Hora de ganhar dinheiro e parar de reclamar!

Pronto! Acho que o título já diz tudo! Este artigo nada mais é do que uma revisão e compilação das melhores ideias e dicas já oferecidas aqui para quem deseja ganhar dinheiro. Tal ideia surgiu de nosso último artigo Criando uma estratégia de Marketing eficiente, onde tentamos fazer algo similar, porém focando a parte de marketing. E, como já deve ter notado, desta vez o foco é ganhar dinheiro, dito de forma bem simples e clara, não?

Fale a verdade, quantas vezes você pensou nisso? Talvez esta semana mesmo já tenha pensado umas três ou quatro vezes, afinal de contas, não dá para viver sem dinheiro (bem, alguns afirmam que sim, e mais tarde vendem milhares de livros sobre como fazer isso!). Então, sempre que alguém diz “eu quero dinheiro“, na verdade o que ela está dizendo é que possui necessidades e desejos que gostaria de atender e, para tal, precisa de recursos. Não é o dinheiro que queremos, é aquilo que o dinheiro pode comprar – o que, no fim das contas, “acaba dando na mesma”.

Então, se você quer dinheiro, precisa primeiro entender que a expressão “querer é poder” só funciona quando há outro verbo associado: o verbo agir. Isto é, não basta querer para alcançar algo, além do querer é necessário que você aja, que execute um plano idealizado com o intuito de alcançar aquele objetivo. Vamos supor, por exemplo, que você precise de dinheiro para a compra de um carro. Há várias formas de planejar como alcançar isso (encontrar um segundo emprego, vender seu veículo antigo, financiamento, etc.) e uma delas é por meio de um financiamento, onde você precisará colher vários documentos e informações necessárias para que o banco aprove o seu pedido de financiamento. Claro, este não é um exemplo específico de ganhar dinheiro, e sim de como planejar-se financeiramente, mas continuemos para não perder o raciocínio…

Ah, e antes de mais nada, lembre-se: “não existe almoço grátis“. Então se você acha que poderá obter dinheiro sem que isso lhe custe algo (tempo, esforço, conhecimento ou mesmo dinheiro – ou nunca ouviu aquela frase: é preciso dinheiro para fazer dinheiro?), é melhor acordar de seu sonho. Nada vem sem o seu preço!

E você pode conseguir o dinheiro de que necessita, mas ainda precisa entender primeiro que sem um bom plano para alcançar tal intuito seus esforços serão em vão. Então, se eu quero dinheiro, devo primeiro pensar no que estou disposto a fazer para consegui-lo. Talvez eu precise realizar um curso profissionalizante, ou reduzir os gastos em meu orçamento ou procurar oportunidades de trabalho. Enfim, é necessário colocar-se em ação e não permanecer em um estado passivo.

Então, está pronto para mudar sua situação e começar a fazer algo? Eu espero que sim! E em se tratando de ganhar dinheiro, as duas formas mais rápidas são:

  • Reduzindo os gastos de seu próprio orçamento – “um real economizado é um real ganho”, é o que sempre digo (na verdade, eu digo que “é melhor ganhar um real do que gastar um “real” com mais frequência, mas também falo isso);
  • Buscando oportunidades de renda extra.

Quanto à primeira opção, já falamos inúmeras vezes aqui sobre isso, de tal forma que não focarei neste ponto. Entretanto, quem desejar saber mais, aconselho a leitura de nosso artigo Como sair do vermelho e ainda ganhar dinheiro? que, apesar de já ter bastante tempo desde sua publicação, ainda é muito útil!

Já quanto à segunda opção, como você já deve imaginar, há formas de se conseguir uma renda extra tanto pela Internet quanto fora dela. Fora da Internet, geralmente envolve prestação de serviços para empresas de pequeno e médio porte (limpeza, atendimento ao consumidor, segurança, entretenimento, consultoria, suporte técnico, etc.) ou para pessoas (reforço escolar, aulas de línguas, etc.). Bem, eu gosto de trabalhar pela Internet, porque não preciso me deslocar para longe de minha família (além de escapar do trânsito) e é por isso que foco bastante nas discussões em torno desse tipo de oportunidade – e, como não poderia ser diferente, falaremos aqui sobre como se pode ganhar dinheiro desse jeito, em casa, certo?

