Mentiras e verdades sobre ganhar dinheiro na Internet

Ganhar dinheiro na Internet é, com toda a certeza, um dos temas mais discutidos e pesquisados atualmente. Segundo o Google Search, há cerca de 2.690.000 resultados na web para a expressão “ganhar dinheiro na Internet” (sem as aspas duplas) e são realizadas cerca de 12.100 buscas mensais por exatamente essa expressão. Não resta dúvida quanto à importância do tema, não é mesmo?

Se você chegou até aqui porque também estava pesquisando sobre o tema, aqui vão algumas dicas tal que você entenda o processo e possa tomar suas decisões por si próprio. Vamos agora começar a analisar alguns mitos e verdades relacionados a este assunto.

1. Ganhar dinheiro na Internet é cada vez mais uma ilusão

Mentira. Não é por que uma pessoa é incapaz de perceber uma grande oportunidade ali, oculta, que ela deixa de existir. Há muitas oportunidades de negócios online pouco exploradas ou mesmo inexploradas, o que precisa ser feito é analisar corretamente o mercado (concorrência e público-alvo) a fim de identificar quais nichos e modelos de negócios são mais interessantes.

Assim como a televisão de sua casa não vai deixar de existir só porque você não a usa (muito pouco provável), as oportunidades para ganhar dinheiro online também não vão deixar de existir só porque dizemos que elas não existem.

2. Todas as oportunidades para ganhar dinheiro já foram exploradas

Mentira. Como acabei de comentar anteriormente, mesmo que não as queiramos ver, elas não deixarão de existir! Novas oportunidades surgem de acordo com a evolução de nossa sociedade bem como de nossas tecnologias.

Por exemplo, está se aproximando cada vez mais a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016 que serão realizadas no Brasil, o que deve criar inúmeras novas oportunidades, não somente fora da web mas também dentro dela – basta pôr a mente para trabalhar!

3. Ganhar dinheiro através da Internet depende de inúmeros fatores

Verdade. Por mais que digamos que há inúmeras oportunidades, não basta somente ter uma ideia ou oportunidade em mãos para faturar alto.

Primeiro, você precisa ter uma boa ideia, algo que lhe diga que aquilo é útil para um determinado público-alvo que estará feliz em pagar por isso. Daí, é necessário fazer alguma análise de mercado (concorrência e público-alvo) para ver se aquela boa ideia é realmente uma oportunidade de negócio ou se é somente uma “boa ideia”. Após ter certeza de que é realmente uma oportunidade de negócio, está na hora de traçar todo o seu plano em torno dela, em todos os detalhes.

É necessário então analisar custos envolvidos, pessoal necessário, quais as habilidades e conhecimentos necessários, como divulgar o seu negócio, etc. Há inúmeros fatores – bem como qualquer outro negócio fora da web!

4. Ganhar dinheiro pela Internet será uma das grandes tendências mundiais

Verdade. Imagine a Internet como ela é: um meio de comunicação em massa que ao mesmo tempo é personalizado, isto é, todos podem se comunicar com todos, mas cada qual escolhe a forma como deseja fazer isso. Se televisão e rádio faturaram muito com publicidade e venda de direitos autorais ou de reprodução de filmes, novelas e seriados, o que estamos a ver é um processo ainda mais amplo com a web, uma vez que ela não somente permite o uso da publicidade de forma muito mais interativa e mensurável, mas também propicia novos negócios, como cursos à distância muito mais didáticos, por exemplo.

Agumas pessoas podem até estarem descrentes quanto ao potencial da Internet, muitas devido ao fenômeno da “bolha .com” ocorrida no passado, mas tal fenômeno não existe somente nos negócios virtuais e sim em todos os tipos de negócios que crescem rápido demais – que foi o que ocorrera naquela época e também foi o que ocorrera nos Estados Unidos em 2008, quando falamos de negócios imobiliários.

5. Ganhar dinheiro em casa não é mais um sonho impossível

Verdade. Você pode ganhar dinheiro em casa, seu vizinho pode ganhar dinheiro em casa, até seu filho de oito anos pode ganhar dinheiro em casa (não acredita? então leia esta matéria sobre um garoto de 8 anos que ficou milionário vendendo bolinhas de gude pela Internet)! É tudo uma questão de saber procurar oportunidades, planejar, executar e, caso não saia tudo como esperado, não se desanimar e seguir em frente, seja com aquele mesmo negócio dando-lhe uma nova chance, seja com um novo negócio!

A Internet já “fez” muitos milionários e ela continuará fazendo, mas não é ela quem “faz” os milionários, são as pessoas que percebem oportunidades e sabem aproveitá-las. Tornar-se um milionário, então, é “apenas” uma consequência.

