Novo lote de ações da Petrobrás – uma oportunidade para o pequeno investidor?

Como já devem ter percebido, não sou um investidor do tipo trader, isto é, que está o tempo todo “ligado” com as últimas novidades das bolsas de valores e fazendo inúmeras compras e vendas de ações – até agora, processei somente duas compras. 🙂 De tal forma que quase passou batida uma notícia que a mídia já está comentando desde o dia 18 deste mês – a aprovação do novo lote de ações da Petrobrás.

No total, serão quase 4 bilhões de novos papéis da empresa, contando tanto ações da PETR3-ON (2,15 bilhões) quanto da PETR4 (1,58 bilhões). O motivo para tal oferta de papeis é injetar mais recursos para a exploração da camada pré-sal – o que é um bom motivo, pois sempre que o objetivo é alavancar um negócio que já apresenta bom nível de sucesso, a oportunidade é boa.

Certo… mas qual a importância para o pequeno investidor?

Vamos agora pensar um pouco… A primeira coisa que é provável que aconteça é a queda nos valores das ações da Petrobrás. Isso acontece devido à simples lei da oferta e da procura – quando a oferta cresce é natural que o preço caia, principalmente se a procura não crescer junto.

Por sorte, segundo o site Investimentos e Notícias, a demanda por ações da Petrobrás cresceu, o que possivelmente equilibrará um pouco os valores. Verifiquei agora há pouco e o preço das ações PETR4 estão em torno de R$ 26,12, tendo fechado ontem a R$ 26,35.

A dúvida é: para aqueles que desejam comprar as ações da Petrobrás, qual o melhor momento? Agora, com este novo lote à espera para ir à oferta pública, ou após acalmar um pouco mais a situação?

Bem, para aqueles que estão realmente interessados, o melhor é acompanhar o valor ao menos duas vezes por dia e, caso perceba uma boa oportunidade, comprar o volume que achar necessário. Já para aqueles que pensam em vender suas ações, não sei se este é um bom momento – aparentemente as ações da Petrobrás não se encontram supervalorizadas.

Da mesma forma que no passado, quando a Petrobrás teve uma crise financeira e suas ações estavam a um preço muito baixo, esta pode ser uma boa oportunidade para o pequeno e o médio investidor, desde que eles tenham…

Uma boa estratégia de investimentos a seguir!

Esse sim é o ponto-chave! Se vai comprar ou vender uma ação, leve em consideração a sua estratégia de investimentos! Não é só porque alguém comentou que pode ser um bom momento para comprar ou vender que você deve fazê-lo – lembre-se, o dinheiro é seu, quem vai ganhar ou perder é você!

Ainda estou adotando a estratégia “Buy & Hold”, isto é, comprar e manter as ações sob minha custódia, entretanto começo a cogitar se está na hora de mudar de estratégia ou não…

E você, amigo investidor, o que acha da emissão do novo lote de ações da Petrobrás, é uma boa oportunidade para você?

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print