Investimentos inteligentes

Atualmente, o nosso país conta com uma economia em fase de expansão e, mesmo com a iminência de uma nova crise, devido à instabilidade da economia internacional (e de nossa própria economia), ainda conta com uma gama muito diversificada de bons investimentos.

Ganhar dinheiro não é uma tarefa das mais simples, mas não é impossível para quem se esforça e investe com determinação. Qualquer pessoa que seja antenada, atualizada e bem informada tem condições de começar a investir, seja em imóveis, ações ou até mesmo montar seu próprio negócio. Mas, ainda assim, muita gente fica insegura quando pensa em começar a investir e muitas vezes essa insegurança é causada justamente pelo excesso de informação, que confunde e muitas vezes assusta a pessoa que pretende investir.

A sensação que a pessoa tem, frente a tanta informação é que ela está sempre a um passo atrás, desatualizada. O que falta, hoje em dia, são pessoas com a capacidade de filtrar as melhores informações e descartar o que não tem utilidade para a vida real de um bom investidor.

Para investir de forma inteligente, você precisa estudar e ir em busca de investimentos que tenham um bom rendimento, que entenda a importância da especulação, mas lembrando sempre que uma rentabilidade média acaba sendo bem melhor do que uma rentabilidade maior, porém com risco muito alto. O investimento inteligente é o que lhe traz satisfação, mas que não toma muito do seu tempo, não compromete sua renda e nem a qualidade de vida da sua família.

Para lhe ajudar nessa tarefa, recomendamos a leitura do livro “Investimentos Inteligentes”, de Gustavo Cerbasi, da editora Thomas Nelson Brasil. É um tipo de livro voltado para quem ainda está no começo e quer investir de forma inteligente. A leitura desse livro é bastante agradável, bem simples, com uma linguagem acessível. Indicamos a leitura desse livro especialmente para aqueles que não têm formação na área de economia ou administração, mas que querem ganhar dinheiro com seus investimentos.

Na primeira parte do livro, o autor responde as dúvidas de seus leitores sobre os mais diversos tipos de investimentos. Ao longo do livro, temas recorrentes, como previdência privada, fundos de renda fixa, poupança e compra de imóveis como investimento também são abordados de forma clara e concisa.

Nessa etapa, de curiosidade e vontade de apostar no mercado, é importante que você pesquise, estude e aprenda como funciona o mundo dos investimentos. A insegurança nessa etapa é algo absolutamente comum. Tentar, acertar e errar é um processo normal e é o que vai lhe conferir experiência e destreza na hora de investir.

Mas, como investir de forma inteligente em tempos de crise?

Tesouro Direto

Uma forma de se proteger dos prejuízos da inflação é adquirindo títulos do tesouro direto que sejam vinculados ao IPCA. Esse tipo de investimento trabalha com uma taxa de 6,5% ao ano, somado à variação do IPCA no período da aplicação.

Mas qual será o rendimento dessa aplicação? A resposta é simples: é a própria taxa do título, de 6,5%, independente da porcentagem da inflação acumulada no período investido.

Investimento em Imóveis

Os fundos imobiliários são baseados em investimentos divididos em cotas, nas quais as pessoas envolvidas fazem a compra e posterior locação dos imóveis, obtendo seu rendimento mensal através dos alugueis. Lembrando que um percentual desse rendimento será dividido entre os investidores.

Ouro

É uma excelente alternativa para quem quer/precisa fugir das perdas ocasionadas pela alta da inflação. O preço do Ouro costuma subir muito nesta fase de incerteza da economia. Quando a demanda de papel moeda fica maior, a busca pelo metal segue a mesma tendência.

No ano passado, a maioria dos governos emitiu bastante papel moeda, para atenuar os efeitos da crise inflacionária de 2008, o que conferiu ao ouro o status de melhor investimento do ano, com uma valorização de 30%.

Então, amigo leitor, o que você está esperando para começar a investir? Mãos à obra!

Por Danielle Batista

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print