Programa Dinheiro no Bolso

Olá a todos, amigos e leitores do Clube do Dinheiro! Estamos de volta com mais um artigo, desta vez um “artigo-recomendação”, isto é, um artigo escrito com o intuito de recomendar algo – e que, neste caso, se trata do programa de televisão Dinheiro no Bolso, um programa apresentado no canal Futura em parceria com a BM&F Bovespa.

Eu, sinceramente, não conhecia ainda esse programa. Vi-o por acaso, enquanto jantava (estou sozinho em casa hoje, o que significa que eu escolho o que quero assistir! Sério, minha mulher é quem escolhe a programação 🙁 ) e gostei bastante da ideia do mesmo: vários participantes concorrem a um prêmio de R$ 10.000,00 em ações ao final da temporada (são dez programas) e a cada programa precisam responder várias perguntas sobre finanças pessoais e investimentos financeiros.

Fiquei muito feliz com o que vi. Primeiro, porque eu acertaria quase todas as perguntas do programa! \o/ Talvez você esteja pensando “dã, claro, você é especialista nisso!” mas lembre-se que na verdade não o sou (ao menos não por formação educacional), entretanto amo tais assuntos e por isso leio o máximo que posso sobre cada um deles (inclusive, adquiri um livro sobre investimentos financeiros que está na “fila para leitura”, que foi interrompida pela volta às aulas do mestrado).

Fiquei espantado por ver pessoas que participam de um programa sobre finanças e investimentos, concorrendo a um prêmio de R$ 10.000,00 , que demonstravam pouco conhecimento naqueles assuntos. Claro, eles iriam participar de tal programa e portanto devem ter procurado ao menos estudar um pouco sobre o conteúdo e isso aponta que não basta somente “ler por ler”, como se estivéssemos lendo uma revista em quadrinhos.

Se você quer realmente aprender, você precisa ler, assistir, ouvir, discutir e experimentar. Se fizer essas cinco coisas, com certeza aprenderá muito mais. Talvez você esteja pensando “pô, Christiano, mas assim vai me dar muito trabalho, vou acabar estudando muito pouco do que realmente preciso!” o que é melhor: aprender 0% de 100% do conteúdo (resultado final: 0%) ou 100% de 25% do conteúdo (resultado final: 25%)? Bem, a resposta já está aí, não é mesmo?

Acredito que o fato de que venho até aqui e escrevo sobre tais assuntos bem como tenho a oportunidade de também aplicar meu dinheiro acaba por ajudar-me a consolidar tais conhecimentos. E talvez você esteja pensando “ah, mas para que vou estudar sobre investimentos se não tenho dinheiro para investir?”. Então comece por finanças pessoais, controle melhor seu bolso, faça o dinheiro “sobrar no fim do mês”, guarde-o por enquanto em uma caderneta de poupança e, aí sim, vá estudar mais sobre investimentos financeiros! 🙂

Enfim, como disse, eu acertaria muitas das perguntas, mas havia também algumas “cascas de banana” e algumas que eu realmente não sabia, o que me deixou com mais vontade ainda de estudar aprofundadamente o mercado financeiro – mas só poderei no ano que vem, por agora já tenho que estudar métodos formais, programação orientada a aspectos, arquitetura dirigida a modelos, o ensino de Engenharia de Software, ambientes virtuais de aprendizagem e, “de quebra”, elaborar meu projeto e plano de negócios para conclusão de minha especialização – “ô vidinha mansa”! 😀

Além disso, o programa trouxe-me ainda mais ideias para um futuro produto que estarei projetando e lançando no início do ano que vem – ideias que o tornarão ainda melhor! 🙂 Falaremos mais sobre isso em outra hora.

Bem, resumidamente, se você também gostou da ideia do programa e gostaria de assisti-lo, pode vê-lo no canal Futura, acesse aqui a programação de Dinheiro no Bolso. Entretanto, o que está sendo apresentado agora é uma reprise e você pode assistir todos os vídeos na TV BM&F Bovespa.

Já selecionaram os novos participantes para a segunda temporada, agora é só aguardar o início dela (enquanto assisto a primeira, claro, pois acabei de conhecer!). E você, meu amigo, quer mais dinheiro no bolso? Então “se liga” no Dinheiro no Bolso (desculpa, tinha que dizer isso!).

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print