O que fazer quando Educação Financeira não é suficiente?

Olá a todos os meus amigos e companheiros de Clube! Estamos de volta com mais uma discussão a respeito de Educação Financeira, um tema que já não é tão novo por aqui, mas que “vira e mexe” eu encontro mais alguma lenha para pôr na fogueira – como aconteceu agora há pouco.


Lendo o que os outros blogs estão discutindo por aí, encontrei o artigo Planejador Financeiro Pessoal: por que você precisa de um, do blog Dr. Money, que apresenta um problema muito sério: segundo conclusões de pesquisas em torno de 168 trabalhos sobre o impacto da educação financeira na vida das famílias, percebeu-se que quase não há correlação entre educação financeira e mudança efetiva de hábitos. Em outras palavras, após analisar os resultados de tantos trabalhos técnicos e científicos, percebeu-se que o fato de obter algum grau de educação financeira não significa que a pessoa será levada a uma mudança em seus hábitos quanto às finanças.


Apesar de ser um resultado bastante frustrante – principalmente para nós, blogueiros sobre educação/gestão financeira – a razão é muito simples: se você ouve/lê e não pratica, você esquece. Simples assim!


Vou lhes dar um exemplo: todos aqui sabem que acho bem interessante a leitura de Os Segredos da Mente Milionária (ei, estou lendo aquele livro pela terceira vez!), mas mesmo gostando tanto assim, cada vez que o leio percebo que muito pouco do que aprendo é realmente colocado em prática – e se não pratico, não mudo meus hábitos e, consequentemente, o que ele me ensinou tornou-se quase completamente sem efeito.


E por mais que “conhecimento seja sempre bem-vindo”, o importante no fim das contas (principalmente quando o assunto é finanças pessoais) é o impacto positivo gerado pela prática de tais conhecimentos! Em outras palavras, não importa quantas vezes você leia este ou outros blogs sobre como ganhar/economizar/investir/poupar/administrar seu dinheiro… se você não colocar nada do que lê em prática, aos poucos esquecerá e não terá impacto nenhum em sua vida.


MAS, claro, todo problema sempre possui uma solução – que você pode comprar de mim agora mesmo por R$ 19,99. Brincadeira, a ideia é bem simples e aprendi em blogs sobre desenvolvimento pessoal. Se você quer desenvolver um novo hábito, deve repeti-lo diariamente até que se torne um, e para isso, torne tão fácil quanto possível fazê-lo (de forma similar, se você quer eliminar um vício de sua vida, deve tornar tão difícil quanto possível fazê-lo e realizar um esforço consciente e diário para não fazê-lo).


Então, um exemplo de como pretendo aplicar isso em minhas reflexões sobre a obra de T. Harv Eker: estou criando pequenos cartões de cartolina com os principais pontos de reflexão e ação de cada seção da obra, que após o término da leitura estarei relendo um a cada dia e então esforçando-me para praticá-lo naquele dia (após um dado período, pretendo focar em um cartão por semana). Assim, com um esforço consciente e repetitivo para por em prática o que é ensinado, aumentam-se as chances de não somente fixar o aprendizado como tornar o que foi aprendido um hábito.


Então, em minha opinião, não é que Educação Financeira não seja suficiente. O problema é que não adianta acessar textos, vídeos ou aulas e depois não praticar o que é aprendido! Isso é regra fundamental para que qualquer coisa que se aprenda tenha impacto em sua vida! Lembre-se disso! 😉

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print