Não tenho dinheiro, mas quero investir!

Olá amigos do Clube do Dinheiro! Como vocês bem sabem, ultimamente tenho escrito muitos artigos respondendo aos comentários que surgem aqui no blog. Bem, o artigo de hoje não é uma exceção – no artigo Em que investir: Tesouro Direto, CDB ou poupança? nosso amigo Tiago Santana faz o seguinte comentário:

Olá eu comecei agora a acompanhar o seu site, então eu estou querendo começar a investir mas só que não tenho nenhum dinheiro agora. Gostaria da sua opnião qual é o melhor lugar para se começar, não tendo dinheiro nenhum heheh ! ^^

Olá Tiago, tudo bem? É, amigo, você está com o objetivo certo (investir pensando em ganhar mais dinheiro), porém não dispõe das ferramentas adequadas (neste caso, o dinheiro)!

Para se ganhar dinheiro por meio de investimento, há necessariamente três elementos importantes:

  • Montante a ser investido – quanto maior o montante, melhores taxas você consegue, ganhando assim mais;
  • Tempo que o dinheiro permanecerá investido – de forma similar, quanto mais tempo o dinheiro permanece investido, mais você ganhará, principalmente pela possível redução da tributação;
  • Tolerância ao risco – quanto maior o risco, maior a chance de ganhar mais dinheiro, mas também maior a chance de perder dinheiro! Desta forma, o terceiro elemento deve ser adequado ao seu perfil de investidor.

Além disso, investir em CDBs, fundos de investimento ou ações com montantes baixos geralmente não são muito interessantes, pois as taxas e tributações cobradas acabam por “devorar” muito da margem de lucro.

Bem, agora que já fizemos esta introdução ao assunto, vamos atacar o seu problema. Se você quer ganhar dinheiro investindo mas não possui dinheiro no momento, o primeiro passo é, obviamente, ganhar dinheiro, não?

Fazendo o dinheiro “nascer de árvores”

Veja só, este primeiro passo terá muito em comum com aquilo que uma pessoa que está endividada deve fazer para livrar-se das dívidas, sendo assim, aconselho a leitura de nosso artigo Quero sair das dívidas! – O guia. Resumidamente, o que você precisará fazer é:

  • Fazer cortes orçamentários moderados ou agressivos a fim de que sobre algum dinheiro;
  • Encontrar novas oportunidades de ganhar dinheiro (na Internet, no seu bairro, em qualquer lugar) de forma que possa ter um capital extra;
  • Aplicar todo mês esse dinheiro que sobra em uma caderneta de poupança, até alcançar um valor suficiente que seja interessante para aplicar em outro tipo de investimento.

Você deve estar pensando “Ué, mas isso dá muito trabalho! Você não falou que ia fazer o dinheiro nascer de árvores?”. Mas é isso que estamos fazendo! As pessoas têm mania de achar que qualquer coisa nasce de árvores sem esforço algum, mas estão na verdade esquecendo que para que uma árvore seja realmente frutífera e rentável o dono da popriedade deve adubar o terreno, plantar, proteger contra pragas, irrigar e colher. Isso em minha opinião não é “de graça”!

Bem, depois que você alcançar um volume de dinheiro legal (vamos supor que R$ 30.000,00 ao menos), agora você pode focar mais em aprender mais sobre investimentos! Pode então começar pelo nosso Manual do Investidor, que apresenta uma abordagem introdutória bem fácil de entender, além de que espero começar uma atualização no mesmo a partir de maio.

Munido de conhecimentos suficientes e com capital em mãos, ficará muito mais fácil ter acesso a melhores opções de investimento. Aconselho não tentar “queimar etapas” e ser disciplinado. E comece hoje mesmo, pois quanto mais você adiar, mais estará adiando a possibilidade de alcançar bons ganhos!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

4 comments

  1. celso henrique says:

    ola,
    começei a ver seus artigos e achei bem interessantes,só que tenho algumas duvidas ,bom tenho 20 anos moro com meus pais sou solteiro e até hoje não possuo nada nem em banco pois todo dinheiro que pego vai embora com festas roupas perfumes etc..
    e a pouco tempo vi q estava fazendo tudo errado e então começei a pesquisar sobre como ganhar dinheiro com a internet pois passo a maior parte do tempo on line ,e tenho duvidas de como posso comessar se o valor de investimento e grande com criação de sites ,dominio,hospedagem,e sobre o que vender ,bom quase tudo rsrs..
    então se podesse seria muito grato que vc me enviasse uma resposta de como e por onde começar do 0 ,quanto tenho q investir para começar não precisa ser assim um negócio grande apenas para ter uma noção de como funciona o sistema para futuramente fazer grandes envestimenttos .
    grato.
    email>celso_bdo@hotmail.com

  2. admin says:

    Olá Celso, tudo bem? Sua dúvida está anotada! Vou providenciar a elaboração de um artigo para responder a mesma, pois tenho certeza de que deve haver outras pessoas com as mesmas dúvidas que as suas, ok?

    O artigo deve estar publicado aqui hoje à noite ou amanhã à tarde no máximo!

    Um abraço e até breve!

  3. Munhaaa says:

    Boa noite, tenho 21 anos e possuo 2 mil guardado…. tenho renda fixa de mil reais por mês…. e possuo alguns gastos mensais fixos também que eu diria algo em torno de 150~200 reais chutando um pouco alto (moro com meus pais, não inclui lazer nos gastos).
    Gostaria saber o que seria mais apropriado para o meu caso pois estou guardando dinheiro em casa mesmo porque não posuo nem ao menos poupança pra garantir meu poder de compra (já estou providenciando poupança). Desde já grato!

  4. Marcos Bazilio says:

    Olá camarada,muito bom o seu blog,tenho muitas idéias na cabeça mas sempre que vou executar barro em alguma coisa,trabalho de empregado mas meu sonho como o de muita gente é se tornar seu próprio patrão,já li vários livros um deles Pai rico e Pai pobre,o maior vendedor do mundo e outros,não tenho grana no momento mas tenho muita disposição e coragem já investi e ganhei já perdi,mas ainda não acertei na mosca,o que você me aconselha?um abraço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print