O que me falta para ser um milionário?

É o sonho de qualquer brasileiro ter uma grande fortuna, poder viajar à vontade e comprar ou fazer tudo aquilo que sempre quis. Entretanto, não basta simplesmente sonhar com tudo isso para alcançar isso. Aliás, acredito que você já deve ter-se dado conta de que sonhar sozinho não é suficiente!

Outro dia li em algum lugar que “algumas pessoas dormem para sonhar, enquanto outras ficam acordadas para realizar os seus sonhos”, demonstrando assim a importância de corrermos atrás do que queremos. Não basta ficar parado, sentado, esperando. Mas, qual o melhor caminho para alcançar o sonho milionário? Bem, vamos conversar agora sobre alguns passos fundamentais no processo.

Perseverança é chave

A primeira coisa que você precisa entender é que os casos de milionários “da noite para o dia”, ou mesmo aqueles que se tornam milionários em menos de um ano, não são a regra, são exceções! Sendo assim, a forma mais comum de alcançar o sonho de ser rico é perseverar e seguir o seu plano de forma disciplinada por vários anos, passo por passo, até alcançar o “sonho americano”. Então, nem adianta fazer “cara feia”, pois não há outra saída!

Você precisa então de um plano para fazer suas economias crescerem até tornarem-se grandes investimentos a fim de colher os frutos. E isso não acontecerá de uma hora para outra, então, meu amigo, o melhor a fazer é ter disciplina e saber economizar seu dinheiro.

Reduza os gastos em 10% e invista-os

Se nada sobra do seu dinheiro para começar a investir, será muito mais difícil alcançar o seu primeiro milhão. Para a maioria das pessoas das classes média e baixa, o melhor caminho para alcançar os primeiros degraus é por meio do processo de economizar e poupar o que sobra (geralmente em uma caderneta de poupança). Assim, faça um levantamento de tudo o que gastou no último mês e, neste, tente gastar 10% a menos, transferindo mais tarde o dinheiro que não for gasto para uma caderneta de poupança, onde poderá gerar mensalmente um pequeno rendimento.

Muitos consideram que devem primeiro “ganhar muito dinheiro para só depois investir”, mas esse é um erro tremendo – o ato de investir o ajudará a entender melhor como economizar e fazer seu dinheiro “trabalhar por você”, o que o ajudará a ter sempre mais e mais em sua conta bancária.

Controle menos, faça mais

Este ponto pode parecer contraditório em relação à regra geral que diz “planeje o seu sucesso”, mas na verdade ele não diz que você não deve se planejar, pelo contrário, o planejamento é essencial. Else somente nos lembra de que, uma vez tenhamos definido nosso plano de ação, é importante que não fiquemos somente a replanejá-lo, corrigi-lo, aperfeiçoá-lo etc. indefinidamente. Se você quer realmente alcançar seu sucesso financeiro, você precisa saber a hora certa de planejar e de agir. E uma vez que tenha elaborado seu plano, não hesite em iniciar a pô-lo em prática!

Afinal de contas, não importa o quanto você planeje ou controle as informações, é a execução do plano que realmente trará o retorno financeiro esperado!

Há muitas outras dicas além destas, claro, e comentaremos sobre elas em um momento mais propício. Por agora, procure elaborar seu plano, investigue opções e, uma vez definido, siga-o como se fosse o seu mapa da mina, pois é isso que o seu plano de ação deveria ser para você!

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *