Outsourcing – Delegando tarefas para produzir mais

Você já está a um passo de ter um negócio próprio de grande sucesso. Já viu que terá que planejar tudo de maneira correta para poder ganhar ainda mais. Que tal agora cuidar da delegação de tarefas em sua empresa? Então vamos aprender um pouco sobre Outsourcing.

O que é Outsourcing?

Primeiramente vamos entender o que significa esta palavrinha tão importante para seu novo negócio. Muitos provavelmente já ouviram falar ou leram a respeito, mas para muitas empresas isso ainda é uma novidade não utilizada.

Analisando a palavra em si, em Outsourcing “OUT” significa “fora” e “SORCE” / “SOURCING” significa “fonte”. Sendo assim, falando de uma maneira mais direta e sem delongas, temos fontes que são de fora dentro de um processo de Outsourcing.

De forma mais culta podemos designar isto como uma terceirização de mão-de-obra, que está ligada diretamente à contratação de serviços. Assim, alguns serviços e atividades de uma empresa são repassados para uma empresa terceirizada especializada (ou para um profissional autônomo competente) naquele determinado assunto.

Cuidado para não confundir Outsourcing com Terceirização. O Outsourcing trabalha mais com processos e serviços com a utilização de intelectual especializado, enquanto a terceirização diz respeito ao trabalho “braçal” com pouco uso de tecnologia.

Quando utilizar Outsourcing?

Você deve atentar-se aos processos que serão feitos através de Outsourcing, pois estes devem ser de baixo risco.As áreas em que há mais destaque são:

Planejamento e Estratégia: abrange os serviços de consultoria. O ideal é fazer uma negociação onde a consultora comprometa-se a não somente entregar o plano estratégico, mas também participar da implementação do mesmo.

Além dos serviços de consultoria temos os administradores não executivos, que participam na definição de grandes estratégias da empresa e os gestores interinos, contratados temporariamente para resolver um problema especifico.

Financeira, júridica e administrativa: é a mais utilizada no Outsoursing. Presta serviços de contabilidade, apoio jurídico e fiscal, processamento de salários e manutenção de aplicações informáticas de controle.

Na área administrativa ainda podemos explorar a gestão de frotas para aquisição ou aluguel de automóveis para serviço, manutenção e revisão, etc.

Recursos Humanos: o recrutamento e a seleção apresenta vantagens que podem ser vistas claramente. As agências de recrutamento desempenham grande papel na triagem de funcionários, política de remunerações, definição de planos de carreira e possível política de bônus e incentivos.

Marketing e vendas: a maior parte das empresas utiliza esta área no momento de fazer publicidade. Além disso, ações de marketing direto, estudos de mercado, promoções de ponto de venda. Um aspecto muito importante a ser aproveitado nesta área é o marketing digital e a gestão e manutanção de sites.

Informática, produção e logística: Inclui a compra de equipamentos de informática, gestão de redes e bases de dados, etc. Produção, pesquisa e desenvolvimentro de novos produtos também podem ser utilizados.

Na realidade ainda há bastante área a ser explorada pelo Outsourcing. Tudo depende da sua necessidade, imaginação e cuidado no momento de terceirizar um processo.

Por que utilizar Outsourcing?

Depois de tudo isso, por que utilizar Outsourcing então? Bem, os motivos são inúmeros, mas já podemos perceber que a redução de custos internos é notável. Na maioria dos casos (senão em todos eles), o custo de buscar profissionais especializados fora da empresa é menor do que aquele que teria que desembolsar para possuir a mesma qualidade através da contratação de mão-de-obra, treinamento e desenvolvimento dentro da empresa.

Dentre os diversos motivos para a utilização do Outsourcing, podemos citar:

  • Redução de custos: diretos e indiretos, visto que não há contratação de mão-de-obra, nem despesas com o processo a ser realizado;
  • Libertação de recursos: o enfoque da empresa e dos gestores fica direcionado para partes e setores mais importantes;
  • Acesso a competências especializadas: como o recurso humano da empresa é restrito, há a oportunidade de explorar novas competências.
  • Melhores índices de produtividade: como Receita/ Empregado, Lucro Operacional/Empregado, etc.
  • Eficácia nos direcionamentos de recursos da empresa: através do gerenciamento de serviços e formulários e relatórios personalizados.

Por que não utilizar Outsourcing?

Depois de ver tantas vantagens em utilizar este processo, será que existem motivos pelos quais você não deve utilizá-lo? Sim. Como em qualquer investimento ou processo dentro de uma empresa, ele apresenta riscos (que podem ser evitados, lógico). Dentre alguns motivos de riscos, podemos citar:

  • Perda da segurança e do controle, visto que você estará repassando algumas tarefas para outra empresa que cuidará disso;
  • Resultados e custos nem sempre são de acordo com o planejado, podem custar mais caro para sua empresa ou não render o quanto esperava;
  • Dependência criada em tornos de parceiros que às vezes não são muito compromissados com o negócio.

Claro que como em todos os projetos e processos podemos evitar vários problemas ou pelo menos minimizar os riscos de cada processo. Um detalhe muito importante é a escolha das empresas contratadas para outsourcing e a comunicação existente entre e a sua empresa e a contratada. Tomando estes cuidados com certeza já evitará muitos problemas e minimizará vários riscos.

E com isto concluímos este curso de sete lições que, apesar de um pouco mais curto que os outros, apresenta os passos fundamentais para o desenvolvimento de negócios realmente promissores!

E então… Já está preparado para abrir seu próprio negócio e fazer dele um sucesso?

[Este artigo faz parte de uma série de artigos que compõe o minicurso Como abrir seu próprio negócio]

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print