Marketing Digital nos pequenos negócios

Você conhece o Marketing Digital? Sabe qual a sua importância para os pequenos negócios? Talvez até saiba, mas ainda não sabe como aplicar em seu negócio? Então está no lugar certo, pois iremos falar agora justamente sobre isso, sobre o Marketing Digital nos pequenos negócios.

Marketing Digital nada mais é que a aplicação dos diversos conceitos e princípios de Marketing por meio do computador, ou para ser mais específico, por meio da Internet.

A Internet desempenha atualmente um papel muito forte em nossa sociedade: é por meio dela que nos comunicamos, divertimos, compramos, estudamos e até mesmo trabalhamos! Desta forma, começou a crescer como um canal de comunicação de fácil acesso aos clientes, por vezes até mais interessante do que a comunicação por meio da televisão ou do rádio!

Todos concordam com isso, mas infelizmente ainda há empresas bastante limitadas quanto ao uso desse novo canal de comunicação com o cliente, perdendo assim uma grande oportunidade. Com o tempo, essas empresas perceberão tal necessidade e buscarão utilizar-se da Internet em suas estratégias de Marketing também, entretanto os primeiros sempre levam vantagem sobre os últimos. Você vai deixar que isso aconteça com o seu empreendimento também?

Quatro são os pilares do Marketing: produto, preço, praça (distribuição) e promoção (comunicação). Esses elementos, também conhecidos como os quatro P’s do Marketing ou componentes do Marketing Mix, também são importantes em qualquer estratégia de Marketing Digital e não devem ser desconsiderados.

No Marketing Digital, há várias estratégias possíveis para a comunicação com o cliente, dentre elas:

  • Email marketing – prática que consiste em desenvolver uma lista de emails de pessoas interessadas (e que voluntariamente optaram por fazer parte da lista!) e enviar-lhes mensagens (publicitárias ou não) de seu interesse de forma periódica ou esporádica;
  • Article marketing – prática de publicação de artigos em blogs, sites informativos ou diretórios de artigos, visando chegar até o seu público-alvo por meio deles ou por meio de uma melhoria do posicionamento do seu negócio nos motores de busca;
  • Search engine marketing – prática que visa melhorar o posicionamento de seu negócio em motores de busca focando palavras-chave relacionadas ao seu nicho. Pode-se utilizar do article marketing bem como de diversas outras técnicas de SEO;
  • Buzz marketing – também conhecido como marketing viral, trata-se do emprego de estratégias que levem o próprio consumidor a falar sobre o seu negócio para outras pessoas e estas para outras, espalhando-se da mesma forma que um vírus.

E estas são somente algumas das estratégias que podem ser aplicadas no Marketing Digital nos pequenos negócios. Obviamente, devido à diversidade de fatores, técnicas e estratégias envolvidas, é interessante que a empresa busque um profissional da área de Marketing habilitado.

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *