Internet Marketing – você já tem sua própria estratégia?

Você pode estar pensando “mas eu só quero trabalhar em casa, realmente preciso de uma estratégia de Internet Marketing?” e a resposta é… sim e muito! Você pode estar a trabalhar em casa, mas ainda precisa estar visível, apresentando os seus produtos e serviços.

Internet Marketing nada mais é que um conjunto de ferramentas e métodos que podem ser empregadas no favorecimento de uma marca, produto ou serviço junto a um possível público-alvo utilizando-se para tal da Internet. Em outras palavras, trata-se das práticas de marketing empregadas por meio da web!

Se você já possui alguns clientes e encontra-se satisfeito com os resultados atuais, pode até achar desnecessário isso, mas o que aconteceria caso um ou mesmo todos os atuais clientes o abandonassem? E se estivesse a lançar um novo produto ou serviço hoje, como conseguiria alcançar o seu público-alvo?

Viu só? A tarefa pode não ser das mais fáceis. Há inúmeras estratégias de Internet Marketing, mas destacaremos aqui as três que mais são aplicadas atualmente: o Search Engine Marketing, o Email Marketing e o Social Marketing.

O Search Engine Marketing, como o próprio nome diz, leva em consideração esforços de marketing com o intuito de posicionar-se bem nos motores de busca e, assim, conseguir visitantes por meio dos mesmos. Aqui, otimização de conteúdo para palavras-chave, técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e article marketing são algumas das expressões de ordem.

O Email Marketing busca a construção de uma grande lista de emails de pessoas interessadas em seus serviços que podem ser facilmente contatadas por e-mail. Aqui, geralmente precisamos construir squeeze pages com apresentações em vídeo ou conteúdo textual e oferecer algum benefício em troca da subscrição daquela pessoa.

O Social Marketing trabalha com as redes sociais, isto é, com suas redes de amigos e contatos em websites como o Twitter, Facebook, Orkut, etc. Há várias ferramentas (algumas gratuitas, outras pagas) que podem ajudá-lo aqui, mas o principal a lembrar é que deve evitar certas práticas abusivas que podem levá-lo a ser taxado como spammer. Desenvolver um bom relacionamento com os seus amigos e seguidores aqui pode favorecê-lo, inclusive melhorando o caráter viral que tal estratégia pode ter.

Você não é obrigado a adotar somente uma estratégia, na verdade, o melhor a ser feito é uma combinação de todas elas, empregando mais esforços aonde possa ter melhores resultados. Além disso, não esqueça da importância de ter seu próprio website, onde poderá apresentar os seus produtos ou serviços.

Sei que este artigo está enxuto demais para um assunto tão vasto quanto este, mas o meu objetivo foi realmente o de fazer uma introdução, uma primeira abordagem. Agora, você pode seguir estudando cada um dos termos aqui apresentados e seus estudos deveriam ser suficientes para que possa ter bons resultados em sua estratégia de Internet Marketing. 😉

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print