Mobile Marketing

No passado, quando se falava em Marketing, tratava-se de uma única coisa: como criar melhores propagandas e anúncios publicitários. Hoje, em tempos de acesso à Internet por meio de computadores e dispositivos móveis, Marketing foi segregando-se em várias modalidades e uma delas é o Mobile Marketing. Muitos dos que atuam na indústria de Marketing já estudam a possibilidade de atuar também nesse campo, mas será que ele pode ser o tipo de negócio certo para você?

Bem, depende. Se você não gosta de lidar com tecnologia e odeia estar atualizando-se frequentemente, esta com certeza não será uma boa ideia, pois se trata de um nicho que exigirá muito de sua criatividade e capacidade de superar a concorrência. Mas se até aqui você esteve gostando dessa ideia, então talvez essa seja uma boa oportunidade para o seu perfil.

Apesar do grande “falatório” em torno do tema Mobile Marketing, não há muitos cursos e treinamentos focados em novos profissionais de Marketing – você até pode encontrar uma grande variedade de cursos e e-books na internet para empreendedores de negócios online, mas como você sabe, deve-se tomar cuidado com certas “receitas de bolo”, que podem mais prejudicar-lhe do que ajudar-lhe a longo prazo. Os custos com investimentos podem variar bastante, a depender do tipo de infra-estrutura e pessoal que você contrate, mas uma grande vantagem de tal tipo de negócio é que você pode executá-lo até mesmo a partir de sua casa.

A principal forma de uso do Mobile Marketing é por meio do envio de mensagens SMS. E aqui, claro, vale um lembrete: evite uso de abreviações em suas sentenças, pois elas podem prejudicar a compreensão da mensagem. Por mais que seja comum a todos o uso de “vc” ou “tb”, tal linguagem pode não transmitir coerentemente suas ideias a todos que lerem suas mensagens. Claro, você pode e deve usar tal “internetês” em campanhas publicitárias que focam um público mais jovem e “ligado” em tecnologia desde que saiba usar de forma adequada.

Além das mensagens SMS, usuários de celulares e outros dispositivos móveis hoje navegam muito mais na internet, de tal forma que outro ponto forte das estratégias de Mobile Marketing é a construção ou adaptação de sites para exibição em dispositivos móveis. Há inclusive ferramentas, plug-ins e extensões que prometem realizar esse trabalho, o que pode significar que você não precisa fazer tudo “do zero”, mas precisa conhecer bastante as ferramentas que poderá adotar para converter ou criar sites para clientes que sejam visualizados corretamente em dispositivos móveis.

Vale lembrar que certas tecnologias podem não ser exibidas corretamente em celulares e outros dispositivos, como a tecnologia Flash, por exemplo, que apesar de bastante interessante em computadores, pode não ser executada adequadamente em celulares, então se você está pensando em projetar sites para dispositivos móveis, então deve levar isso em consideração e buscar alternativas a tais tecnologias. E como escrever URLs em dispositivos móveis não é algo tão simples assim, busque simplificar ao máximo a URL das páginas que deseja que um usuário visite.

Bem, estas são somente algumas dicas para quem deseja atuar no mercado de Mobile Marketing. Uma ótima ideia é buscar inteirar-se sobre revistas e websites dedicados a profissionais de Mobile Marketing e participar. O aprendizado é muito mais interessante quando há participação ativa. E bons negócios!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print