Qual o negócio certo para você?

Ter um negócio próprio para ganhar dinheiro é o que todos querem. Porém, sem saber qual a opção mais viável fica difícil acertar, às vezes. Devido a isso, saber qual o negócio certo para você antes de investir em um deles é a melhor maneira de aumentar significativamente as chances de sucesso de seu empreendimento.

Não existe uma fórmula mágica que mostrará o negócio certo que dará 100% de chances de que fique rico ou milionário, mas existe alguns que aumentam a probabilidade de que tenha lucros para, quem sabe, vir a se tornar um milionário.

1 – Escolha o melhor segmento

Antes de começar por algo muito específico, escolher o melhor segmento já torna as alternativas menores. Sendo assim, pense em segmentos com os quais se identifica e liste-os (seja em um papel, no computador, celular, ou onde se sentir melhor).

Depois de listar os que têm a ver com você, deve fazer uma análise sobre este segmento na região onde pretende abrir o negócio. Neste momento, deve avaliar não somente se a concorrência é grande ou pequena, mas se há demanda e o que poderia ser feito para diferenciar-se da concorrência.

Feito isto, verá que alguns dos segmentos serão descartados, pois ou já estão saturados ou não há mesmo público. Deixe em sua lista somente os que demonstram ser mais viáveis e vá a próxima fase na escolha do negócio certo para você.

2 – Analise sua personalidade e experiência no segmento

Uma coisa é gostar de uma coisa e outra (bem diferente) é ter experiência no ramo e qualidades essenciais para “tocar o negócio”.

Por incrível que pareça, este é um dos grandes motivos que estão na lista das empresas que fracassam, pois os empresários se esquecem de avaliar o perfil e experiência.

Então pegue cada um dos segmentos e pense quantas vezes já trabalhou com isso durante sua trajetória profissional. Vá deixando uma pontuação maior de acordo com os anos ou meses que trabalhou também.

Só isso, porém, não basta, pois você pode ter experiência e nunca ter ficado muito em um cargo devido ao perfil do segmento. Imagine que seja de alimentos: você é do tipo que gosta de cozinha, gosta de sentir cheiro de comida, gosta de comer, sabe cozinhar, etc.? Se as respostas foram não, pode até ser que você consiga gerir o negócio a distância, mas será que não seria melhor que ao menos a metade das respostas fosse positiva?

Deixe na lista somente o que já possui experiência e se identifica com o perfil do negócio e descarte o restante.

3 – Avalie as alternativas para cada segmento

Agora que já ficou com segmentos que se identifica, que possuem espaço no mercado e que existe experiência, é o momento de analisar as alternativas de cada um.

Voltemos ao ramo de alimentação: você prefere abrir algo de comida japonesa, chinesa, baiana, mineira, fast food, etc.? Qual se daria melhor em sua região e o que poderia ter um diferencial em relação aos concorrentes (empresas do ramo de alimentação)?

Estas respostas mostrarão algumas alternativas para o negócio certo para você, pois verá que alguns segmentos não oferecem tantas opções como outros, sendo que alguns possuem mais possibilidade de diferenciação do que outros. Não se prenda ao óbvio e já existente: busque algo dentro do segmento com o que possa ganhar dinheiro e suprir as expectativas das pessoas, quem sabe, mostrando algo novo.

Risque e rabisque, pesquisa, pergunte a amigos e desconhecidos, mas tenha em mente que deve sempre usar a inovação e a criatividade quando for buscar o negócio certo para você.

Achou difícil ou pareceu muito complicado? Não vá desanimar sem nem mesmo tentar. Comece agora mesmo!

Lógico que seguir estas dicas e etapas não quer dizer que descobrirá o negócio certo para você, que vai ter sucesso e dar muito dinheiro. Estes passos apenas ajudam a pensar em um negócio certo de acordo com sua experiência e personalidade, levando em conta também o mercado, porém, um plano de negócios e um plano de marketing bem elaborados são essenciais para que as chances de sucesso aumentem, assim como as possibilidades de lucro.

E você, já sabe qual o negócio certo para você depois de seguir estas dicas? Então pode compartilhar suas ideias!

Por Jeniffer Elaina

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print