Preparando seu home office

Nos dias atuais, uma boa alternativa de trabalho para muita gente, é trabalhar em casa, principalmente com as novas oportunidades de mercado que surgem para a execução de tal tarefa. Bem caros leitores para o processo de criação e montagem do seu escritório em casa nosso artigo de hoje dará algumas dicas de como preparar seu home office, e citará as vantagens e desvantagens de trabalhar em casa.

Montar seu home office ou escritório em casa é o passo inicial para o seu negócio em casa nascer. Os escritórios em casa servem para facilitar ainda mais a vida dos freelancers (profissional autônomo), permitindo exercer qualquer tarefa que o resultado seja o ganho financeiro, e ainda com a liberdade de estar em casa, porém essa tarefa não é tão fácil quanto parece. Veja porque algumas pessoas decidem montar um home office:
Vejamos alguns dos principais motivos e vantagens que hoje levam alguém a decidir por montar seu home office:

  • No seu negócio você é funcionário e seu próprio chefe, e seu trabalho permite que você defina sua rotina e carga horária de trabalho, no caso se ele será integral ou parcial.
  • Não necessita se locomover diariamente para um outro local, reduzindo custos com combustível, passagens, e nem precisa enfrentar a falta de segurança das cidades e mau tempo.
  • Você poderá escolher qualquer parte de sua casa para transformar em seu escritório, até mesmo sua garagem pode ser seu local de trabalho.
  • Estabelecimento de maior proximidade com a família.
  • Maior liberdade profissional, já que você mesmo escolhe como e com o que trabalha.

Assim como existem inúmeras vantagens, as desvantagens também aparecem, para você que quer ser seu próprio chefe, leia com atenção a lista abaixo:

  • E necessário muita disciplina e comprometimento com seu trabalho. Principalmente se você mora com a família, é importante lembrar que você deve estabelecer um dialógo esclarecendo como funciona o seu trabalho e os seus horários, para que isso não torne uma grande desvantagem.
  • Um ambiente de trabalho anti-social, o que em uma empresa iria acontecer o contrário.
  • Interferências de assuntos domésticos nos assuntos profissionais, ocasionando interrupções na produtividade do trabalho.
  • Dificuldade com as sobrecarga de trabalho.

E agora finalmente as dicas para você preparar o ambiente para o home office:

  1. Pense primeiro em como gostaria que fosse seu ambiente de trabalho e lembre-se que passará bastante parte do dia lá, executando suas tarefas.
  2. Verifique se a luminosidade é saudável e se o espaço é bem arejado. Pense também em ter uma janela, quadro de avisos mesmo que seja para você, esses itens trará um pouco mais de conforto e flexibilidade ao seu ambiente de trabalho.
  3. Faça uma limpeza de objetos e móveis, verifique os quais são necessário e livre-se dos desnecessários para aproveitar maior espaço físico do seu ambiente. Selecione os instrumentos mais importantes para as suas atividades e deixem-os mais próximos possíveis de você no dia a dia, evite esconde-los em gavetas e armários, para não perder tempo.
  4. Escolha seus principais equipamentos de trabalho, como computador e/ou notebook de preferência com conexão a internet banda larga, impressoras e/ou multifuncionais, telefones e/ou aparelhos celulares e matérias de escritório como lápis, canetas, cadernos de anotações, resmas de papéis, entre outros, e procure deixa-los em nos locais mais viáveis.
  5. Prefira deixar os cabos e fios camuflados, existem mesas e bancadas especializadas para esconder a fiação, evite deixar fios por todo lado, afim de evitar desordem e futuros acidentes.
  6. Mantenha seu computador atualizado e livre das pragas, procure fazer cópias de segurança semanalmente, isso prevenirá caso seu computador apresente defeitos ou que até você mesmo apague arquivos que precise posteriormente, ou seja, evitará algumas dores de cabeça.
  7. Dica extra: Dê importância a sua saúde, considerando a ergonomia, e problemas como, LER e visão. Coloque a mesa e a cadeira na altura e posição certa, evite sombras e brilhos excessivos, posicione o monitor na altura dos seus olhos, e faça algumas pausas regulares de poucos minutos.

Gostou das nossas dicas? Comente! Exponha a sua opinião para nós, e até o próximo post!

Por Caroline Brasil

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print