Gestão do Dinheiro

Não sei se você está acompanhando nosso blog e já leu nossos outros artigos. Se leu, ótimo, está no caminho certo. Se não leu, bem, a verdade é que está perdendo tempo. Alguns até dizem “não preciso de mais dinheiro em minha vida”. Falam isso e logo depois correm até uma casa lotérica para apostar o suado dinheiro que ganharam em algum jogo de azar, como a Mega Sena, por exemplo. Se não precisa, por que faz isso?

O fato é que muitos possuem problemas em sua educação, principalmente quando o assunto é gestão do dinheiro. Pior, o problema não é somente que não aprendemos o certo sobre o dinheiro, é que também aprendemos coisas erradas sobre o dinheiro! Sendo assim, como diz Harv Eker em Os Segredos da Mente Milionária, precisamos começar desaprendendo para só então poder aprender o certo.

Bem, aqui vão, então, duas dicas sobre o que desaprender e aprender quando o assunto é gestão do dinheiro!

Para ser rico, você precisa pensar como rico!

Este é o primeiro passo importante: pense como rico! E o grande problema é que muitos torcem o nariz e reclamam ao ler isso. Isso porque enraizam em suas mentes que pessoas ricas são mesquinhas, arrogantes e somente querem ganhar mais e mais às custas dos outros. Quando você tem isso enraizado em sua mente, é muito difícil querer pensar e agir como um rico, não é mesmo?

Mas se você realmente quer cuidar bem do seu dinheiro e até mesmo fazer o seu patrimônio crescer, então você precisa começar a pensar como um rico. Enquanto que uma pessoa com menores condições financeiras costumam comprometer boa parte do que lhe sobre de seus rendimentos mensais com compras supérfluas (e muitas vezes a crédito, o que aumenta ainda mais a bola de neve), ricos geralmente as compram com a parte do dinheiro que não lhes prejudicará, isto é, eles não comprometem todo o seu rendimento mensal.

Você pode estar pensando: isso é fácil quando se ganha muito, mas e quando se ganha pouco? Justamente quando se ganha pouco é que mais precisamos pensar e agir dessa forma, a fim de conseguirmos não somente economizar, mas também ganhar mais!

Esta é somente uma das formas de pensar, para encontrar muitas outras, indico a leitura de Os Segredos da Mente Milionária, onde poderão encontrar muita coisa legal. Ou continuem acompanhando nosso blog, pois iremos trazer muitas ideias boas por aqui. 😉

Princípio 80 / 20 aplicado aos negócios e ao dinheiro

Não sei se você conhece a lei de Paretto, mas se não conhece, deveria. Trata-se de um princípio que afirma que 80% dos resultados são obtidos por meio de 20% de nossos esforços. Em outras palavras, 20% de todo o esforço que você realiza é responsável por 80% dos resultados que você conquista, os outros 80% geram somente 20%. Na verdade, em certas ocasiões, relatos mostram que os números podem ser ainda mais assustadores, apontando que 90% dos resultados são alcançados com somente 10% dos esforços.

O que isso tudo deveria significar para você é que você precisa descobrir quais são os 20% de esforços seus que resultam em 80% dos resultados quando o assunto é dinheiro e repensar quanto aos outros 80% de esforços, eliminando completamente aqueles que não surtem efeito algum, minimizando aqueles cujos resultados são muito pequenos.

O ideal, na verdade, é realizar um corte drástico a fim de dobrar seus esforços sobre os 20% realmente produtivos, o que pode significar em, talvez, quase dobrar os resultados, mas sabemos que nem sempre isso é possível. Por exemplo, se você trabalha em uma empresa e percebe que há muitas reuniões desnecessárias ocorrendo semanalmente, pode não conseguir convencer seu chefe de que elas são desnecessárias em um primeiro momento, mas pode ir negociando com ele a fim de reduzir o número de reuniões a fim de focar em outras atividades que poderão ser muito mais produtivas.

Quanto a isso aqui, ninguém é melhor que Tim Ferris em seu livro Four Hour Workweek, que também possui edição traduzida no Brasil – mas a que comprei é em inglês, mesmo.

O quê? Só isso? Só duas dicas? Meu amigo, um conselho: se achou pouco estas duas dicas, é porque ainda não tentou colocá-las realmente em prática, para perceber que somente essas duas dicas podem ser responsáveis por uma grande mudança em sua vida! Bem, e agora, boa sorte reestruturando a gestão do seu dinheiro!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print