Como trabalhar a partir de sua casa?

É possível ganhar dinheiro trabalhando em casa? Sim, é possível. Entretanto, se você fizer uma busca sobre o tema na web, é bem provável que 9 de cada 10 resultados estejam somente tentando vender-lhe algum produto ou serviço. E isso é muito chato, em minha opinião.

Se a informação sendo vendida fosse ao menos atualizada com frequência, tudo bem, mas alguns dos e-books ou kits sendo vendidos foram elaborados antes de 2000 e nunca foram revisados! A Internet mudou muito nos últimos 4 ou 5 anos, o que dizer então sobre os últimos 13 anos, não?

Então, se deseja ganhar dinheiro sem sair de sua casa, a primeira dica que dou é: pesquise bastante antes de dar R$ 50,00 ou R$ 100,00 em algo que lhe promete ajudar nisso sem que você saiba como realmente isso funciona! Poderá ser um baita “tiro no pé”!

Outra coisa importante quando se deseja trabalhar em casa, antes mesmo de se saber o que estará a fazer, é já ir se organizando, tanto quanto ao seu horário de trabalho quanto ao seu local. É importante então que você defina quantas horas vai trabalhar por dia (que devem ser pelo menos 4h) e separar um canto da casa onde será realizado o trabalho.

Por que não menos que quatro horas? Porque sua produtividade estará muito prejudicada! O ideal é “fechar” um turno inteiro (por exemplo, uma manhã ou tarde inteira). Claro, se você possui um emprego durante o dia, então é melhor alocar essas horas pela noite de forma a não prejudicá-lo no dia seguinte, e aí talvez você precise alocar menos horas, mas evite trabalhar menos que duas horas consecutivas!

E quanto ao local de trabalho, claro que o ideal é que você tenha um escritório em sua casa. Eu tenho um! Estou aqui, agora, em meu home office (“nome chique” para o “quartinho onde trabalho”). E é importante que se cultive o respeito pelo mesmo como um escritório mesmo! Até mesmo meu filho sabe que este é o “escritório do papai” e que deve deixá-lo trabalhar em paz. 🙂

E quem quer trabalhar em casa deve se organizar e ter muita dedicação. Olha, eu acho que é impossível frisar o suficiente a importância de ser organizado. Aqui, meu escritório não é o melhor exemplo disso. Tenho mania de escrever e por isso quando não estou digitando ao computador ou lendo um livro eu estou a rabiscar ideias em papéis, daí formam-se pilhas de papel que precisam ser mais tarde organizadas. Sinceramente? Evite acumular muitas coisas à toa em seu escritório, mantenha-o sempre organizado e você terá bem menos dificuldades em encontrar o que precisa nele!

E o material de trabalho deve estar em um bom estado de conservação, devidamente arrumado e o local com a limpeza em dia (aqui, entra a minha super esposa, pois se dependesse de mim, tinha mais areia que o deserto do Saara!).

É necessária também uma boa reunião com todos os que moram com você, para explicar que a partir de agora você também estará trabalhando em casa, dedicando algumas horas por semana a (dizer aqui o tipo de atividade que desempenhará e por que é importante fazer isso). Peça-lhes que respeitem ao máximo seu horário de trabalho, e que assuntos pessoais ou familiares de baixa importância sejam discutidos quando você encerrar seu expediente.

Lembrando que, trabalhando de casa, você não tem chefe para planejar o trabalho e é diretamente responsável pelo sucesso ou fracasso dele. E sinceramente? É bem provável que no início você amargue um pouco de fracasso, mas é para o seu próprio bem, a gente aprende com nossos erros primeiro (depois, ficamos mais espertos e aprendemos com os erros dos outros 🙂 ).

