Papo Reto: tirando proveito da deflação e recuperação da produção industrial

Analisando notícias e artigos dos últimos dias dos dez principais websites e blogs das áreas de finanças pessoais, economia e emprego, identifiquei um bom leque de oportunidades para reduzir despesas e buscar novas fontes de renda, peças-chave para que possa investir melhor e construir um futuro financeiro muito melhor para você e sua família. Então, se ultimamente você esteve com a “corda no pescoço” ou procura expandir sua receita com o intuito de construir seu patrimônio, talvez os artigos aqui citados possam oferecer-lhe alguma direção.

Deflação generalizada?

Fontes:

Segundo notícias publicadas no Portal Brasil, o mês de julho também trouxe uma queda da inflação, impulsionada principalmente pela queda dos preços no mercado imobiliário e do INCC (índice nacional da construção civil) que apresentou crescimento negativo.

O que pode representar um problema para pessoas que atuam no mercado imobiliário ou que desejam vender sua casa ou apartamento, pode representar uma oportunidade para aqueles que desejam adquirir seu próprio imóvel. Além disso, se você paga aluguel possui uma forte justificativa para negociar um não aumento no reajuste anual do aluguel, já que o mercado se encontra diante de tal crise.

Também pode ser um bom momento de ir às compras e pechinchar, “brigar” por um bom desconto nas compras à vista, já que a deflação é um sinal de que menos pessoas estão comprando. Vale lembrar, claro, que você não deveria sair correndo e comprando tudo o que vê pela frente, mas somente aquilo que você já previa dentro de seu orçamento e tendo a possibilidade de pagar à vista!

Possível retomada do crescimento da economia?

Fontes:

Mais uma vez segundo dados do Portal Brasil, as áreas de agronegócios, mineração e produção industrial apresentaram resultados positivos em suas balanças, movidos principalmente pelo momento de relativa queda do dólar e aumento das exportações. São indícios de que estamos diante de uma retomada do crescimento da economia?

Bastante provável, mas para garantir isso, precisamos ver estes e outros setores apresentarem maior demanda de mão-de-obra, injetando recursos financeiros no seio da família brasileira que permitirá o crescimento saudável do comércio interno novamente. E ao que indica, alguns setores como o automobilístico ainda precisam de muito subsídio governamental para não ocorrer cortes de recursos humanos, como deixa claro o artigo Iniciativa mantém 2,7 mil empregos no setor de automóveis.

Como tirar proveito desse momento? Quem possui experiência no campo de vendas pode encontrar muitas oportunidades naqueles setores que estão crescendo. Para os demais, acredito que podemos esperar uma retomada do crescimento do comércio até o fim do ano que pode representar muitas oportunidades, principalmente para quem deseja operar no meio digital como vendedor, afiliado ou produtor de infoprodutos. Aliás, o Dinheirama publicou recentemente um artigo endossando a possibilidade de faturar algum dinheiro com vídeos, que são um tipo de infoproduto.

Artigos recomendados: Infoprodutos ainda são rentáveis?Como criar um infoproduto? e Fazer dinheiro com vídeos.

Cuidando de suas finanças e investimentos

Fontes:

Alguns bons artigos para ajudá-lo a controlar seu orçamento e melhorar seus investimentos foram publicados. Até gostei deles, mas se você já é “leitor das antigas” do Clube do Dinheiro, provavelmente já viu aqui (espalhado em diversos artigos) a maior parte senão todas esssa dicas.

Mesmo assim, aqui vai um resumo do que você pode aprender lendo estes artigos:

  • Quando economizando e investindo, não caia na armadilha de planejar somente para curto ou somente para longo prazo, você precisa dedicar recursos para desejos mais imediatos, porém sem afetar o acúmulo de recursos para alcançar metas de longo prazo;
  • Gerentes de bancos trabalham para bancos, então na maioria das vezes estão defendendo os interesses destes. Assim sendo, por mais interessante que pareça uma proposta de investimento, faça seu trabalho e analise prospectos, taxas, alíquotas de IR etc.
  • O passo-a-passo para organizar sua vida financeira familiar serve para organizar a vida financeira de seu novo negócio, isto é: separar as contas da empresa, elaborar orçamento empresarial, observar o fluxo de caixa, acompanhar todas as movimentações financeiras, reduzir custos e investir de forma planejada;
  • Muito cuidado para não cometer erros como envolver-se em despesas muito caras como a reforma de uma casa sem ter as devidas condições financeiras ou não investir o suficiente para o seu futuro;
  • Bônus: Dissocie padrão de vida de padrão de consumo. Você pode ter um estilo de vida melhor e mais saudável com sua família e ainda assim gastar menos, só depende de suas escolhas. Nenhum artigo citou isso diretamente, mas foi a primeira coisa que pensei ao ler o título de um dos artigos, algo simples porém muito ignorado.

Reforma trabalhista aprovada no Senado

Fonte:

Nathalia Arcuri gravou um vídeo no YouTube falando a respeito dos 10 pontos mais polêmicos (em sua opinião) sobre reforma trabalhista recém-aprovada pelo Senado brasileiro – vale lembrar que isso não significa que ela já entra em vigor, pelo contrário, muita coisa ainda vai rolar, ok?

Um dos pontos “polêmicos” apresentados não considero polêmico e sim uma regularização deveras importante: como ficam as despesas de quem trabalha a partir de um home office? Até pouco tempo atrás não havia regulamentação quanto a isso, assim sendo despesas como água, luz e internet ficavam por conta do próprio empregado, a proposta aponta que tais despesas são de responsabilidade da empresa, que deverá acordar com o empregado quanto desse valor e como será pago. Nada mais justo.

Há outros pontos que são considerados “polêmicos”, porém que concordo e sei que minha opinião pode desagradar a um ou outro leitor, então farei o mesmo que a Nathalia e deixar que cada um reflita a respeito e forme sua própria opinião.

E sobre o cenário político?

Não vou listar notícias do tipo: Temer fica, Temer vai; Lula solto, Lula preso; Cadê o dinheiro de Cabral etc. Isso aí já está ficando um bocado repetitivo, então vamos somente aguardar os desdobramentos da Lava Jato e esperar que todos os que participaram da corrupção sistêmica, seja de forma ativa ou passiva, sejam julgados e devidamente punidos.

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *