Papel do líder em uma organização

Nossa sociedade atualmente prega muito a importância de um líder nas empresas, mas será que sabemos mesmo qual o papel de um líder em uma organização? Todos os cursos livres, técnicos e de pós-graduação em administração ou gestão de negócios usam essa expressão ao menos uma vez. Liderança já se tornou um termo bastante abrangente, formado por vários atributos positivos importantes para as formações de equipes eficientes e tal termo até mesmo vem se ramificando, por exemplo, formando uma nova expressão – a liderança servidora.

Mas não basta falar, é preciso por em prática – e a grande pergunta que fica no ar é: as organizações estão realmente favorecendo a formação de líderes dentro de suas instalações? O que mais encontramos por aí, chefes autoritários ou líderes carismáticos? Infelizmente, a imagem do “chefe autoritário” ainda é mais comum do que o “líder servidor”. Um erro muito comum é acreditar que liderança é algo congênito, isto é, com o qual já se nasce e pronto, que não pode ser desenvolvido – mas este é um grande equívoco, pois as várias habilidades de um líder podem ser aprendidas e treinadas. Um líder deve ter uma boa capacidade de compreensão, ouvindo pares e subordinados antes de tomar uma decisão, deve também saber negociar a fim de que todos concordem com a decisão tomada e deve ser bastante comunicador, pois falhas em comunicação podem comprometer todos os resultados obtidos por meio de sua liderança.

Entretanto, mesmo sendo gritante a importância do papel de um líder nas organizações, muitas delas ainda encontram dificuldades para o desenvolvimento de tal talento. Problemas na cultura organizacional podem levar a suprimir toda e qualquer iniciativa de liderança que se desenvolva na mesma. E infelizmente, como este é um conceito bastante apreciado pela sociedade, até mesmo empresas com tais problemas culturais dizem apreciar e incentivar o espírito de liderança nas mesmas, transformando este em uma tática de marketing. Precisa-se, assim, de uma completa reforma do ambiente organizacional para que não somente líderes, mas também os vários outros talentos possam despontar.

Ser líder. Pode parecer algo fácil de entender e aplicar, porém o que estamos vendo nas empresas é que não é algo tão simples assim. E se a sua empresa ainda não está atenta a isso, então ela pode ter grandes problemas com concorrentes que já desenvolvem tais vantagens.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print