Trabalhos que podem ser feitos em casa

Há várias formas de se ganhar dinheiro em casa. Como já disse, há tanto oportunidades por meio da Internet quanto sem ela. Sem Internet, você pode oferecer serviços como babá, serviços culinários, revenda de produtos de catálogo, etc. Não são meu foco, mas não posso deixar de indicá-los aqui, pois se você já possui alguma experiência com tais oportunidades, não deveria descartá-las!

Em artigos anteriores (meus e de Jeniffer), citamos várias oportunidades de “pequenos negócios offline”:

  • Organizador de eventos – trabalhe organizando eventos, preocupando-se com todas as suas nuances, desde a contratação do buffet até a limpeza depois da festa. É importante que a pessoa seja cuidadosa e bem relacionada com fornecedores;
  • Tradução para empresas – Trata-se de um trabalho que vem crescendo bastante, devido à necessidade empresarial de traduzir sistemas e materiais importantes. Além disso, acredito que nestes próximos anos veremos muitos websites traduzindo seu conteúdo para torná-lo mais acessível. Quem deseja seguir nessa área deve conhecer bem o inglês e ter uma boa rede de relacionamentos com pessoas que possam lhe abrir algumas portas;
  • Esteticista – trabalhe com cuidados com o corpo, massagens e tratamentos específicos para problemas como celulite e flacidez. Neste caso, é importante que esse profissional seja certificado e possua condições de atender a seus clientes de maneira adequada (o que significa equipamentos, material, adequação do local, etc.). É um ramo bem difícil de lidar quando realizado em casa, “é vero”, mas há quem o faça!

Agora, quanto aos trabalhos por meio da Internet, dependerá, por exemplo, de seu perfil. Se você possui alguma habilidade específica útil para alguém ou alguma empresa (programação, criação de conteúdo, design gráfico, internet marketing, etc.) deveria buscar algo compatível com isso. Há vários websites em inglês e em português onde você pode oferecer seus serviços! Claro, só recomendo que se utilize de websites em inglês para divulgar seus trabalhos se puder comunicar-se razoavelmente bem com sua clientela em língua inglesa, mas você não deveria considerar isso um bicho-de-sete-cabeças. Eu mesmo comecei a oferecer serviços em programação de jogos em Flash para alguns clientes fora do Brasil em 2007, se bem me lembro, e de lá para cá percebo que minha comunicação em língua inglesa (por escrito) ficou muito menos “travada” do que antes!

Já para aqueles que não possuem uma experiência em algo específico, aconselho a começar algum curso ou a procurar projetos que o ajudem a desenvolver tal know-how. Internet marketing e criação de conteúdo talvez sejam as áreas onde você precise de menor tempo para preparar-se (internet marketers não gostam de ouvir isso, mas sejamos sinceros que o tempo de duração de um curso de SEO, affiliate marketing ou internet marketing em geral é bem menor do que um curso completo de programação que realmente o capacite a trabalhar em tal área!). E se partir para a área de criação de conteúdo, você pode até mesmo especializar-se em um determinado tipo de conteúdo (por exemplo, da área de saúde, etc.) o que tornará seu trabalho muito mais fácil!

E talvez você esteja se perguntando: “e quanto a criar meu próprio website ou blog?”, bem é uma opção também, mas é uma opção bem mais demorada e que exigirá mais tempo de você, então não o aconselharia a começar por isso, exceto se você já tiver uma boa experiência com isso – e mesmo assim, tomará um bom tempo para que o dinheiro comece a entrar!

Bem, falemos mais um pouco sobre ganhar dinheiro na Internet…

É mesmo possível ganhar dinheiro na Internet?

Não, não é não, estamos todos brigando na Internet pelos rankings de busca, mas é porque somos só um bando de exibidos (eta, que baixou a “tolerância zero”)!

Agora, falando sério, há sim muitas oportunidades para ganhar dinheiro na Internet, mas como falei lá em cima, você precisará saber distinguir o joio do trigo – ou acabará gastando todo o seu dinheiro em algo que parece uma super oportunidade, apenas para saber mais tarde que foi enganado!

