Gestão financeira na aposentadoria

Buscando atualizar-me quanto ao que estão discutindo na web, encontrei um artigo interessante no website O Dia, intitulado Planejamento alivia aposentadoria. Leitura agradável e bem clara que trata de um assunto bem simples: todo mundo sabe que o momento atual não está sendo nada favorável para quem vive da aposentadoria (ou está planejando requerer a sua), então é importante saber como superar os possíveis obstáculos financeiros que virão pela frente.


Um ponto interessante e comentado pelo website O Dia é a respeito do crédito consignado: pode parecer uma boa ideia, já que é fácil de fazer e os juros são baixos, mas se não for realizado dentro de um planejamento bastante prudente, pode ser somente o pontapé para iniciar ou aumentar ainda mais a bola de neve financeira em sua vida, causando estragos devastadores.


Outro ponto levantado é a questão da gestão financeira: como organizar-se financeiramente para reduzir o impacto da crise em seu orçamento. Como sempre, as dicas aqui apresentadas não fogem muito do nosso tripé “gaste menos, ganhe mais, invista melhor”. Se você possui bons conhecimentos ou habilidades em algo – e tenha certeza que, ao atingir essa faixa etária, todos nós temos ambas as coisas! – então você pode empregá-los a seu favor a fim de aumentar seu poder financeiro. Quem é bom em conteúdos escolares, por exemplo, pode oferecer reforço escolar, quem domina artesanato pode fazer peças para vender em feiras e exposições e assim por diante. O importante é entender que esta é uma oportunidade de fazer algo que goste e ainda ganhar algum dinheiro!


E se você pretende aposentar-se, claro, a dica é planejar-se e poupar/investir tanto quanto puder pensando em seu futuro. Há muito tempo depender somente do INSS não é um bom plano de previdência e previdência privada pode não ser a melhor opção. Assim sendo, procure por opções de investimento de acordo com o seu perfil e faça aplicações periódicas. Especialistas apontam que um mínimo de 10% de seu salário deve ser poupado para tal fim, mas quem desejar acelerar um pouco o processo pode investir mais do que isso!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print