Independência Financeira, aqui vamos nós! [podcast]

Olá amigos e leitores do Clube do Dinheiro, estamos de volta com mais um podcast, desta vez respondendo ao comentário de um de nossos leitores que deseja buscar a independência financeira ou ao menos uma boa estabilidade em sua vida. Nosso amigo escreveu o seguinte:

Olá Christiano, tudo bem?
Em primeiro lugar, gostaria de agradecer pelo trabalho que faz aqui no Clube do Dinheiro, ajudando tantas pessoas.
Sou casado e tenho um filho de um ano e meio de idade e gostaria de algumas dicas, pois minha vida financeira anda muito bagunçada.
Durante alguns meses estive desempregado, mas agora estou trabalhando novamente. Minha esposa também trabalha, mas como ambos temos somente o ensino médio concluído, nossa renda mensal acaba por não ser muito alta, o que não nos permite ter uma maior liberdade.
Tenho cursos na área de informática básica, manutenção de computadores e redes (básico).
Interesso-me pelos assuntos deste blog, tanto que já li “Pai Rico, Pai Pobre” e “Os Segredos da Mente Milionária, que são ótimos livros, por sinal.
Tenho 24 anos e pretendo cursar uma faculdade em breve.
Gostaria muito de seus conselhos o quanto antes, pois preciso fazer meu planejamento para começar a investir (pequeno claro, poupança ou algo assim) e começar a progredir rumo a minha indepedência financeira que com seu auxilio será ainda mais rápido.

Fico grato pela apreciação feita ao nosso blog e agora vamos, sem mais demora, falar sobre dois pontos essenciais (formação educacional e planejamento financeiro) a fim de que possa atingir seus objetivos de forma segura e tão breve quanto possível, ok?

(Se preferir, dirija-se ao final deste artigo, onde encontrará o player para ouvir minha resposta em áudio!)

Formação educacional

O primeiro ponto-chave a se discutir é a respeito de cursar a faculdade em breve. Essa é uma excelente ideia, pois um curso superior representa um bom diferencial no mercado, mas leve em consideração se o tempo e recursos financeiros são suficientes para tal.

Sim, pois uma coisa bastante frustrante é quando optamos por um curso universitário, matriculamo-nos em alguma universidade particular, começamos a frequentar e, após alguns meses, percebemos que não poderemos continuar, seja pelo tempo, seja pelo dinheiro. Sendo assim, analise os gastos e o tempo disponível antes de entrar nessa empreitada.

Lembre-se que há universidades públicas e, além disso, programas governamentais que oferecem bolsas (inclusive integrais) para alunos de universidades particulares que não tenham boas condições financeiras.

Um segundo ponto a abordar aqui é a Educação Financeira e Profissional. Por agora, dois são os principais passos que você deverá executar a fim de melhorar sua vida financeira e profissional:

  • Primeiro, aprenda bem tudo sobre controle de orçamento dométicos, evitar desperdícios e consumo consciente (evitar compras desnecessárias ou trocá-las por outras em melhores condições de custo x benefício é essencial);
  • Segundo, comece a aprender um pouco mais sobre assuntos como técnicas de vendas, como atender melhor o cliente, marketing (online e offline) e como se tornar um profissional de sucesso.

Aliás, por falar em profissional de sucesso, algum tempo atrás escrevi um artigo chamado Dez características do profissional de sucesso, o qual foi publicado no Giga Mundo, acredito que sua leitura pode ser-lhe interessante!

Planejamento Financeiro

Se você já tiver lido vários dos nossos artigos, deve saber que o tripé para o sucesso financeiro é “ganhar mais, gastar menos  e investir melhor”.

O primeiro passo que você poderá dar é quanto ao “gastar menos”. Comece pelo orçamento doméstico, empregue meios para conhecer a evolução real de seus gastos – você pode adotar a técnica “caixa de sapatos”, por exemplo (para mais informações sobre essa técnica simples e eficiente para controle de orçamento doméstico, verifique o podcast, por favor).

Já o segundo passo será a formação de uma caderneta de poupança (o “investir melhor” na prática). Muitas pessoas criticam tal decisão, acham que eu deveria aconselhar compra e venda de ações, fundos de investimentos, etc. Entretanto lembrem-se que o papel da caderneta de poupança aqui é a formação de uma reserva financeira que possa ajudá-los em caso de acontecimentos inesperados. Quando tivermos uma reserva financeira razoável, começaremos a pensar e investir em outros tipos de ativos, ok?

E o terceiro passo, aquele que tem como objetivo o “ganhar mais”, é a discussão sobre a possível formação de um negócio.

No podcast, falo bastante a respeito das vantagens e desvantagens de iniciar um negócio, principalmente um negócio online, na web. Inclusive ofereci o apoio do Clube do Dinheiro para ajudá-lo com alguma consultoria em seus primeiros passos, caso tenha o interesse, ok? 🙂

Resumindo…

Você tem duas opções:

  • Você pode torcer o nariz, dizer “isso tudo não vai dar certo” e preferir ficar sentado no sofá, assistindo TV ereclamando que a vida nunca melhora;
  • Você pode escolher “fazer acontecer” e não ficar mais esperando.

Um aviso: nessa longa jornada rumo à liberdade financeira, temos muitas pedras pela frente e poucas pessoas nos motivam, nos parabenizam pelo que conseguimos. A maioria estará sempre ali tentando nos desestimular, querendo que “façamos como elas”, ou seja, que desistamos e fiquemos a lamentar a “má sorte” que temos.

Se você acompanhar bem meus artigos, perceberá que não acredito em “má sorte”, acredito em oportunidades desperdiçadas. E antes de decidir entre mudar sua atitude ou “ficar na mesma” como a maioria faz, lembre-se que se a maioria da população estivesse certa, a maioria seria rica, ou como você deve ter lido em Os Segredos da Mente Milionária: não há nada mais louco do que continuar fazendo as mesmas coisas e esperar resultados diferentes.

Abaixo, finalmente o podcast deste artigo (são 23 minutos 🙂 ):

Bem, espero que o recado esteja dado, e então, pronto para o desafio de mudar sua vida financeira por meio de suas próprias mãos?

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

2 comments

  1. admin says:

    Pessoal, só um “detalhezinho” que eu esqueci de comentar: comecei a elaboração do podcast e do artigo bem cedo, acredito que por volta das 21:15 e só terminei agora, às 00:50! Poutz, estou realmente exausto, agora eu tenho que ir dormir, boa noite a todos e espero que tenham gostado!

  2. Doug says:

    O Podcast é intenrrompido aos 19 min 😀

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print