Antes de mais nada, deixe-me repetir: não há almoço grátis! E antes de “comprar” as palavras de alguém como verdadeiras, analise se aquela pessoa tem uma boa reputação e é conhecido por compartilhar informações realmente úteis sobre isso! Afinal de contas, está todo mundo vendendo “informações para ficar rico” da noite para o dia – e eu duvido que 5% deles ganhem realmente dinheiro de outra forma, senão vendendo aquelas “informações”.

Lembre-se que oportunidades para ganhar dinheiro existem aos montes, entretanto você precisa identificar corretamente quais são as melhores oportunidades para o seu perfil. Por exemplo, se eu odeio escrever, se sou péssimo nisso, com certeza criação de conteúdo não é a minha “praia” (e se você encontrar um kit dizendo que você pode ficar milionário fazendo exatamente o que você não gosta e sem esforço algum, “fuja para as colinas!”). Se não sou muito bom em tradução, então também não deveria buscar oportunidades como tradutor. Não basta escolher qualquer oportunidade e a mesma irá render-lhe muito dinheiro, você precisa escolher algo alinhado com seus interesses tal que você possa dedicar-se melhor a isso.

Tomemos como exemplo a possibilidade de ganhar dinheiro com blogs (que, como já falei anteriormente, não é um caminho rápido para ganhar dinheiro!). Nós já falamos em outras oportunidades aqui que é possível ganhar dinheiro com blogs. Entretanto, não são muitos os que ganham o suficiente para que essa seja sua principal fonte de renda. E por que isso? É claro que há o fato de que blogging já não é mais tão rentável quanto foi no passado, mas ainda é possível ganhar um bom dinheiro com isso e muitos não conseguem porque não estão genuinamente interessados em ter e escrever em blogs – eles querem ganhar dinheiro, só isso!

Vamos agora analisar outra oportunidade, agora quanto a e-commerce. Afinal de contas, você já leu em vários lugares que o e-commerce está crescendo muito e gerando grandes oportunidades, não é mesmo? Entretanto, se você não gosta de lidar com atendimento ao consumidor, negociação com fornecedor, criação de campanhas de marketing digital e atualizações da plataforma para comércio eletrônico, então você não conseguirá ter um bom resultado aqui, afinal de contas, tais tarefas fazem parte essencial do “mundo das lojas virtuais”. Neste caso, não seria melhor procurar uma outra oportunidade?

Há várias oportunidades além de blogs e lojas virtuais na Internet. Temos também os programas de afiliados (eu mesmo estive a analisar alguns produtos da Hotmart a fim de encontrar produtos compatíveis com o perfil deste blog) – e aí é bom ter uma boa estratégia para “marketing de afiliado”. Em minha opinião, é possível ganhar dinheiro por meio de programas de afiliados de forma razoavelmente rápida, mas não sem uma boa experiência em internet marketing, então se você nem sabe o que é isso, então é melhor procurar outra oportunidade!

Agora, não vou negar que a maioria das oportunidades para ganhar dinheiro pela internet envolvem, de uma forma ou de outra, habilidades para a criação de conteúdo (escrever bons artigos, por assim dizer), então falaremos agora um pouco sobre como você pode ganhar dinheiro escrevendo artigos (e como encontrar boas oportunidades para tal).

[Pausa, vou preparar mais uma xícara de café, volto já… Pronto, voltei!]

Ganhar dinheiro escrevendo artigos

Quem começa no mundo dos negócios online sabe que até sua loja virtual ou blog atingir a maturidade e ganhar um bom dinheiro pode tomar tempo e, até lá, você pode desejar procurar uma atividade extra para um ganho mais rápido, talvez escrevendo para terceiros. Ou então você nem mesmo queira ter um blog ou loja virtual, preferindo atuar somente como escritor de conteúdo para terceiros como uma forma de ter sua renda extra – Jeniffer mesmo escreve para vários blogs, inclusive o nosso!

E quando o assunto é pagamento por serviços de terceiros na elaboração de conteúdo, os websites dividem-se em duas opções: por meio de algum valor fixo acertado com cada escritor ou a partir de um percentual do que aqueles artigos faturem (geralmente por meio de exibição de publicidades). Se você está querendo um jeito de ganhar dinheiro mais rápido, então a primeira opção pode parecer-lhe melhor, já que a segunda só é interessante para quem já possui bastante experiência nisso, pois os ganhos estarão atrelados ao desempenho de seu conteúdo. Se você é “marinheiro de primeira viagem”, não pense duas vezes e procure websites que trabalhem com a primeira opção.

E qual será o valor a ser pago por cada um dos seus artigos? Bem, enquanto que alguns websites podem pagar-lhe tão pouco quanto R$ 2,50, outros pagam valores bem mais generosos, como R$ 10,00. Mas o preço somente não é uma boa medida de qual website está pagando melhor, pois aqueles valores estarão condicionados à qualidade do texto produzido, extensão do mesmo, se já se encontra otimizado para motores de busca, etc. Sendo assim, dizer que receber somente R$ 2,50 por um artigo simples e fácil de escrever é pior que receber R$ 10,00 por um artigo que tome cinco vezes mais tempo não está correto.

Então a dica que dou aqui é que você precisa analisar você mesmo cada uma das oportunidades, inclusive trabalhando em cada uma delas antes de dizer qual é a melhor opção para você. Em outras palavras, agarre várias oportunidades, mensure o tempo gasto em cada uma delas e qual foi o retorno financeiro e, de forma educada, encerre as menos lucrativas (após concluir o trabalho, claro), buscando aumentar a frequência daquelas mais lucrativas.

E é provável que você esteja se perguntando: mas e quanto àquelas oportunidades para ganhar um percentual da receita de meus artigos? Elas não são melhores a longo prazo? Sim e não. Para que elas ganhem mais a longo prazo, é necessário que haja um bom trabalho de marketing por trás daqueles artigos. Se o proprietário daquele website fizer isso, ótimo, caso contrário, então você precisará fazer isso ou acabará não ganhando nada! Então eu só recomendo essa tática se você estiver interessado em aprender sobre otimização de conteúdo e SEO, ou então estará somente desperdiçando seu tempo!

Há outras opções para ganhar dinheiro?

Como já disse anteriormente (e não me canso de repetir), dependerá de suas habilidades.

Para quem gosta da área de tecnologias da informação, há vários tipos de tarefas que podemos executar para ajudar terceiros, desde a criação de conteúdo para websites (como falamos anteriormente) ao desenvolvimento de aplicativos para Android – dependerá, portanto, de sua experiência e tempo disponível. E se você pretende não somente ganhar dinheiro agora com isso, mas também criar um meio sólido para ganhar dinheiro com pequenos trabalhos nos fins de semana ou part-time, então é bom você realmente estudar e entender o que seus potenciais clientes podem querer!

Eu mesmo, como profissional da área de jogos e Web, percebo que a “nova febre” é realmente o desenvolvimento para a plataforma Android, principalmente porque não somente smartphones mas também tablets executam o mesmo. Você tem bons conhecimentos em programação mas não sabe programar para essa plataforma? Então não perca tempo, procure um curso online sobre isso, faça-o e deixe seu currículo muito mais interessante! (Eu mesmo pretendo aprender HTML5 e outras coisas no ano que vem, pois estou ficando bastante enferrujado para a minha área!)

Sinceramente? Gaste um pouco do seu tempo em um website como o fiverr.com, verificando se há pessoas ganhando um bom dinheiro por lá fazendo algo que você saiba. Se sim, então você possui uma mina de ouro escondida em casa e ainda não sabia! 🙂

Agora, vamos falar sobre algumas formas de NÃO ganhar dinheiro… Repetindo, são formas de NÃO ganhar dinheiro, então afaste-se delas!

Ganhar renda extra envelopando

Resumidamente, isso é SCAM, isto é, uma fraude online, inserida dentro de promessas milagrosas de pouco trabalho e muito dinheiro. Se isso fosse verdade, eu estaria agora mesmo selando centenas de envelopes por dia!

E o pior é que muitas vezes recebemos ofertas duvidosas de pessoas em quem confiamos, provavelmente porque elas mesmas não sabem do que se tratam ou caíram no golpe e agora estão tentando livrar-se do prejuízo.

O truque do “ganhar dinheiro envelopando”

É simples: você recebe um e-mail ou visita um website onde golpistas fazem promessas de renda extra para que as pessoas façam um serviço banal, que você pode fazer em qualquer horário vago. Primeiro, convencem-no de que você precisa pagar uma taxa para saber mais. Depois que você paga tal taxa, fica sabendo que precisa pagar mais ainda. Aí, se você pagar mais ainda, descobre que “tudo o que você precisa fazer” é enganar outros, digo, convidar outras pessoas para também ganharem dinheiro “envelopando”. Ridículo…

Em um sistema que analisamos, inicialmente é cobrada uma taxa de R$30,00 (pela apostila) mais tarde outros R$99,00 pelo ingresso no programa e, por fim, outros R$80,00. Você esperava ganhar dinheiro, mas tudo o que fez foi gastar R$ 209,00 para então descobrir que a única forma de ganhar dinheiro é convencendo outras pessoas a lhe darem seu dinheiro, da mesma forma que você acabou de fazer. 🙁

Algum trabalho honesto é feito dessa maneira? Você entra achando que é uma coisa e termina fazendo outra, além de não ter o retorno financeiro que imaginava.

Qualquer pessoa que é chamada a uma entrevista de emprego, recebe toda a informação sobre o que vai fazer, quanto vai ganhar, entre outros detalhes, então a pessoa decide se vai ou não, concorda? Além do mais: Todo esse processo é feito sem o pagamento de nenhum valor.

Como fugir dos vigaristas

Não é muito difícil. Geralmente eles lhe prometem coisas fantásticas, muito dinheiro sem precisa de conhecimentos prévios e que pouco esforço. Enfim, prometem ganhos incompatíveis com o trabalho a ser realizado.

Além disso, para mandarem o material que você vai precisar para trabalhar, são cobradas taxas: tenha atenção, pois quando começamos a trabalhar em uma empresa, seja na área que for, não nos cobram nada pelo material de trabalho. Quando abri oportunidade aqui para tradução de artigos e para escrita de artigos, não cobrei taxa alguma, mas nessas “oportunidades de ouro” você precisará pagar primeiro para só depois saber o que terá que fazer!

Importantíssimo: Jamais acredite em promessas de muito dinheiro por pouco trabalho, isso não existe. Obviamente que existem trabalhos que podem ser feitos pela Internet, em sua própria casa, mas TODOS eles vão exigir esforço de você e não vão lhe enriquecer de um dia para o outro.

E dinheiro com cliques, dá para ganhar?

Dá. Dá para ganhar uma martelada na testa e, se desejar, um “tapa no pé da orelha” sai por conta da casa. 😀

Vamos ser sinceros… Isso já existe há muuuuuitos anos. Eu mesmo já tentei no início de minha graduação (2001), só para descobrir que não servia para nada. Aí quando comecei esse blog (2009), decidi realizar um “experimento mais controlado” a fim de verificar estatisticamente as possibilidades de retorno a médio e longo prazo – e são ridículas, não vale a pena desperdiçar seu tempo!

Bem, mas vamos pensar um pouco em como tais sites PTC (paid to click) funcionam…

Se você for um “free user“, isto é, um usuário que não pagou para se tornar VIP, um sistema desses geralmente lhe apresenta 6 a 10 publicidades diariamente e promete pagar-lhe USD 0.01 por cada visualização – o que dá um total de USD 0.06 a USD 0.10 por dia. Após uma semana nesse ritmo (isto é, visitando e clicando todo dia), teríamos então de USD 0.42 a USD 0.70. Em um mês (considerando aqui 30 dias), “já” são USD 1.80 a USD 3.00. Bem, muito pouco se você estiver pensando nisso como uma renda extra. E qual é o payout, isto é, o valor mínimo a ser acumulado para que um pagamento seja realizado? Geralmente USD 25.00 (muitos websites agora oferecem payouts menores, mas muitos deles são fraudulentos, não irão pagar nada a você), o que significa que demorará de 9 a 14 meses para acumular o valor total para payout! E isto se eles continuarem a oferecer-lhe publicidades diariamente naquele ritmo – já vi alguns que, quanto mais você ganha, menos publicidades eles lhe exibem, numa tentativa de obrigá-lo a tornar-se um “VIP user“.

