Quem paga a conta dos subsídios no Brasil?

Toda vez que alguma categoria de trabalhadores consegue um benefício, quem paga a conta, é o governo? E toda vez que o governo anuncia um aumento nos subsídios via bancos de desenvolvimento social (BNDES), quem arcará com isso, é o governo? E quando a presidenta da República anuncia aumento de orçamento para programas como Minha Casa Minha Vida ou Bolsa Família, quem pagará por isso (dica: não é a presidenta)?


Em cada uma dessas situações, quem irá pagar por tudo, no final das contas, não é o governo. Governo não tem dinheiro, ele administra dinheiro arrecadado do povo (por meio de impostos e taxas)! Assim sendo, quem paga a conta disso tudo é todo o povo brasileiro! E isso não é ruim, pois quando os benefícios advindos do subsídio possuem maior valor do que aquele que gastamos, então todos nós ganhamos. Por exemplo, se subsídio é empregado para recuperar prejuízos dos pequenos agricultores, isso permite que os mesmos mantenham seus negócios, produzam mais alimentos e isso se reverte em trabalhos e preços mais competitivos para produtos de primeira necessidade. Mas, se por outro lado um subsídio não agregar valor superior ao gasto, então “pagamos o pato”.


E isso acontece em muitas áreas, algumas das quais até você talvez nem perceba no dia-a-dia, como o preço da meia-entrada que, a fim de não perder dinheiro, teatros e cinemas acabam por cobrar valores muito altos – e o resultado é que aqueles que não pagam meia-entrada acabam por pagar preços muito caros.


Enfim, esse é um assunto importante e sobre o qual devemos refletir, a fim de entender quais serão as consequências para o nosso bolso para cada decisão que nossos governantes tomarão agora, nesse momento de crise. E quem quiser ler e entender um pouco mais sobre isso, o blog Dr. Money possui um artigo bem interessante sobre isso.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print