Marketing para pequenos negócios

A criação de novas empresas está ocorrendo em uma quantidade maior a cada dia que passa no mundo em geral e no Brasil, levando à necessidade de se conhecer mais profundamente sobre o marketing para pequenos negócios.

Este assunto que é falado de maneira muito corriqueira precisa pelos pequenos empresários ser conhecido de forma correta em uma linguagem acessível não apenas para os especialistas neste ramo, mas também para as pessoas em geral.

Para começar é preciso compreender que o marketing tem como conceito geral a realização de processos que determinam os produtos mais interessantes para os consumidores bem como as estratégias seguintes para se comunicar com cliente, vendendo mais e com isso levando a um maior desenvolvimento do negócio.

Diante disso fica claro o fato de que a grande pretensão do marketing consiste em criar uma marca e produtos que tenham mais valor para os clientes garantindo melhores relacionamentos para eles e os vendedores precisam das ações adequadas para conseguir o alcance destas metas.

Como funciona o marketing de forma geral

Para compreender melhor este assunto é preciso saber que o marketing não pode ser feita de maneira intuitiva, mas precisa de um bom planejamento o qual deve começar por meio da delimitação de quem são os consumidores que formarão o chamado mercado-alvo das ações a serem realizadas posteriormente.

Esta ação é feita para que ocorra a chamada segmentação do mercado dividindo o seu campo de atuação em grupos de clientes com interesses e características semelhantes dentre os quais será encontrado o segmento do mercado no qual os clientes em potencial do seu negócio estarão situados.

Assim que você tiver a determinação do seu segmento de mercado em que vai atuar no ponto de vista comercial e do marketing é preciso que as estratégias deste último sejam feitas de forma que consigam criar valor para os clientes abordados.

Neste caso, o valor consiste nos benefícios vistos pelo cliente que justifica o sacrifício necessário para a obtenção dos produtos e serviços ofertados por uma empresa sendo que o valor está relacionado não apenas com a questão financeira e comercial, mas também com a presença sob o ponto de vista do cliente de aspectos funcionais, psicológicos e emocionais relevantes.

Para facilitar este processo de atuação em um público-alvo para a criação de valor com relação aos produtos para os clientes a serem abordado foi criado um conjunto de elementos que precisam estar presentes na realização do marketing criando o que é conhecido como composto mercadológico.

.Este composto se refere aos pontos de interesse que precisam ser considerados pelas empresas para alcançar as pretensões de marketing abrangendo aspectos com relação ao produto ofertado, ao preço praticado, à praça do mercado em que está inserida e ainda às medidas de promoção existentes para os clientes abordados.

Com estes cuidados é possível criar uma abordagem de marketing que fica centrada no cliente garantindo maior acesso aos produtos, um valor mais expressivo aos clientes como também melhores informações e um nível de solução cada vez maior.

Por outro lado é importante que as estratégias de marketing a serem feitas considerem não apenas os desejos, necessidades e valores dos clientes, mas que sejam rentáveis para a empresa e é neste ponto que se torna preciso encontrar as pessoas que proporcionem uma maior rentabilidade dispensando os clientes que possa dar prejuízos pela pouca constância e nível de aquisições.

Marketing para pequenos negócios offline

Estas regras para a condução do marketing em empresas precisam ser praticadas tanto pelas grandes organizações como também por pequenos empreendimentos os quais mesmo com restrições financeiras precisam do uso destas ferramentas para conseguir sobreviver no mercado competitivo da atualidade.

Os desafios para os pequenos negócios se manterem no mercado são inúmeras e com relação a este assunto é de grande relevância o uso do marketing para auxiliar tanto na conquista como fidelização dos clientes sendo desta maneira um aliado para a consolidação do negócio criado.

Para os negócios que são feitas de forma física contando com lojas, funcionários e uma organização real é preciso primeiramente considerar para iniciar a sua atuação de marketing na delimitação, como a teoria deste tipo de atuação preconiza, do seu público-alvo para direcionar os seus produtos e serviços como também as formas de comunicação com eles.

Esta delimitação pode ser feita por meio de pesquisas de mercado, análise das tendências e também de acordo com o tipo de serviço ou produto que será o foco do seu pequeno negócio.

Com base nesta definição é essencial em seguida conhecer bem os seus clientes sendo que para isso é interessante utilizar como estratégia a verificação de quem está comprando os produtos ofertados por você ou ainda quem solicita os seus serviços.

Neste caso é preciso verificar o perfil destas pessoas em contraste com o nível de compras e periodicidade com que as mesmas são feitas considerando os produtos ofertados pelo seu negócio que geram mais atração para eles.

Com isso, você percebe os pontos fortes e fracos de seu negócio como também as preferências e maiores necessidades de seus clientes delimitando aqueles que serão mais lucrativos focando as suas estratégias de marketing nos mesmos e para a obtenção de novos clientes com este mesmo perfil de compra e fidelidade.

Além disso, se faz essencial conhecer quem são os seus concorrentes sabendo as suas formas de atuação, o seu valor perante a clientela bem como os pontos fracos e reclamações que eles causam nos clientes.

Com estes conhecimentos você poderá perceber quais são os potenciais concorrentes que existirão para o seu pequeno negócio na sua cidade ou região delimitando, a partir disso, estratégias de atendimento e marketing adequadas para atrair mais os clientes desejados potencializando as causas de sucesso verificadas como também evitando as fontes de reclamações existentes com relação a eles.

E outra estratégia de marketing muito importante consiste em verificar o que os seus clientes acham com relação a você buscando a partir das considerações e reclamações existentes melhorar o que está ruim e deixar ainda melhor aquilo que é um ponto de satisfação para os seus clientes.

Marketing para pequenos negócios online

A realização de estratégias específicas para o meio virtual da internet é uma rotina cada vez mais constante e importante para o sucesso dos grandes e pequenos negócios em virtude do uso e capilaridade cada vez maior desta forma de comunicação na sociedade moderna.

Este tipo de estratégia relacionada ao marketing proporciona alguns benefícios aos negócios como um efeito de rede, personalização, efeito imediato nas intervenções criadas e uma grande diversidade de atuações possíveis como blogs, redes sociais, sites específicos e outros.

Para esta modalidade de marketing é importante tomar alguns cuidados como contar com um bom planejamento voltado para a atuação em redes sociais considerando ações como conteúdos adequados e sempre atuais, imagens de qualidade, agilidade nas respostas e recursos para maior popularidade neste meio.

Outro ponto importante neste caso é que o marketing mesmo para pequenos negócios no meio online precisa mostrar a autenticidade de seus criados e ser relevante com a oferta de informações novas e de qualidade.

Assim, o marketing para pequenos negócios se refere a uma ferramenta de importância essencial tanto no meio offline como online devendo ser elaborado de forma centrada e com um bom planejamento para que os seus resultados sejam eficientes e de qualidade.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print