Geralmente esses websites prometem recompensar-lhe bem melhor caso se torne um membro VIP. O problema é que, em alguns deles, para se tornar VIP por um mês, você precisará pagar cerca de USD 5.00. Já pode imaginar que, mesmo dobrando o valor pago por visualização e o número de publicidades diárias, ainda teremos um valor mensal baixo – de USD 7.20 a USD 12.00. Novamente, isso se os números se mantiverem constantes! E como sempre, desconfie de qualquer oportunidade que, para ganhar dinheiro, você precise pagar!

Certo, mas após tanta explicação, você deve estar confuso, então aqui vai uma checklist para você começar a ganhar dinheiro e parar de reclamar…

Passos para ganhar dinheiro

  • Organize seu espaço de trabalho em casa. Você precisará, no mínimo, de um computador com acesso à Internet, uma mesa e uma boa cadeira!
  • Escreva em uma folha de papel quais são as habilidades que você já possui e aquelas que você gostaria de desenvolver;
  • Procure em websites de freelancers (como o fiverr.com ou outros em português) quais são os tipos de serviços mais solicitados que são compatíveis com as habilidades que você já possui ou que deseja possuir;
  • Faça um levantamento a respeito daquilo que você precisa aprender para estar apto a atender aquela demanda;
  • Tenha seu próprio espaço na Internet para divulgar seus serviços (o melhor é ter seu próprio nome de domínio e hospedagem própria, mas pode ser também em alguma plataforma de blog gratuito como o blogger.com ou o wordpress.com );
  • Periodicamente, publique conteúdo em seu blog/website com informações relevantes para o seu nicho de atuação, tal que outros possam vê-lo como alguém realmente experiente nisso!
  • Divulgue seus serviços em redes sociais, blogs de terceiros, plataformas de blogs, websites de freelancers, etc. Não precisa virar um spammer, mas é importante que potenciais clientes conheçam seu trabalho!
  • Se uma forma de ganhar dinheiro não está funcionando, não a abandone por completo, mas talvez seja interessante você começar a tentar uma segunda alternativa e, com o tempo, avaliar qual está lhe trazendo melhor retorno!
  • Esteja sempre aprendendo mais! Não pense que, em algum momento, você já saberá tudo o que precisa saber. É importante atualizar-se quanto ao que anda acontecendo em sua área de atuação, principalmente sobre ferramentas e técnicas, ao menos duas vezes por mês;
  • Por outro lado, cuidado com a “overdose de informação”, quando você recebe tantas informações distintas que não sabe mais o que fazer! Quando isso acontecer, pare de ler todo tipo de coisa que lhe enviam e pergunte a si mesmo “Esse tipo de informação é realmente útil para mim? Ela vem de uma fonte realmente confiável? Como posso ter certeza de que ela é realmente válida?”;
  • Analise bem as várias oportunidades para ganhar dinheiro, mas uma vez que escolher uma delas, é melhor dedicar-se ao máximo, pois ficar “pulando de galho em galho” não o ajudará a ganhar dinheiro algum!
  • E pare de reclamar e faça alguma coisa! Se você já conseguiu ler este artigo inteirinho, parabéns, pois ele possui cerca de 4.500 palavras, o que demonstra vontade de sua parte, agora você precisa começar a se mexer e fazer algo de verdade, caso contrário, vai ficar sempre “se preparando” e nunca fará nada! Comece agora mesmo!

Ufa! Espero que o recado esteja dado e que todos o tenham entendido. Claro, há muitas outras formas, mas como disse, preferi ater-me àquelas que, acredito eu, estão mais acessíveis a todos (inclusive alertando quanto a alguns perigos). Agora é por sua conta, afinal de contas, não importa o quanto você leia, se nada fizer, de nada adiantou no final!

E, agora sim, é hora de ganhar dinheiro e parar de reclamar! Vamos, mexa-se!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print