6. Ganhar dinheiro na Internet leva tempo

Verdade. Como comentei em nosso último artigo, Ganhar dinheiro com blogs, é possível?, há casos em que pessoas começam a ganhar um bom dinheiro blogando mais rapidamente que outras, mas em média, isso toma bastante tempo. E essa regra é válida não somente para blogs, mas para lojas virtuais também.

Claro, na medida em que você vai aprendendo mais e mais sobre seu negócio, fica muito mais fácil e rápido expandir o mesmo – apesar de que, conforme seu negócio online for crescendo, novos desafios irão surgindo! Com o tempo, você vai dominando o que você faz, aprimorando-se e assim colhendo frutos melhores. Mas no início, é realmente uma dureza!

7. Ganhar dinheiro na Internet não se resume a e-commerce ou venda de publicidade

Verdade. Eu mesmo já trabalhei como freelancer, oferecendo meus serviços como desenvolvedor de jogos em Flash para pessoas de outras cidades e países e, claro, tudo isso graças à Internet.

Às vezes perguntam-me se eu tenho uma lista completa com todos os tipos de atividades que se pode desenvolver pela web a fim de ganhar dinheiro. Infelizmente não tenho e acredito que é pouco provável que alguém tenha, pois quanto mais a tecnologia avança, mais claro fica que há inúmeras oportunidades que podemos desenvolver para ganhar dinheiro na Internet, seja convertendo oportunidades offline para oportunidades online, seja por oportunidades totalmente novas que já nascem em meio a essa nova realidade.

Cabe então a cada um procurar aquela que melhor se adequa ao seu perfil.

8. Ganhar dinheiro online com o Google Adsense é muito simples na teoria

Depende. Veja bem, a forma como funciona o Google Adsense é realmente simples: você precisa ter um website ou blog cujo conteúdo foi produzido por você ou que você possua direitos de utilização. Preferivelmente conteúdo não duplicado. Obrigatoriamente conteúdo de qualidade. E seu website ou blog precisa já ter alguma idade, ao menos seis meses desde sua criação, e com um bom conteúdo, pelo menos 25 artigos, para facilitar a aprovação de sua conta de usuário no Google Adsense. Depois disso, é só continuar atualizando o seu website ou blog com mais conteúdo de qualidade e divulgar o mesmo por meio de redes sociais, e-mails aos amigos, etc.

A ideia é exatamente essa! Agora, quanto você ganhará por meio do Google Adsense? Aí vai depender! Depende do nicho em que você está atuando, depende de qual tipo de público o seu blog está atraindo. Depende de quão contextualizadas as propagandas exibidas estiverem em relação ao conteúdo de seu blog. Depende do resultado de suas campanhas de marketing. Enfim, depende de vários outros fatores.

Então começar não é difícil, mas nessa jornada é bom que vá aprendendo e pondo em prática tudo o que for realmente válido, aí sim você começará a ver a “cor do dinheiro online”.

9. Ganhar dinheiro blogando não é uma das tarefas mais fácéis

Verdade. Se você gosta de escrever, de discutir sobre o tema que estará publicando em seu blog, você vai amar fazer isso, mesmo que não esteja ganhando dinheiro. Entretanto, quando não se gosta do que se está fazendo ou escrevendo, aí fica muito mais difícil cumprir suas tarefas.

Muitas pessoas começaram a blogar por verem outras ganhando um bom dinheiro com isso. Mas isso é igual a profissões: todas as profissões podem ganhar dinheiro, mas nem todo mundo se dá bem com todas elas. Se você não gosta muito de escrever ou não curte o assunto-chave do seu blog, então essa realmente não será uma tarefa fácil!

10. Ganhar dinheiro com vídeos na Internet é uma tarefa complicada

Depende. Depende principalmente da experiência de quem quer ganhar dinheiro com vídeos e como essa pessoa espera ganhar dinheiro. Se você espera ganhar dinheiro reaproveitando os vídeos já publicados milhares de vezes na web, sem agregar valor algum, então realmente esta vai ser uma tarefa muito complicada.

Mas por outro lado, se você tem alguma experiência em criação e edição de vídeo de forma que você possa criar os seus próprios vídeos e conhece profundamente um tema que seja do interesse de outras pessoas, aí meu amigo, você está com a faca e o queijo na mão, para completar a sua tarefa basta dizer: use o PagSeguro e o PayPal como sistemas para pagamento online.

Espero ter respondido a algumas dúvidas que porventura algum dos meus leitores tenham no momento. Se você possui outras dúvidas, por favor, comente-as aqui (sei que estou muito atrasado na publicação dos comentários, mas lembrem-se, por enquanto sou somente eu, Jeniffer ainda não voltou a escrever conosco).

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

One comment

  1. Charles says:

    é verdade o mencionado acima se você não tiver paixão por aquilo que faz não vai ter sucesso, nem na internet nem em outra area.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print