Para depositar na poupança, qual o melhor dia do mês?

Quem de vocês ai tem poupança, sabe qual é o dia ideal para fazer o seu depósito? Sabe? Pensando nisso, escrevemos este artigo para lhe dar em detalhes essa preciosa informação.  Quando fomos conferir os acessos e pesquisas que tivemos aqui no blog, vimos que cinco internautas fizeram buscas sobre o assunto; então, decidimos fazer esse artigo para falar sobre isso.

Antes de continuar a leitura, leia nosso post sobre a caderneta de poupança para que você compreenda como funciona tudo.

Sintetizando, a poupança:

  • Trata-se de um investimento com baixo risco, mas que em contrapartida, tem um rendimento muito baixo;
  • A poupança tem um rendimento mensal, que acontece sempre em um determinado dia do mês, que é o aniversário da conta;
  • Caso o aniversário da conta seja nos dias 29, 30 e 31, o depósito do rendimento é feito no primeiro dia do outro mês.

Opção #1 – O dia mais interessante é hoje!

Quem não tem investimento nenhum no banco, deve começar o seu hoje mesmo. Veja a questão por esse lado: Quem vai adiando seu investimento, acaba nunca começando e nunca investimento.  Comece hoje, pois ficar sem poupar é bem pior, e também não existe um mal dia para poupar, o ruim é quem não poupa nunca.

Opção #2 – Defina o dia do aniversário de sua conta no mesmo dia do seu pagamento

É uma alternativa mais viável, especialmente para quem é mais disciplinado. Definir o aniversário da conta para um dia antes ou um dia depois do pagamento de seu salário é uma ótima pedida.

Para quem é mais desligado, essa é uma boa opção também, porque dai você nunca se esquece de depositar.

O melhor é que você estipule um valor fixo mensal a ser guardado na poupança. Pague a si mesmo e invista em seu futuro hoje mesmo; é a sua garantia para qualquer problema futuro financeiro que você possa ter.

Para os compradores compulsivos, é necessário que o depósito seja realizado assim que você receber seu dinheiro, pois se deixar para frente, pode acabar gastando demais e ficar sem grana para depositar.

Para quem é mais disciplinado com dinheiro, o depósito pode ser feito até mesmo antes do dia do recebimento de seu salário; ai, quando você recebe, o dinheiro da poupança já está no banco e você não precisa se preocupar.

Agir assim é muito bom para manter a regularidade dos depósitos. Só que existe um “que” nessa atitude: o valor fica na conta corrente até o dia do depósito na caderneta de poupança, sem render nem um centavo. Não há vantagem nisso, portanto o melhor acaba sendo depositar o dinheiro na poupança direto.

Opção #3 – Faça o depósito de todos os seus investimentos, em um único dia

Quem já tem outros tipos de aplicação e faz o depósito para elas em um certo dia do mês, deve programar o depósito na poupança juntamente com o dos outros investimentos. É muito mais prático, concorda?

É um hábito vantajoso, pois você não deixa de depositar em nenhum de seus investimentos e ainda ganha tempo, pois faz tudo em um único dia.

Este tipo de comportamento vai lhe conferir organização e capricho com a poupança e os seus outros investimentos. Assim, você pode acompanhar melhor como vão seus investimentos e mudar alguma coisa, se julgar necessário.

Fique atento ao seguinte detalhe: O aniversário da poupança acontece no mesmo dia do depósito anterior.

Então fique atento e sempre realize o depósito no mesmo dia do depósito anterior, seja qual ele for. Agindo assim, você recebe corretamente seu rendimento, sem nenhum problema por depositar em datas diferentes.

Sempre que puder, fique de olho nas taxas de juros que fazem parte do cálculo do rendimento mensal da poupança, para que você entenda os valores de seus rendimentos. E tenha atenção com os comprovantes do banco e as variações dos percentuais do tesouro público.

O que você acha? Tem mesmo um melhor dia para depositar na poupança, na sua opinião?

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *