a certeza! Mesmo assim, ele acreditou naquilo e seguiu em frente.

O meu caso

Clube-Do-Dinheiro.com

O primeiro que tive, se bem me lembro, foi o GameDevBlog.blogspot.com, um blog onde comentava sobre minhas experiências profissional e educacional na área de desenvolvimento de jogos. Nessa época, ainda não planejava ganhar dinheiro por meio de blogs e algum tempo mais tarde parei de escrever para o blog para iniciar um outro website focado exclusivamente em educação na área de desenvolvimento de jogos, o Instituto dos Jogos.

Mais tarde, já próximo de me casar, eu gostava tanto de ler sobre negócios offline e online, finanças pessoais e investimentos e, nesse meio, estava tão convicto da importância (em termos de empreendimento lucrativo) dos blogs que convenci minha esposa a criarmos dois primeiros blogs, um sobre Nutrição (acertou quem falou NutricaoEmFoco.com) e outro aberto para temas em geral (aqui entra o GigaMundo.com).

Às vezes o pessoal pensa que eu já comecei escrevendo sobre dinheiro. Muitos se enganam, pensando que falar sobre ganhar dinheiro é a melhor forma de ganhar dinheiro. Há tanta gente fazendo isso, que se torna até mesmo ganhar um bom dinheiro, na verdade, mas claro, se você o faz de forma séria e bem planejada, uma hora você alcançará o sucesso!

O Clube-Do-Dinheiro.com nasceu quase um ano após os meus “três primeiros bebês” (o terceiro é um subdomínio do GM, o Jogos.GigaMundo.com). Nasceu com o principal intuito de compartilhar muito do que eu havia aprendido até então sobre dinheiro, finanças pessoais, investimentos e negócios online.

Enfim, de quando comecei a criar e escrever em blogs focado em um retorno financeiro e quando realmente comecei a ver algum dinheiro, passou-se mais de um ano. Sim, foram 9 meses até atingir finalmente os USD 100.00 mínimos para requerer o pagamento do Google Adsense e outros 3 ou 4 meses até recebermos nosso pagamento realmente (naquela época, muitos Adsense publishers estavam tendo problemas para receber seus pagamentos – e nós fomos uns deles).

Foi mais de um ano e não desanimamos em nenhum momento (bem, eu não desanimei, minha esposa não acreditava, mas não havia outro jeito senão “entrar nessa onda” comigo 🙂 ). Durante toda essa jornada e ainda hoje, claro, pergunto-me se valeu a pena, quantas outras coisas poderia ter feito, rumos diferentes que minha vida poderia ter tomado (só para ter noção, vários dos meus colegas de graduação hoje já estão cursando doutorado enquanto que, somente agora, finalmente me matriculei em um mestrado, pois adiei essa decisão até o final do ano passado!).

Sinceramente? Valeu, sim. Com o tempo, seus negócios online (sejam eles blogs, lojas virtuais, etc.) começam a crescer mais e mais, a amadurecerem, e se você está a trabalhar neles de forma sólida, colherá, sim, os devidos frutos.

O seu caso

Seu blog aqui?

Bem, amigo, se você está pensando em começar um blog, loja virtual, consultoria online, serviços de desenvolvimento de websites, enfim, qualquer tipo de empreitada pela web, não se engane: tudo custa tempo e dinheiro.

Não adianta pensar que começará algo hoje, com quase nenhum custo e esforço, e amanhã já estará faturando mais que seu emprego. Você precisa plantar, regar e cuidar antes de querer colher.

Então, se você quer começar algo, mas não sabe se poderá ter um bom faturamento, talvez seja uma boa oportunidade para conversar com alguém com experiência nisso, analisar a situação e então começar esse “algo”, mas saiba esperar para colher seus frutos.

Blogging está morto

Bem, isso é o que muitos dizem, principalmente aqueles que querem vender-lhe seus produtos. Em minha opinião, blogging como modelo de negócio apenas está amadurecendo, requerendo assim uma dedicação maior de quem deseja atuar nesse modelo de negócio.

Alguns anos atrás poderia até ser bem mais fácil ganhar muito dinheiro com blogs, afinal de contas, o número de bloggers era bem menor, mas isso não significa que hoje não se possa mais ganhar o suficiente para justificar tal atividade.

Bem, se o que você está pensando agora é a seguinte afirmação…

OK, já entendi e estou pronto! Por onde começar?

Pode começar aqui mesmo, em nosso blog, aprendendo mais sobre negócios online (principalmente blogging). Para tal, selecionei nada mais nada menos que doze dos nossos artigos que, em minha opinião, você deveria ler (ou reler, caso já tenha lido) e então preparar-se para tomar uma ação, isto é, começar o seu negócio online:

Agora é com você, amigo leitor, em sua opinião, ganhar dinheiro com blogs é mesmo possível, ou isso tudo é só uma “invenção de uns loucos” que juram estar ganhando dinheiro com isso? 😉

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print