Negócios e oportunidades – como tornar sua ideia em um sucesso

Ideias de negócios todos têm e pode ser em grande número, porém, transformar a ideia em sucesso unindo os negócios e oportunidades de maneira correta nem sempre é o que todos conseguem.

Lógico que milagres são existem, mas dá para seguir algumas dicas que irão facilitar a transformação de ideias valiosas em negócios e oportunidades. Seguindo com calma cada uma delas, as chances de ter um negócio rentável aumentam significativamente.

Pesquise, pesquise e…pesquise!

Isso mesmo! Pesquisar nunca é demais. A sua ideia pode ser ótima, mas se não souber pesquisar o mercado diante do segmento de atuação, concorrentes, público-alvo, demanda na região e tudo o mais, não passará de uma boa ideia que depois terá que ser vendida para alguém que sabe pesquisar corretamente.

E com certeza você não vai querer perder a sua grande chance de transformar uma ideia em um negócio valioso, não é mesmo? Então “perca um bom tempo” pesquisando sobre tudo que for interessante para a viabilidade do seu negócio para que possa colocá-lo em prática somente depois de um bom resultado de pesquisa.

Planejamento é tudo

Depois de ter todos os dados necessários (e até aqueles que nem parecem necessários), comece seu planejamento, pois sem ele, uma ideia será somente uma ideia e jamais uma oportunidade de ganhar dinheiro.

Nele, deverá incluir todas as informações relevantes para o negócio e fazer ps cálculos necessários de tudo que irá precisa, de quem irá precisar, etc. A melhor maneira disso acontecer é fazer um plano de negócios e um plano de marketing.

Fique atento para não ver as coisas como gostaria que fosse e não como realmente é. Às vezes, você quer tanto que sua ideia dê certo que não consegue enxergar que não é viável em determinada região, por exemplo. Abra os olhos e deixe de lado a famosa “miopia” que afeta tantos bons negócios.

Faça um teste!

Ué, se nem tudo na vida pode ser testado, por que não tentar testar a sua ideia? Tente começar de baixo. Isso significa fazer um teste.

Não vá alugar o local mais caro da cidade logo de primeira. Tente ir para um local intermediário e se ver que está dando certo, alugue um maior. Lógico que a localização deve ser levada em conta porque senão o teste não dará tão certo assim.

Da mesma forma, teste o produto, serviços e promoções e veja o que dá mais certo para você, ou seja, o que demonstra ser mais lucrativo e apresenta bom retorno.

Divulgue sua ideia para que seja um negócio

Quando você inicia algum empreendimento,  precisa que as pessoas aprovem sua ideia para que ele possa tornar-se um sucesso. Sendo assim, simplesmente montar um negócio sem divulgá-lo de maneira correta não o fará uma grande chance de ganhar dinheiro.

Para divulgação, a internet é um meio muito importante, porém, conforme o ramo e segmento de atuação, bem como o público-alvo escolhido, somente este meio não fará com que todas as pessoas conheçam o seu produtos. Em alguns casos, ainda é preciso recorrer a meios mais tradicionais, como panfletagem, rádio, TV, carro de som, etc.

Durante a pesquisa inicial, este deve ser um ponto importante a ser explorado, pois sabendo onde atingir seu público, ficará mais simples divulgar sua ideia e transformá-la em um negócio de sucesso rentável.

Tenha paciência e vá com calma

Por último (e nem por isso menos importante), tenha paciência e vá com calma quando seu objetivo é transformar uma ideia em negócios e oportunidades reais.

Realmente não é uma coisa fácil, afinal, você está empolgado, quer colocar a teoria em prática e ganhar dinheiro (não esqueci desta parte…rs).

É compreensível que a emoção queira falar mais alto que a razão e você fique um pouco impaciente (eu mesma já passei por isso), mas lembre-se que cada passo de uma vez é a melhor regra para começar um negócio de maneira correta.

Lógico que estas são apenas poucas dicas (pois falar tudo daria um Manual e nem todos iriam ler) para que sua ideia saia do papel e seja colocada em prática de maneira correta.

E você, acredita que negócios e oportunidades podem surgir de grandes ideias de que forma? Compartilhe sua experiência também e fale quais dicas acha importante para que isso aconteça.

Por Jeniffer Elaina

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print