Marketing de relacionamento

Muitos podem não dar a devida importância para o marketing de relacionamento, mas a venda de produtos no mercado atual deixou de ser uma simples ação de oferta e procura para se tornar um processo complexo que deve ser cuidado até depois que o produto é entregue para garantir a volta do cliente e sua fidelização para futuras e contínuas compras sendo que para isso uma ação essencial: é o chamado marketing de relacionamento.

O relacionamento no ramo do marketing consiste no conjunto de atividades que levam à obtenção de clientes fiéis que retornam de forma constante para novas compras pois o local de vendas atende aos seus desejos e necessidades de compras.

Dentro desta visão, o marketing de relacionamento consiste na busca por construir uma sólida estrutura de relacionamento com os clientes permitindo assim uma maior integração dos mesmos com a empresa gerando com isso mais lucros.

Este tipo de ação conhecido como pós-marketing leva o empresário a se colocar no lugar do cliente verificando todos os aspectos relacionados com o seu sentimento e os principais focos de desejo dos mais essenciais àqueles mais supérfluos.

Características do marketing de relacionamento

De forma geral, o marketing de relacionamentos possui uma série de características que precisam ser consideradas como as que vamos abordar a seguir:

  • Personalização: as ações de contato e venda com os clientes devem ser direcionadas para ele de maneira be, personalizadas por meio de mensagens enviadas diretamente para ele de acordo com suas preferências, opiniões e gostos.
  • Registro: é importante para um bom marketing de relacionamento ter os dados, características, preferências e as últimas interações com os clientes registradas pois isto servirá de base para ações futuras com o objetivo de firmar um bom relacionamento.
  • Negócio com orientação para o cliente: neste tipo de atuação é preciso oferecer os produtos chamados consumer managers que são centrados no consumidor e necessidades.
  • Interatividade: esta é uma característica essencial do marketing de relacionamento porque para que o mesmo seja feito de forma melhor e mais efetiva é preciso haver uma boa interação com o cliente que toma a iniciativa quando deseja sem ser forçado.
  • Receptividade: é importante que os empreendedores possuam empresas mais receptivas com a possibilidade de escutar mais deixando o cliente livre para decidir se quer ou não uma comunicação e relacionamento mais estrito com um determinado serviço ou empreendimento.

Como usar o marketing de relacionamento

O uso do marketing de relacionamento deve ser feito, de acordo com especialistas na área, seguindo o chamado ciclo do relacionamento que consiste em CAPTAR – RETER – FIDELIZAR – MANTER.

Este ciclo começa com a ação de Captar o cliente através de ações gerais do marketing com boa propaganda, ambiente adequado e condições interessantes para os consumidores de maneira geral.

Depois é necessário Reter os clientes obtidos na primeira etapa que é conseguido somente por meio de uma venda feita de forma bem eficiente com bom humor de quem atende, bons preços, condições de pagamento adequadas e um produto com qualidade para o cliente usando da capacidade de persuasão de seus funcionários.

Em seguida é preciso executar as duas últimas e mais complexas ações do marketing de relacionamento que consiste em fidelizar e manter os clientes sendo que isto pode ser obtido somente por meio de um pós-venda bem feito.

Para isso é necessário que sejam usadas algumas estratégias deste tipo de marketing como um acompanhamento constante dos clientes, contatos permanentes para que o cliente não esqueça de sua marca e o atendimento de suas necessidades específicas.

Com isso, é possível obter um cliente satisfeito, fiel e constante sendo com isso o principal divulgador do seu negócio criando, com isso, uma verdadeira rede que a partir do relacionamento adequado com os clientes permite um bom crescimento de seu negócio.

Desta forma, o marketing de relacionamento deve ser usado de forma constante desde o início de um negócio abrangendo a adequação aos clientes de forma personalizada desde o momento da compra de produtos até a pós-venda sendo que o seu sucesso irá depender de uma mudança de concepção vendo os clientes como aqueles com os quais é preciso possuir uma relação próxima para garantir fidelidade e aquisições constantes.

E você, usa esta estratégia em sua empresa e sabe como isto é importante?

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *