Opções de trabalho pela Internet

Como a Internet está em constante crescimento e as pessoas estão buscando novas soluções de trabalho, vamos falar um pouco sobre as opções de trabalho pela Internet. Mas abordaremos somente as propostas realmente verdadeiras e não aquelas que prometem te deixar rico de um dia para o outro (se isto realmente funcionasse não existiriam desempregados e ninguém estaria passando fome e tendo que economizar dinheiro).

Lógico que para que você possa ganhar dinheiro na Internet fazendo algo precisará estar preparado para isso e escolher alguma coisa com a qual se identifique. Entre algumas opções que são interessantes estão:

  • Publicidade online

Consiste em ter um site ou blog e colocar anúncios para rentabilizá-lo. Claro que isso não é simples e que você não ganhará dinheiro da noite para o dia. Para isso o site/blog deverá ter um ótimo conteúdo que atraia muitas visitas e todos sabem que isso demanda muito tempo e empenho.

Depois de ter o seu público conquistado, você pode vender espaços para que anunciem em seu site/blog, trabalhar com Google Adsense, propagandas em regime de CPC, CPV ou CPM e programas afiliados.

  • Vendas de produtos

Este é o famoso e-commerce ou comércio eletrônico que trata da venda de produtos através de um site da Internet.

Para isso você precisará ter contatos com fornecedores, possuir uma empresa aberta e ter noções de administração para que possa gerir todo o seu negócio próprio.

Vale a pena dar uma olhada no artigo Como efetuar vendas pela Internet e ver se isso é uma boa idéia para o seu perfil.

  • Venda de serviços exclusivos e consultorias

Neste caso a criatividade e visão de mercado são essenciais, pois será necessário criar alguma coisa inovadora e direcionar a algum nicho específico de mercado.

Tenha cuidado apenas para não confundir isso com alguma coisa que ninguém tenha (até porque na Internet conseguimos quase tudo de graça) e entenda que a exclusividade destes serviços será baseada em sua personalização, facilidade, rapidez, atualizações constantes, etc.

Um exemplo de venda neste caso é você oferecer consultorias em algum assunto que domine. Junto ao serviço você também pode disponibilizar material diferenciado que será enviado ao cliente, atualizações sobre o assunto, etc.

Como existe a possibilidade do usuário conseguir o mesmo de forma gratuita (e mais difícil) na Internet, é importante que você não cobre muito pelos serviços prestados, então devem ser serviços simples e padronizados para facilitar a venda.

Aproveitando a oportunidade você também pode desenvolver trabalho de consultoria mais detalhada para determinados casos.

  • Serviços Freelancer

No exterior já é uma área muito desenvolvida, mas no Brasil o trabalho freelancer não possui tanta repercussão ainda. A única exigência deste trabalho é ter alguma aptidão para determinado serviço que possa ser feito via web ou formação exigida pela vaga (conforme trabalho), além de aceitar o fato de que isso será um emprego sem vínculos empregatícios.

As áreas que podem ser exploradas neste tipo de trabalho pela Internet são várias:

– Design gráfico / Ilustração

Neste caso é preciso conhecer técnicas e programas sobre design e ilustração. Os serviços variam desde criação de logotipos, estampas para camisetas, criação de design de produtos e embalagens, layout de sites, criação de catálogos, etc.

-Programação / Banco de dados

Se você domina programação e gosta de códigos, esta área está em grande expansão e os trabalhos são tranqüilos para serem feitos totalmente na Internet.

A maior procura para esta área está na criação de sites, programas de dados, aplicativos diversos para sites, criação de sistemas e funções adicionais, etc.

-Redação / Revisão / Tradução

Para alguns trabalhos nesta área é exigido formação em Jornalismo ou Letras (no caso de traduções), mas há bastante disponibilidade de projetos que buscam apenas pessoas que gostem de escrever e consigam desenvolver artigos interessantes para diversos sites e blogs.

Para revisão são disponibilizados textos que devem ser revistos antes da publicação em sites e na parte de tradução o trabalho consiste em traduzir documentos, textos, etc.

Uma boa dica para quem deseja seguir essa área é começar com artigos mais curtos e simples de temas que já domine e depois possa variar.

Para conhecer todas as oportunidades disponíveis para trabalho pela Internet freelancer existem sites especializados em fazer esta ligação e blogs ou sites que disponibilizam vagas no item “Trabalhe Conosco”. O interessante, conforme a área que deseja dedicar-se, é montar um portfólio online para expor todos os seus trabalhos e facilitar a divulgação. O apoio dos amigos e conhecidos junto com o boca-a-boca e as pesquisas no Google são essenciais para este tipo de trabalho.

Lógico que se usarmos a criatividade existem muitas outras opções de trabalho pela Internet, então aqui vai uma boa dica: SEJA INOVADOR! Afinal, a concorrência na web está cada vez mais acirrada e se você conseguir o seu diferencial poderá ganhar muito mais dinheiro.

E você, já pensou em trabalhar pela Internet?

Por Jeniffer Elaina

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

One comment

  1. Artur Guitelar says:

    Bem legais as dicas =]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print