Por que seu site de jogos não ganha dinheiro

Olá a todos, amigos do Clube! Em novembro do ano passado iniciei uma discussão aqui sobre ganhar dinheiro com sites de jogos em Flash, apontando aqui as dificuldades que há em torno de tal nicho. Sim, apesar de “jogos serem diversão”, com certeza ganhar dinheiro por meio de jogos online gratuitos não é algo tão simples assim!

Aí recebemos um comentário de nosso amigo Anderson comentando a respeito de seu site de jogos em Flash, o Seuz Jogoz ( seuzjogoz.blogspot.com ), dizendo que no momento ele não ganha dinheiro suficiente no mesmo que justifique a manutenção do mesmo. Daí perguntou se há mais dicas sobre como ganhar dinheiro com sites de jogos em Flash.

Fizemos então uma rápida análise sobre o site dele bem como levantamos algumas outras dicas que devem ser úteis não somente para eles, mas para todos aqueles que pretendem ganhar dinheiro com sites de jogos. Devo lembrar que não sou um especialista em monetização de sites de jogos em Flash, mas mesmo assim vou dar os meus “pitacos”. Vamos lá?

Dica #1 – Contextualização dos anúncios exibidos

No caso do Seuz Jogoz, percebi que os anúncios estão completamente descontextualizados em relação ao conteúdo do site. Quero dizer, o site apresenta uma variedade de jogos em Flash, mas as propagandas são de cursos e compras online não relacionadas a jogos! Esse ponto prejudica bastante, pois mesmo que você consiga tráfego para o seu site, é bem provável que seus visitantes não estejam interessados naqueles anúncios.

Um jeito de conseguir anúncios contextualizados automaticamente é utilizar-se de um sistema de anúncios que o faça para você, como é o caso do Google Adsense. Entretanto, se você ainda não possui conta no Google Adsense, não estou bem certo de que eles dão contas novas a sites de jogos em Flash, tendo em vista o fato de que tais sites não apresentam conteúdo original. Você pode tentar requerer sua conta e, caso não seja aprovada, você poderia criar um blog sobre jogos em Flash onde comentaria sobre alguns deles e tentaria a aprovação por meio deste blog, aí poderia utilizar-se do Google Adsense tanto no blog quanto em seu site, ok?

Outra alternativa é buscar você mesmo por anúncios que sejam relacionados ao seu nicho, por exemplo procurando programas de afiliados de jogos online. A vantagem é que é muito fácil encontrar tais programas de afiliados pela Internet – há muitos! A desvantagem é que eles somente pagam por conversão, isto é, por venda feita, então mesmo que 50 pessoas cliquem eu seu anúncio, você somente receberá pelas vendas realizadas.

Dica #2 – Descrições de jogos mais completas

Outro problema que percebi nos jogos presentes em seu site, Anderson, foi quanto às descrições: a maioria deles possuem descrições bem curtas e os demais nem mesmo possuem descrições!

As descrições de seus jogos são uma das poucas formas dos motores de busca identificarem o conteúdo de cada uma daquelas páginas (isso e o perfil de backlinks, mas aqui é onde todos estão a focar sua estratégia para competir, então você precisa focar em algo um pouco diferente para se destacar). Para mim, uma boa descrição de um jogo:

  • Apresenta no mínimo 70 palavras. Na verdade, no ano passado, eu estava planejando adotar um mínimo de 100 palavras por descrição, mas como eu tenho (muitos) outros blogs, acabei não atualizando meus sites dessa forma;
  • É bastante atraente e convidativa para o jogador, passando uma ideia geral do que se trata o jogo;
  • Apresenta certos termos importantes, como o nome do jogo, tipo e subtipo de jogo (jogo de ação, jogo de luta, etc.), características mais importantes, etc.
  • É original! Se o seu site possui a mesma descrição que outros 500 sites, como o seu irá destacar-se?

Como se pode perceber, dá um pouco de trabalho para fazer isso, mas você quer ganhar dinheiro com seu site, não quer? Ou prefere continuar somente a subir jogos e mais jogos e fingir que irá ganhar dinheiro só por fazer isso? A qualidade de cada uma daquelas páginas é fundamental no sucesso de seu site!

Dica #3 – Trazendo visitantes de volta

Quem possui um site de jogos em Flash já deve ter percebido que é bem difícil conseguir novos visitantes para o seu site, não é mesmo? Então, uma boa estratégia é planejar como reter seus visitantes, isto é, como fazê-los passar mais tempo em seu site e convencê-los a retornar ao mesmo outras vezes.

Quanto a passar mais tempo, claro, depende da qualidade dos jogos que você publica: se você publica jogos em Flash ruins e com uma baixa frequência, então seus visitantes não vêem por que deveriam gastar seu tempo ali, mas se você publica bons jogos em Flash e com uma frequência razoável, então seu site pode entrar na “lista de favoritos” deles devido à qualidade do que ali é encontrado.

Agora, só isso não garante o retorno do seu visitante. Por exemplo, após duas semanas, se alguém quiser voltar ao seu site… como era mesmo o nome dele? SeusJogos.blogspot.com? seuzjogoz.com.br? Enfim, a pessoa pode nem mesmo lembrar mais que existe o seu site. Para isso, você precisa “dar uma forcinha”, por exemplo por meio de algum e-mail marketing.

Uma estratégia interessante é promover em seu site uma newsletter que divulgue os novos jogos publicados semanalmente bem como outras informações interessantes para quem gosta de jogos em geral. Se eles gostarem do que lêem, é bem provável que irão até o seu site conferir um pouco mais de perto.

