Importância da dedicação na hora de trabalhar em casa

Muitas pessoas sempre dizem quão fácil seria a vida se elas pudessem trabalhar em casa, mas o que aquelas pessoas não sabem é que isso não é realmente tão fácil assim. Você realmente tem que trabalhar duas vezes mais quando você está trabalhando em casa do que se estivesse em um escritório, principalmente porque é muito fácil perder o foco e desviar a atenção de suas atividades.

Este artigo busca apresentar-lhe a importância da dedicação na hora de trabalhar em casa a fim de tornar-se realmente um sucesso!

A grande diferença entre um home office e um escritório fora de sua casa

Simples: as interrupções. Quando em casa, se você possui marido/esposa e filho(s), é muito fácil haver inúmeras interrupções quando trabalhando em um home office – e isso comprometerá criticamente a sua dedicação ao trabalho.

Seu filho, esposa/marido ou qualquer outra pessoa que more com você pode interromper-lhe inúmeras vezes suas atividades profissionais com assuntos desnecessários ou que deveriam esperar até o momento certo. Um programa de TV engraçado pode parecer legal para quem está em casa somente assistindo TV, mas a partir do momento em que alguém interrompe o seu trabalho para mostrar-lhe o que está passando no programa, você estará com sérios problemas.

Bem, é nessa hora que você deve se preparar para tomar as rédeas e, assim, combater alguns desses problemas…

Evite distrações!

Este é o primeiro grande passo que você pode tomar – e confie em mim, não será nada fácil. Evite que qualquer coisa do mundo “não-trabalho” atrapalhe o seu mundo “trabalho” durante o horário do trabalho. De forma similar, evite que o trabalho atrapalhe seu cotidiano com sua família nos momentos em que não está trabalhando.

Isso tudo pode ser difícil no início, mas com o tempo você – e sua família – irá acostumar-se. A hora do trabalho deve ser um momento para trabalhar, independente de você estar em um escritório em um prédio comercial barulhento e de trânsito intenso ou em um home office aconchegante.

Configure bem o seu ambiente de trabalho

Tudo o que você precisa para o seu trabalho deveria estar lá, em seu home office. Durante o seu trabalho, você não deveria precisar sair do seu escritório e perambular pela casa por nada que seja inerente ao trabalho – você sairá para beber água ou ir ao banheiro, por exemplo, mas não deveria precisar sair para buscar um relatório em outra parte da casa ou para imprimir documentos.

É provável que, no início, você precise sair para buscar algo pela casa. Toda vez que fizer isso, tome nota a respeito de que materiais ou equipamentos você necessitou e, se possível, compre outro e deixe em seu escritório, somente para uso profissional. Isso evitará que você precise sair de lá.

Mantenha um horário de trabalho

Apesar da possibilidade de trabalhar em casa em qualquer horário do dia ser um grande atrativo, você perceberá que será muito mais produtivo se mantiver horários fixos para o trabalho em sua casa.

O horário varia de pessoa para pessoa: algumas são muito mais produtivas pelas madrugadas, enquanto outras preferem trabalhar pela manhã ou tarde. Isso dependerá de você e pode ser adaptado aos poucos, com o tempo.

Dedicação total é uma obrigação

Não importa se você atua como autônomo ou se é um empregado e conseguiu uma permissão no emprego para trabalhar em casa, dedicar-se completamente ao seu trabalho é uma obrigação sua, enquanto desempenha suas atividades.

E se você ainda tiver dúvidas quanto a isso, deveria perguntar-se se está realmente apto a trabalhar em casa!

Enfim…

Trabalhar em casa pode ser muito recompensador, mas também pode apresentar muitas armadilhas com as quais você precisa tomar cuidado, se realmente deseja tornar-se um sucesso profissionalmente. Dedicação total é sua obrigação e por meio das dicas aqui apresentadas deverá ser mais fácil conseguir isso em seu ambiente de trabalho.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print