Ganhar dinheiro com… ?

Olá a todos e sejam bem-vindos! Eu sei, eu sei, já falamos várias vezes aqui sobre como ganhar dinheiro na Internet e fora dela, seja por meio de promoções na carreira, negócio próprio, investimentos etc. Mas hoje espero trazer um artigo um pouco diferente do nosso “modelo tradicional”, explorando mais uma vez o tema “ganhar dinheiro com”.

O que me levou a isso? Há algumas semanas atrás, criei um pequeno aplicativo que me permite coletar um grande número de palavras-chave a partir de uma palavra-chave inicial – há pessoas vendendo ferramentas que fazem isso por cinquenta dólares ou mais e eu só gastei pouco mais de uma hora para fazer isso 🙂 – e uma das pesquisas que realizei para testá-la foi justamente essa: ganhar dinheiro com.

E o número de resultados foi bem grande. E muito variado. De ações a fisioterapia, de Adsense a curtidas no Facebook. Enfim, as pessoas estão procurando as mais variadas formas de ganhar dinheiro. Variadas MESMO.

Decidi escolher algumas das formas de ganhar dinheiro encontradas e comentar minha opinião sobre tais. E, claro, espero contribuições de vocês por meio de comentários, também!

#1. Ganhar dinheiro com blogs

Quando iniciei este blog, a discussão em torno da possibilidade de ganhar dinheiro por meio de blogs era realmente muito intensa. Todo mundo queria ter seu próprio blog e tornar-se “dono do seu próprio nariz”, não ter patrão e viver o estilo de vida que bem quisesse.

E isso funcionou por muito tempo. Isto é, ainda funciona, ainda é possível ganhar dinheiro com blogs, aliás, eu ganho dinheiro assim, mas hoje não é mais tão fácil quanto era alguns anos atrás. Na Internet, dois ou três anos são mais do que suficientes para mudar completamente o panorama de um modelo de negócio. Hoje, blogs ainda são rentáveis, mas não um modelo antigo bastante explorado, com conteúdo de baixa qualidade. Se você quer ganhar dinheiro com blogs você precisa de (lápis e papel na mão):

  • Um nicho realmente rentável e de seu interesse (leia nosso artigo Como escolher o nicho certo para você);
  • Ter a infra-estrutura mínima necessária (isto é, computador com acesso à Internet, um bom nome de domínio registrado e uma hospedagem que permita instalação fácil da plataforma WordPress);
  • Ter um bom layout para o seu blog;
  • Um bom plano para criação, publicação e agendamento de conteúdo para o seu blog (planeje seis meses ou um ano antecipadamente e você terá menos dificuldades para gerir a produção de conteúdo);
  • Produzir conteúdo em diversos formatos: texto, imagens, áudios, vídeos etc.
  • Ter uma boa estratégia para a promoção de seu blog – não recomendo a ninguém depender dos resultados dos motores de busca, ainda são excelentes mas assuma-os como sendo um bônus!
  • Ter uma boa estratégia para a rentabilização de seu blog – Adsense ainda é uma boa forma de um blog ganhar dinheiro, mas se explorar outras opções, você poderá encontrar uma combinação muito mais rentável;
  • Definir uma estratégia que leve em consideração os visitantes que se utilizam de smartphones e tablets para acessarem o seu conteúdo.

#2. Ganhar dinheiro com Adsense

Poderíamos falar muito sobre isso, mas todos nós sabemos que a melhor estratégia para uso de Adsense é por meio de websites/blogs informativos e/ou focados em produtos, então acaba por se assemelhar muito ao que foi falado no item anterior.

Quero acrescentar somente que, após tantos anos utilizando-me de Adsense em meus blogs, percebo que os ganhos por mil visualizações (eCPM) melhorou um pouco, mas depender do Google Search como principal fonte de tráfego é realmente um tiro no pé. Muitos estão focando hoje nas redes sociais (e eu também estou de olho nisso!), mas temo que, em um futuro não muito distante, também esta forma de obtenção de visitantes seja abalada, afinal de contas, depende das plataformas de redes sociais, que pertencem a terceiros e portanto são vulneráveis às suas decisões de negócio.

#3. Ganhar dinheiro com aplicativos

Se há uma forma de ganhar dinheiro que nos últimos anos está crescendo com a popularização dos tablets e smartphones é por meio de desenvolvimento e venda de aplicativos para iOS e Android. Aliás, até mesmo eu estou de olho nisso e pretendo estudar o desenvolvimento de aplicativos para smartphones tão logo quanto encerrar meu mestrado, pois há aqui uma oportunidade muito interessante não somente para o curto mas também para o médio e longo prazo.

E se você quer ganhar dinheiro desenvolvendo aplicativos, aqui vai uma dica: fuja dessas “super softwares” que vendem por aí, capazes de criar aplicativos para celulares sem conhecimentos de programação, pois sua capacidade de criação é bastante limitada e você acabará descobrindo que tais aplicativos gerados não possuem grande valor para o usuário final, sendo úteis somente para distribuição gratuita como parte de uma estratégia de marketing.

Em vez disso, foque em desenvolver conhecimentos bem sólidos em programação estruturada, depois em programação orientada a objetos e por fim um curso de desenvolvimento de aplicativos para Android / iOS. Eu sei, uma jornada muito mais longa, mas o resultado final será tão bom que você colherá os frutos por muito tempo.

#4. Ganhar dinheiro com E-mail Marketing

Muita gente ganha dinheiro com E-mail Marketing, mas você precisa entender que Email Marketing não é um fim, é um meio. Isto é, você utiliza-o como um canal para direcionar visitantes a blogs, lojas virtuais, ofertas de programas de afiliados etc. Então você não ganha dinheiro diretamente por ter uma grande lista de e-mails, mas pode ganhar um bom dinheiro oferecendo aos seus leitores serviços e produtos testados e de alta qualidade.

Não vou escrever aqui um “minicurso de E-mail Marketing” porque seria necessário um espaço muito maior para falar disso (e pretendo fazer isso em outra oportunidade, como um curso gratuito mesmo), mas é importante atentar-se ao fato de que, como toda estratégia de Marketing, há custos envolvidos se você quiser fazer tudo realmente com boa qualidade.

Enfim, para fazer seu e-mail marketing dar certo, você precisa primeiro ter o seu meio de ganhar dinheiro (blogs, programas de afiliados, e-commerce etc.), desenvolver algum produto de valor a ser oferecido a seu visitante em troca de seu e-mail e planejar muito bem o conteúdo que será enviado para o mesmo, afinal de contas, se o seu conteúdo é “muito marketeiro”, poderá afugentá-lo – e então todo o seu trabalho “irá pelo ralo”.

#5. Ganhar dinheiro com e-book

Ganhar dinheiro com e-books ainda é uma boa oportunidade, desde que você consiga provar ao visitante que você é realmente expert no assunto sendo abordado e que seu e-book realmente pode ajudá-lo a resolver um problema. Lembre-se que todos nós somos expostos a inúmeros charlatões e produtos de péssima qualidade diariamente, então se você não conseguir provar nos primeiros 10 segundos que você é realmente diferente dos outros, não conseguirá vender seu livro digital.

Claro, não há um “guia definitivo para vender seu e-book” (apesar de muitos estarem vendendo e-books prometendo isso), afinal de contas dependerá do nicho em questão e do que as pessoas esperam dele. Por exemplo, se você está vendendo um e-book chamado “Extreme Body – Programa definitivo para perda de peso e ganho de massa muscular em 15 semanas” é bem provável que seu público-alvo deseje algo direto, que diga exatamente o que eles devem fazer e em que frequência para alcançar os objetivos desejados.

Mas se você está vendendo um e-book com conteúdo mais “acadêmico”, por exemplo sobre redes neurais, é bem provável que seu público-alvo prefira algo mais detalhado, incluindo teorias, reflexões e provas matemáticas – bem como referências bibliográficas para expandir sua leitura.

Enfim, você precisa projetar o e-book segundo os interesses de seu público-alvo e mostrar para ele que seu produto pode realmente ajudá-lo. Uma variação bem interessante é a oferta de vídeo-aulas e conteúdo complementar ao livro.

#6. Ganhar dinheiro com mala direta

Certo, vou falar sério agora… Chega! Como é que ainda há tanta gente procurando por tais “oportunidades para ganhar dinheiro”? Já não tem mais nem graça ficar repetindo isso, então vou somente apontar um artigo em que detalho minha opinião: Renda extra envelopando – SCAM!

Enfim, não vou desperdiçar meu tempo nem o seu: não caia nessa, qualquer outra coisa que você faça com seu tempo será mais rentável do que isso.

#7. Ganhar dinheiro com downloads

Em teoria, é uma excelente oportunidade: você se utiliza de websites para upload e compartilhamento de arquivos para subir arquivos com distribuição livre ou que você tenha direitos autorais, usa encurtadores/redirecionadores de links patrocinados, promove seus links e pronto, ganhar dinheiro por meio disso.

Só há um pequeno problema: a maior parte das pessoas que ganham dinheiro dessa forma o fazem violando as leis de copyright de arquivos como músicas, jogos, aplicativos etc. Isso é ilegal, pode dar cadeia e sua conta naqueles sites de compartilhamento podem até mesmo serem encerradas sem aviso prévio e você ficaria então sem ganhar um centavo dali.

Então, se não quer correr tal risco, o melhor é concentrar-se em arquivos que permitam a livre distribuição (geralmente freewares) ou que sejam de sua própria criação. Mantenha-se “dentro da lei” e você não precisará temer punições. E a forma de promover tais arquivos? Simples, em seu próprio blog (então, vide o primeiro item deste artigo) e por meio das redes sociais.

Enfim, estas são sete das várias formas de ganhar dinheiro com que as pessoas têm procurado nos motores de busca. E espero que este “resumão” ajude quem está pensando em optar por uma delas a tomar uma decisão melhor planejada. E você, amigo leitor, gostaria de citar sua opinião sobre estas e outras opções para “ganhar dinheiro com”?

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *