Marketing Estratégico

O Marketing Estratégico faz parte do Plano de Marketing, pois é nesta parte em que as estratégias devem ser montadas. E esta parte está totalmente ligada ao Marketing Mix, já que praticar o Marketing Estratégico é cuidar de cada item dos 4 P’s de maneira a turbinar o seu negócio. Para isso, vale a pena seguir algumas dicas.

Vale lembrar que o Marketing Estratégico deve ser feito depois de já conhecer todos os itens importantes para sua empresa (produto, preço, praça e promoção) para poder definir as melhores estratégias para o negócio, pois de nada adianta “atirar para todos os lados” sem conhecer ao certo o seu negócio e saber aonde quer chegar.

1 – Marketing Estratégico para seu produto

As estratégias do Marketing Estratégico para seu produto vai depender do estágio em que o mesmo está e do que deseja fazer com ele. Por exemplo, um produto em fase de lançamento exige estratégias de pesquisa de mercado, enquanto que um que está em fase de crescimento deve ver formas de criar a fidelização dos clientes.

Indo um pouco além do ciclo de vida do produto, se você quiser, pode ampliar o mix de produtos, se achar que os seus consumidores desejam coisas diferentes. Dá ainda para aperfeiçoar um que já existe, mudar a embalagem, etc.

2 – Marketing Estratégico para seu preço

As estratégias de marketing relacionadas ao preço do produto ou serviço devem estar de acordo com o posicionamento estratégico da empresa, ou seja, se você trabalha com preços baixos para vender mais (estratégia de custo), não poderá começar a vender a preços altos de uma hora para outra, como quando vende pouco diferenciado.

Estratégias para lançamentos de produtos também podem funcionar de acordo com o seu segmento, então estude se é bom vender tudo a preço baixo na inauguração ou se o melhor é personalizar o produto e deixar tudo mais caro.

Nesta parte entram promoções como meia entrada em cinemas, liquidações de verão ou inverno, etc. Tudo vai depender mesmo do seu produto

3 – Marketing Estratégico para seu ponto (praça)

Deixar seus produtos e serviços ao alcance dos clientes é essencial, já que de nada adianta ter uma estratégia boa para o produto e um preço adequado se não tiver disponibilidade.

As estratégias englobam desde a compra com fornecedores, onde é possível optar por um único fornecedor para conseguir mais descontos ou em vários para garantir o menor preço, até na distribuição do seu produto, que pode ser feita diretamente para o consumidor ou através de representantes, varejistas, etc.

Traçar boas estratégias para o seu ponto garante que as demais estratégias tenham resultado.

4 – Marketing Estratégico para sua promoção

Por fim, e a propaganda é a alma do negócio, investir em estratégias para a promoção também é necessário. A própria venda pessoal já entra nesta parte e treinamentos adequados aos vendedores, por menores que pareçam, são uma forma de promover seu produto através de pessoas que realmente o conheçam e sejam capazes de vendê-lo.

Depois, ainda há opções para propaganda, publicidade gratuita, patrocínios, programas de fidelização e até mesmo as redes sociais, que atualmente representam uma ótima forma de divulgar o seu produto através do Marketing Digital.

Cuidado apenas para não se esquecer de a promoção de nada adianta se os demais itens não estiverem corretos, pois vender um produto ruim ou com preços inadequados ou até mesmo que não tenha no estoque, é praticamente impossível.

Muitos empresários colocam a culpa do fracasso e do Marketing Estratégico somente na promoção e a reduzem apenas a propagandas, mas o Marketing Estratégico é um conjunto que deve ser trabalhado de maneira uniforme para que seu negócio seja um sucesso e você consiga alcançar as melhores estratégias para ganhar dinheiro trabalhando todo o Marketing Mix e não somente uma parte dele.

Lógico que estas são algumas formas simples de utilizar o Marketing Estratégico em seus negócios, pois, conforme o seu segmento de atuação, há muitas maneiras de inovar e bolar estratégias que podem te ajudar a ganhar muito dinheiro.

E você, como costuma utilizar o Marketing Estratégico em seu negócio? Quais as estratégias de marketing que deram mais certo e as que você acredita não terem sido feitas para você?

Por Jeniffer Elaina

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print