Dica #4 – Sites de reviews e previews de jogos atraem mais visitantes que sites de jogos em Flash

Não adianta reclamar, resmungar ou contra-argumentar, isso é fato. Sei disso por experiência própria. Isso acontece porque sites de reviews e previews conseguem melhores posições nos motores de busca para palavras realmente procuradas, enquanto que, no caso de sites de jogos em Flash, cada jogo está publicado em uma quantidade tão grade de sites de jogos que, mesmo que uma pessoa busque por aquele jogo no Google Search, as chances de acharem o seu site são muito, muito poucas.

E o que fazer? Simplesmente desistir de seu atual empreendimento e começar um site de reviews? Talvez não precise ser tão radical, talvez uma boa estratégia seja começar um site de reviews e usá-lo para direcionar o tráfego que deixa o seu site para o site de jogos em Flash.

Eu faço isso em meu site Giga Mundo – Jogos, por exemplo, incluindo na sidebar os últimos jogos publicados no meu site Carmaziel Games. Assim, parte dos visitantes que não querem mais estar em meu blog sobre jogos acaba por sair dele e ir para o meu site de jogos em Flash.

Essa tática é boa principalmente se você possui uma tática forte para reter esses visitantes, levando-os a visitar mais e mais vezes o seu site (infelizmente minha tática aqui está um pouco fraca, preciso revê-la, mas isso vai ter que esperar).

Dica #5 – O layout importa

Outro ponto importante que explica por que seu site de jogos não ganha dinheiro pode ser o layout (e aqui não estou me referindo diretamente ao site de Anderson, mas a todos, inclusive o meu!).

Os grandes sites de jogos em Flash possuem layouts muito bonitos, convidativos, “divertidos”. O layout do meu site mesmo não está bom nem para conseguir vender água no deserto! 🙁

É necessário, então, uma boa análise não somente do layout, mas também das funcionalidades que lá estão presentes tal que o site seja realmente fácil de usar e bonito. Isso requer, claro, alterações no template do mesmo.

Dica #6 – Estude e imite os grandes sites

Uma forma de saber o que pode mudar e melhorar em seu site é analisar os grandes sites de jogos em Flash e perguntar-se: o que eles oferecem ao usuário que o meu não oferece ainda? Pensando assim é bem provável que você encontre algumas respostas bastante interessantes e construtivas!

E como encontrar esses grandes sites? Simples, realize uma busca no Google Search por “flash games”, “free flash games” ou por um termo mais específico, por exemplo, se seu site contém somente jogos de zumbis, então poderia ser “zombie flash games” ou “zombie games”.

Enfim, estude-os de todas as formas possíveis (layout, funcionalidades, SEO, etc.) e você conseguirá algumas boas dicas.

Bem, apresentamos aqui seis dicas. Há várias outras espalhadas por aí (inclusive aprendi algumas novas com um e-book, mas ainda não pus em prática, então não vou indicá-las), não se “amarre” a somente estas, mas que elas sejam o seu ponto de partida a fim de reverter a situação e começar a ganhar dinheiro com sites de jogos em Flash, ok? 😉

 

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

3 comments

  1. Anderson says:

    então, eu tenho um site de jogos e realmente não ganho um centavo com ele, ja tem mais de 13 mil acessos, se cada um me desse um real a essa hora ja tava com 13 mil, falando sério, eu vi que você respondeu no meu facebook mais não vi a sua resposta, quando for responder responde no meu email ou no meu msn: seuzjogoz@hotmail.com se você souber qualquer dica que possa mudar isso ja ajuda muito. se quiser conversar comigo manda um email ou entra no meu msn.

  2. Anderson says:

    agora eu li o seu artigo e realmente faz sentido, então o problema são os anuncios e a falta de descrição nos jogos? é que é o seguinte: se dependesse só de mim todos os jogos teriam uma ótima descrição mais acontece que a maioria dos jogos são com codigos: codigos de vidas que não acabam, codigos de energia infinita, codigo de tempo infinito e como a maioria dos jogos é com codigo, é impossivel colocar descrição em todos os jogos porque o site que eu pego esses jogos com codigos não tem descrição e não permite colocar descrição, todos os jogos que estão sem codigo tem descrição. colocar descrição em todos os jogos seria ótimo, mais não sei como melhorar isso, acho que só se eu fizesse um site só com jogos com codigos e o outro sem.

  3. admin says:

    Olá Anderson, tudo bem? Sim, você precisa rever os anúncios, trabalhar com opções mais relevantes para o seu público. Para quem está começando, é interessante buscar sistemas CPC, isto é, que pagam por clique, pois sistemas CPA (que pagam por ação, geralmente uma venda) exigem maior experiência para ter bons frutos.

    Já quanto às descrições, é realmente essencial que você trabalhe com descrições legais e originais para cada jogo, o que ajudará a destacar-se de outros.

    Mas só esses dois ingredientes talvez não sejam suficientes! Como disse, uma forma de alavancar bem o seu site de jogos em Flash é publicitar esses jogos em um blog de reviews de jogos (tanto de jogos em Flash quanto jogos para consoles e PCs). Isso pode ajudá-lo a criar não somente um canal para divulgação do site de jogos em Flash, mas também um novo site para ganhar dinheiro.

    Agora, juntando tudo isso, a dica que dou é que se você realmente quiser trabalhar sério com isso você precisará ter seu próprio domínio e hospedagem, mas já vou lembrando que o nicho de jogos em Flash encontra-se bastante saturado e pode dar muito mais trabalho para firmar-se do que em outros meios. Eu mesmo prefiro focar minha atenção aos meus blogs informativos em vez de focar nos sites de jogos em Flash, justamente pelo baixo retorno que ele teve (principalmente no último ano).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print