Ganhar dinheiro no YouTube é fácil?

O YouTube tornou-se o maior canal de distribuição de vídeos e não era para menos, já que hoje é propriedade da companhia Google, uma das que mais cresceram no mundo ao longo da última década. E um de seus atrativos que mobilizaram seu crescimento foi a possibilidade de qualquer um ser não somente um produtor de vídeos, mas também ganhar algum dinheiro por meio disso. E é daí onde nasceu uma febre, uma “moda” de querer ganhar dinheiro no YouTube.


Antes de mais nada, é bom lembrar que o processo para ganhar dinheiro aparenta ser simples mas, na prática, não são todos os que conseguem o seu “lugar ao sol” na videolândia da Google. Podemos apontar aqui aquela lei de Paretto, que diz que 80% dos resultados são obtidos por 20% das fontes, em outras palavras, 80% da receita gerada vai parar em mãos de somente 20% dos produtores – diria até que seria uma relação de 90% para 10%, tamanha é a desigualdade.


Dito isso, se você tem garra e realmente gosta do que faz, não tem jeito: uma hora você vai conseguir ganhar dinheiro. Talvez não fique rico, mas irá faturar algum. Isso porque se você fizer vídeos que atraiam a atenção de seu público e cumpram com seu objetivo (informar, educar, entreter etc.) sua audiência crescerá aos poucos – e aos poucos começará a ver os resultados. Entretanto, como disse, não será algo da noite para o dia.


Bem, aqui vão algumas dicas para quem deseja ganhar dinheiro no YouTube:


1. Crie e publique somente seus próprios vídeos – algumas pessoas, tentando ganhar dinheiro fácil, baixam vídeos de terceiros e dão upload no YT como se fossem seus. Entretanto, o YouTube possui um algoritmo apurado que, tanto leva em consideração análises automatizadas quanto reclamações de usuários para determinar quais vídeos são plagiados. Se sua conta possui um vídeo copiado, aquele vídeo será excluído. Se sua conta possui vários vídeos copiados, é provável que ela inteira seja excluída!


2. Use imagens e músicas de sua própria autoria ou que tenha direitos de uso – pela mesma razão do item anterior, não use material (seja imagem ou áudio) que não tenha direito de reprodução. A coisa boa é queo próprio YT oferece a possibilidade de incluir trilhas sonoras disponíveis para quaisquer projetos de vídeo a partir do editor presente em sua própria plataforma, assim você não precisa gastar muito na aquisição de “royalty free music”.


3. Antes de começar a criar seu vídeo, planeje seu objetivo – se o seu vídeo é criado com o objetivo, por exemplo, de explicar “como ganhar dinheiro na Internet”, garanta que quem o assistir, ao terminar, saberá realmente como fazer isso ou pelo menos saiba qual direção deve tomar para aprender os próximos passos. YT está cheio de vídeos que não cumprem seus objetivos e, por isso mesmo, acabam não se disseminando tão facilmente.


4. Divulgue seu canal e vídeos – o “segredo” para ganhar dinheiro no YouTube é tornar-se popular e, para tal, você precisará utilizar de conhecimentos em marketing e em redes sociais. Uma dica interessante é não tentar focar em inúmeras táticas para aquisição de tráfego ao mesmo tempo, pois acabará não conseguindo bons resultados. Foque no máximo em dois canais, estude-os e experimente-os ao máximo até conseguir um bom resultado dos mesmos.


5. Saiba como irá ganhar dinheiro no YouTube – há várias formas de ganhar dinheiro no YouTube. Se você já possui uma conta do Google Adsense, pode ativar as publicidades do mesmo e ganhar dinheiro por meio do mesmo. Se você possui uma loja virtual, pode divulgar seus produtos e faturar vendendo-os. Se atua como consultor, pode oferecer seus serviços.


6. Otimize sempre o processo – lembra-se da lei de Paretto? Ela também está ao seu favor! Identifique quais são os 20% de esforços que você geralmente empreende e gera 80% de seus resultados e estude como focar e expandir ainda mais os mesmos. Elimine desperdícios e corrija métodos defasados.


Se você seguiu atentamente até aqui, então já sabe como pode dar seus primeiros passos no YouTube. Então, caso ainda não tenha, crie sua conta Google, vá até o YouTube e comece a configurar seu canal agora mesmo!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print