Passo-a-passo para o sucesso no marketing em mídias sociais

Não importa se você possui um pequeno negócio ou se é um profissional autônomo, se possui um escritório próprio ou se trabalha a partir de casa, quando o assunto é alcançar novos clientes de forma efetiva, uma das melhores formas atualmente é por meio das mídias sociais. E isso já não é tão novidade: desde a época do Orkut (quem aí ainda lembra dele?) que vemos muitas pessoas tentando usar de tais canais de comunicação para divulgar produtos e serviços – entretanto, feito muitas vezes de forma totalmente errada. Bem, hoje vamos discutir um pouco alguns passos a serem executados a fim de ter um melhor impacto nas redes sociais.

1. Tudo começa pela escolha de seu nome de usuário. Se você ainda não tem uma conta de usuário em cada rede social para o seu negócio, então você precisa ir em cada uma delas e configurar suas contas o quanto antes, a fim de tentar assegurar os melhores nomes possíveis. O ideal é conseguir exatamente o mesmo nome de sua empresa, atividade que exerce ou o seu próprio nome (no caso de profissionais autônomos), mas caso isso não seja possível, tente conseguir nomes tão próximos quanto for possível.

2. Crie listas de mensagens a publicar. Um aspecto importante para sobressair-se nas redes sociais é a participação por meio de publicação de mensagens – e pode parecer fácil escrever uma ou duas mensagens, mas torna-se um desafio quando se tenta produzir conteúdo em quantidade suficiente para manter seguidores atentos à sua marca. No Twitter, por exemplo, contas recentes podem publicar 10 a 20 tweets por dia, mas contas mais velhas podem tweetar até mesmo 100 vezes ou mais por dia sem levantar suspeita de spamming – isso depende, claro, do conteúdo das mensagens publicadas. Tire proveito disso, criando listas com dezenas ou mesmo centenas de mensagens e, por meio de alguma ferramenta para agendamento, faça com que as mesmas sejam publicadas ao longo de dias ou mesmo semanas.

3. Identifique seu público-alvo. As redes sociais apresentam número de usuários na casa das centenas de milhões. Entretanto, você não precisa chamar a atenção de todos eles, apenas daqueles que compõem o público-alvo de seu negócio. Para tal, identifique quem segue os grandes influenciadores de seu nicho ou escreve mensagens envolvendo palavras-chave relevantes para o seu negócio.

4. Interaja com seguidores e influenciadores. A fim de garantir uma maior repercussão de suas mensagens e chamar a atenção de potenciais clientes, você precisa interagir nas redes sociais. Para tal, envie desafios, perguntas ou respostas para perguntas daquelas pessoas. Essa interação deve ser levada a sério e realizada pelo menos uma vez por dia – e não dá para ser automatizada!

5. Automatize algumas tarefas de forma moderada. Como disse no item anterior, algumas coisas não podem ser automatizadas, mas há outras que podem e devem ser automatizadas – porém de forma moderada, a fim de não caracterizar spamming, o que poderia significar até mesmo o banimento de sua conta de usuário! A fim de determinar o nível de automação que deve realizar, basta usar o bom senso e perguntar a si mesmo quantas vezes por hora ou por dia uma usuário normal executa certas tarefas no Twitter e não extrapolar aqueles valores.

6. Conecte as suas contas de redes sociais. Certas ferramentas permitem a conexão de várias contas de redes sociais, permitindo que aquilo que é publicado em uma conta seja postado automaticamente em outra e assim por diante. Esse mecanismo é muito interessante pois, aliado aos itens 4 e 5, permite-lhe aumentar o seu poder de alcance nas redes sociais sem parecer um spammer.

7. Busque alternativas para alavancar seus resultados. Agora que você já possui os alicerces do processo de promoção de seu empreendimento em redes sociais, é hora de alavancar os resultados. Isso pode ser feito por meio de publicidade dentro das redes sociais (Facebook e Twitter já oferecem tal opção), contratando serviços de promoção em contas de usuários populares (em Fiverr.com há vários gigs oferecendo tal serviço) ou mesmo criando outras subcontas para retweetarem e favoritarem seu conteúdo, criando assim algum grau de interação inicial para despertar a curiosidade de outras pessoas quanto ao que você tem a oferecer.

Sete passos simples que, se bem empregados, podem ajudar seu negócio a sair do anonimato nas redes sociais e trazer ROI em um período curto (menos de um ano), uma vez que todos esses passos podem ser executados com orçamentos muito curtos. Em outra oportunidade, falaremos mais a respeito de como elaborar conteúdo motivador para redes sociais!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print