O que é a tão desejada independência financeira?

Você alguma vez já se pôs a perguntar o que é ser independente financeiramente? Muitos acreditam que se trata de ser rico. Bem, não exatamente: você pode não manter um estilo de vida ostensivo mesmo tendo conseguido a sua independência financeira. Então…

O que é afinal a tão desejada independência financeira?

Uma pessoa independente financeiramente é aquela que possui recursos e meios suficientes para desfrutar de um determinado estilo de vida sem a obrigação de submeter-se a longas jornadas de trabalho ou de sofrer diversas privações.

Perceba bem que nós definimos usando a expressão “determinado estilo de vida”, mas não dissemos qual. Quem determina qual deve ser o seu estilo de vida como pessoa independente financeiramente é você, caro leitor.

Suponha que você somente quer ter seus direitos mais básicos garantidos (moradia, alimentação, transporte, saúde, lazer, etc.), provavelmente não precisará acumular recursos do mesmo nível de outra pessoa que queira ostentar um padrão de vida maior, com direito a uma vida em uma mansão (envolvendo custos de manutenção e segurança mais elevados), viagens ao exterior três vezes ao ano, etc.

Diferentes estilos de vida requerem quantidades de recursos diferentes

Então, se você deseja ter um padrão de vida alto, é melhor se preparar para acumular bastantes recursos, mas, se você pretende somente ter um jeito de viver sossegado, sem stress e com algum conforto, você não terá que acumular tantos recursos.

Sendo assim, podemos nos fazer uma pergunta bastante básica: quanto preciso para conquistar minha independência financeira?

Isso dependerá, obviamente, do valor da moradia que você deseja adquirir, custo do carro e outros bens que queira ter, quanto você espera ter de renda mensalmente para os seus gastos, se pretende efetuar viagens ou tirar férias de forma mais cômoda, etc. Enfim, depende de qual o “preço” do estilo de vida que você quer levar.

Vou publicar aqui uma “calculadora de recursos para a independência financeira” que acabei de criar. Ela é simples de usar, basta que você preencha todos os campos acima da linha com o botão calcular (utilize valores numéricos inteiros em todos os campos, exceto o campo dos juros, onde você pode usar o ponto no lugar da vírgula para a casa decimal). Na parte inferior, informe os dados que você quer usar para calcular aqueles que você quer descobrir (deixe o que você quer determinar em branco).

Assim, se você quer saber quanto precisa investir para alcançar a sua independência financeira investindo durante 10 anos a uma taxa de 1% a.a. , basta preencher esses campos (você somente precisa preencher o campo dos meses ou dos anos, não os dois) e deixar o campo de investimento mensal em branco. Claro, não esquecer de informar os dados da parte superior, que são a base para saber quanto você precisará conseguir para tal.

E aqui está a nossa calculadora:

Então todos que atingem a independência financeira não mais trabalham?

Não necessariamente. As pessoas querem atingir a independência financeira para não mais serem escravas do trabalho, podendo trabalhar naquilo que gostam e quando acharem melhor.

Se você atinge sua independência financeira, poderá aplicar seu tempo livre da forma que melhor convier: aprendendo coisas novas, viajando, divertindo-se ou mesmo trabalhando, já que esta é uma das coisas que fazem parte da realização pessoal de cada um de nós!

Mas enfim, o que você prefere: ser escravo do trabalho ou torná-lo também um momento de lazer? Se a segunda opção, você está realmente no lugar certo porque negócios, novas oportunidades e ganhar dinheiro, é conosco mesmo!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print