O que estou fazendo para ganhar dinheiro? – Maio

E aqui vamos nós a mais um “relatório” sobre o que estou fazendo para ganhar dinheiro – e vocês perceberão que as coisas não têm sido fáceis! No geral, apesar de ter um razoável crescimento nos blogs e websites mais novos, houve alguma perda de tráfego em alguns blogs mais antigos e significativos, enquanto que um dos mais antigos, o blog Nutrição em Foco, começou a se recuperar (voltamos a mais de 66 mil visitas por mês).

Os ganhos projetados (pois o mês ainda não acabou, não é? 😉 ) já apontam que haverá uma outra queda no faturamento mensal – a queda não é muito expressiva para haver realmente grande preocupação, mas o problema é que, com isso, é o segundo mês consecutivo em que o faturamento não apresenta crescimento!).

Além disso, não retornamos a certas atividades que esperamos, mas retornei a outras bastante rentáveis (e que são do meu interesse 🙂 ) e, acredito eu, finalizei um dos projetos em que estava envolvido que, apesar de ser bem pago, consumiu muito do meu tempo.

Bem, mas vamos lá, vamos falar por partes que eu tenho certeza de que vocês estão interessados em saber parte por parte! 😉

Montagem e venda de semi joias

Lembra-se quando disse que não havia retornado ainda a certas atividades? Pois bem, esta é a atividade à qual me referia. Devido a inúmeros contratempos, acabamos adiando mais um pouco tal atividade – e já começo a me perguntar se realmente retornaremos, uma vez que quem cuidaria disto é a minha esposa e não a vejo com um mínimo de vontade de cuidar de tal tarefa…

Sendo assim, acredito que preferirei “interromper as atividades” e ficarmos com as peças que ficaram – sempre surge o aniversário de alguém e elas são um excelente presente, não? 😉

Foco nos blogs informativos

Infelizmente, meu foco nos blogs não foi tão grande quanto eu gostaria, mesmo assim, permitiu-me desenvolver algumas estratégias que estão nos ajudando a manter os bons resultados.

Uma das melhores estratégias foi utilizar a opção de agendamento de artigos nos blogs tal que cada blog mantenha a publicação de seus artigos de forma frequente sem que eu tenha que periodicamente visitá-lo para escrever ou revisar um texto e publicá-lo. Funciona da seguinte forma:

  • Requeiro um pacote de artigos para um dos blogs a um dos escritores freelancers;
  • Escritor escreve e salva todos os artigos no dado blog;
  • Reviso cada um dos artigos (quanto à duplicidade de informação, estrutura e formatação, coerência do conteúdo, práticas de SEO, etc.), agendo os que estão OK e peço correções naqueles que não estão;
  • Escritor reescreve e salva qualquer texto requerido;
  • Reviso os textos. Geralmente, nesta fase, está tudo ok e, então faço o agendamento dos textos para publicação automática também.

Em alguns blogs, estamos publicando um artigo por semana e em outros dois, mas já estou pensando em mudar isso para dois por semana em alguns e três para outros. A escolha por quem deve ter mais atualizações é, obviamente, dependente de quem se apresenta como mais promissor a médio prazo.

Outra atividade que vem sendo desenvolvida com êxito é a reescrita de nossos próprios textos. Este processo é feito parcialmente de forma automática e, posteriormente, é completado por meio de uma revisão humana a fim de eliminar possíveis imperfeições. Esse processo pode, virtualmente, ajudar-nos a gerar centenas de artigos a partir de um artigo original, mas até agora não chegamos a números tão altos, mas posso afirmar com toda a certeza de que ao menos uns 15 a 30 artigos conseguimos para cada um deles.

O único grande porém dessas duas estratégias é que geralmente demandam bastante tempo de mim. Mesmo com a reescrita dos textos sendo feita por meus assistentes, eu preciso, antes de publicar, revisá-los a fim de evitar graves erros gramaticais ou problemas de semântica. Outras pessoas que adotam a mesma estratégia geralmente não fazem tal revisão, mas eu faço a fim de garantir que os textos estão saindo com a melhor qualidade possível.

Bem, vocês lembram que no mês passado trouxe aqui dados sobre dois dos meus websites?

Website #1 – três meses “de vida”

No mês passado, este blog conseguiu 236 visitas, mas agora, nestes últimos 30 dias, o resultado foi um pouco menor: 222 visitas (uma queda de quase 6%), mas que não me assusta – no mês passado, a escritora responsável estava por visitá-lo frequentemente para publicar os artigos, bem como eu estava a ir lá para validá-los, sendo assim, se excluirmos as nossas visitas, diria que na verdade houve um crescimento de uns 3% ou mais.

Além do mais, neste último mês focamos nossas estratégias de marketing e geração de conteúdo em um único nicho e este blog não pertencia ao mesmo, de tal forma que ele não foi muito beneficiado – era de esperar que andasse um pouco mais lentamente.

Website #2 – um ano de idade

Este website já possui um ano de idade e o enfoque dele é totalmente diferente do anterior.

Neste mês, tivemos uma queda também neste, caindo de 1.645 para 1.633 – uma queda de 0,7%. Bem, levando-se em consideração que não escrevi um artigo sequer para este website e que ele também não estava presente no nicho que mais trabalhamos este mês, acredito que a queda de 0,7% não deveria preocupar-me muito, não é? 🙂

Agora, se olharmos os resultados dos blogs pertencentes ao nicho em que focamos, perceberemos que alguns “saltaram” de 16 para 31 visitas (+93,75%), de 36 para 137 (+280,56%), de 77 para 142 (+84,42%) e de 5.646 para 6.524 (+15,55%). Em outras palavras, estamos conseguindo resultados positivos, não estamos? 🙂

Cursos online

Gosto de honrar meus compromissos e, para acelerar o processo de preparação das aulas em vídeo, decidi esta semana contratar um monitor para ajudar-me na elaboração dos mesmos. Ele estará também, provavelmente, trabalhando comigo junto com a turma a fim de sanar as dúvidas dos participantes. Com isso, o prazo para o início do curso continua sendo próximo a meados de junho! 🙂

Além disso, tão logo terminarmos todo o conteúdo deste curso, já iniciaremos a elaboração do segundo curso, de interesse de muitas pessoas que já me perguntaram quando lançaria um curso de jogos em Flash para narrar um pouco da minha própria experiência como desenvolvedor.

Errr… Eu tenho um emprego outra vez! (?)

Lembram-se do cliente com o qual encerrei atividades após o término do projeto? Pois bem, ficou evidente para ambos os lados que, a fim de que o projeto realmente decolasse, teríamos que retornar às negociações e buscar um novo rumo ao projeto. Sim, isso mesmo, estamos de volta ao trabalho com o Netstation ( no Brasil, estará sendo lançado como http://www.bandittown.com.br).

O jogo já apresenta todos os elementos para que os usuários tenham uma boa interação entre si, possam explorar os ambientes, conversar, jogar, subir fotos, etc. Mas só isso não basta – e muito está faltando quanto às estratégias de marketing – sendo assim, após uma boa conversa, decidimos retornar com toda a equipe (sim, após a minha saída, os outros dois acabaram por deixar também, mas com o meu retorno, todo mundo voltou outra vez 🙂 ) e desenvolvermos uma estratégia maior do que somente a programação do jogo – somos agora responsáveis, também, por conseguir atrair e manter novos jogadores. Toque a musiquinha de “Missão Impossível”! 🙂

Entretanto, deixei bem claro que, a partir de agora, trabalho somente 30 horas semanais mesmo, uma vez que preciso de tempo para outros projetos – e para a minha especialização, pois já estou super atrasado com a leitura de meus livros, inclusive deveria estar estudando agora!

E os investimentos… Na mesma!

Como os projetos deram saldo negativo nos últimos meses, não pude fazer depósitos, só retiradas, na verdade. As retiradas não me estressam, o que me deixa triste mesmo é ver o faturamento nos blogs e websites estagnado, mas acredito que isso mudará a partir da agora.

E como está o fluxo de caixa?

Na mesma também! Os valores de entrada e saída não mudaram muito, de tal forma que ainda estamos a cobrir somente 40% do ponto de equilíbrio.

Um dos meus assistentes irá reduzir seu tempo de trabalho comigo, o que leva a uma redução também do pagamento, claro, e como voltarei a trabalhar naquele projeto e o mesmo é de longo prazo, eu poderia reduzir o valor de pró-labore que espero ter com meus negócios online mensalmente bem como o valor do pagamento do mesmo, mas se eu fizer isso causarei uma impressão errônea de que, repentinamente, houve uma subida no que ganho, cobrindo quase todo o ponto de equilíbrio.

Para evitar isso, manterei o valor do ponto de equilíbrio como se encontra atualmente, o que poderá mais tarde apontar como se estivesse a perder dinheiro ainda, sendo que, na verdade, estaria a ganhar do outro projeto em que estou, mas acho que ajuda para não nos confundirmos ainda mais. 🙂

E o que mais pretendo fazer este ano?

Pretendo, a partir de julho ou agosto, registrar vários novos nomes de domínios e trabalhar novo conteúdo para eles, mas isso somente em julho ou depois, uma vez que já estamos a todo vapor aqui na produção de conteúdo para os que já existem. Ontem mesmo estive a publicar alguns dos artigos reescritos para a estratégia de marketing, acredito que uns 6 a 8 artigos.

Além disso, estamos cada vez mais moldando o processo de elaboração, publicação e revisão de conteúdo para que:

  • A revisão de pacotes de artigos seja feita de forma mais breve;
  • Quem já escreve com qualidade e autoridade suficiente para o blog que está cuidando possa publicá-lo, reduzindo assim as minhas intervenções;
  • O processo de reescrita, que ocupa papel fundamental no marketing, seja tão rápido e “indolor” (muitas vezes é uma tarefa cansativa) quanto for possível, de forma a não perdermos o foco naquilo que realmente interessa, que é a produção de conteúdo de qualidade para os websites e blogs.

Com a parceria com meu monitor, é bem provável que concluamos a meta de lançar dois novos cursos online ainda este ano. 🙂

Além disso, bastante foco em minha formação educacional: além de minha especialização, já estou pensando no tema para meu pré-projeto para tentar uma vaga em um mestrado em Computação, cujas aulas começariam no ano que vem. Será que suportarei toda essa barra? 🙂

E gostaria de agradecer publicamente a todos que participam comigo desta louca empreitada: Marcelle, Chryslene, Márcio, Jeniffer, Denilson, Luis Carlos, Salete e Danielle.

E não se preocupem, amigos, pois vocês terão muitas novidades ainda sobre tudo o que estamos fazendo, basta acompanhar aqui, pelo Clube do Dinheiro, para saber o que estou fazendo para ganhar dinheiro. 😉

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

One comment

  1. Jeniffer says:

    Olá Christiano!

    Acredito que, como você mesmo já disse, estas pequenas diferenças em números de visitas e faturamento não sejam assim tão significativas já que isso não quer dizer que não está mais se importando com os blogs, mas que está buscando novas alternativas.

    A meu ver o segredo de ganhar dinheiro é realmente esse: buscar novas estratégias e alternativas SEMPRE e não desanimar NUNCA quando os números caem um pouco.

    Mas é lógico que como brasileiros não vamos nos conformar e continuaremos a todo vapor! No que eu puder ajudar…estou aqui! E com uma grande equipe como essa, os resultados esperados estão próximos!!!;)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print