Quer ganhar mais dinheiro? Comece fazendo mais!

O artigo de hoje toca novamente em um assunto que nós já comentamos anteriormente: a necessidade de fazermos algo se realmente quisermos ganhar mais dinheiro! Sim, pois um dos nossos principais problemas é muito reclamar e pouco fazer, mas nós reverteremos isso agora, acompanhem-me.

Como perder metade de seus rendimentos

Até alguns meses atrás, estávamos em alta produtividade: eu estava escrevendo bastante aqui no Clube do Dinheiro e no Giga Mundo, minha esposa, que estava em período de férias, estava escrevendo bastante para o blog Nutrição em Foco e tínhamos contratado uma terceira pessoa para fazer algumas poucas atualizações no Giga Mundo, Enciclopédia da Saúde (o nosso mais novo “main blog” 🙂 ) e em outros blogs.

Tudo estava indo bem e os rendimentos estavam sendo suficientes para pagar os esforços de todos. Muito bom, pois se continuássemos naquele ritmo, até o fim do ano extrapolaríamos as nossas metas de produção!

Bem, o problema é que após as primeiras duas semanas de aula de minha esposa, ela não mais conseguia escrever artigos. Percebemos que a pessoa que havíamos contratado não se encaixava bem em sua função e tivemos que nos despedir dela, ficando somente eu para tentar gerenciar tudo. Não tardou para que eu, atolado em meu trabalho, também tivesse que reduzir a produção.

Claro, já imaginava o que iria acontecer e por isso tratei de procurar, umas duas semanas depois, uma nova pessoa para escrever alguns artigos para nós – e essa pessoa já está trabalhando conosco 🙂 . O fato é que aquelas duas ou três semanas de baixa produtividade foram suficientes para fazer nossos ganhos despencarem uns 25 a 30%.

Voltando à produção, havia o problema de gerenciamento de atividades – já que sou eu quem gerencia tudo e o trabalho ainda estava bastante apertado. Sendo assim, mesmo com alguma produtividade, os rendimentos não pararam de cair – estão agora em cerca de quase 50% do que ganhávamos antes!

Bem, não há problemas, já que é suficiente ao menos para pagar ao nosso mais novo escritor. O problema só é que não está a pagar as minhas horas e as de minha esposa, que escreve esporadicamente. 🙁

Reclamações à parte, apresentei essa cena somente para que vocês pudessem ver o quanto é importante manter a produtividade, gerenciar bem as atividades e tornar-se realmente um expert naquilo em que se empenha.

Como vou dobrar os meus ganhos

Obviamente que, quando deixamos de ganhar metade de nossos rendimentos, queremos recuperá-los tão rápido quanto for possível e, se der, ganhar mais dinheiro. Tarefa nada fácil, diga-se de passagem, quando você possui um trabalho de mais de 40 horas semanais e atua em um campo onde vale o “princípio da incerteza”.

Obviamente, se quero ganhar mais dinheiro preciso “fazer mais”, mas o que preciso fazer mais exatamente? Bem, divido sempre todas as tarefas em dois grupos: operacionais e administrativas.

Logicamente, preciso analisar em quais dessas estou pecando e, assim, melhorar meu desempenho, e em minha opinião estou pecando em ambas. No geral, podemos dizer que farei as seguintes coisas:

Focar naquilo em que ganho mais dinheiro

Apesar de parecer bastante óbvio, é comum, principalmente quando temos vários projetos, focarmos em novidades em vez de projetos rentáveis. Se feito dessa forma, estaremos sempre a ter projetos “mais ou menos” e não bons projetos, boas rendas.

Claro que sei quais projetos onde o “dinheiro nasce” e é neles que iremos focar.

Desenvolver novos produtos ou serviços

Uma segunda estratégia que estamos adotando é o desenvolvimento de novos produtos que futuramente serão bem mais rentáveis. Esperamos, assim, ter novas fontes de renda, já que concentrarmos em uma só é bastante arriscado.

Claro, isso parece ir contra o que pregamos na premissa anterior, mas o fato é que precisamos encontrar um ponto de equilíbrio, trabalhando assim aonde ganhamos mais dinheiro hoje e naquilo em que amanhã poderemos ganhar mais dinheiro. Se realmente fará dinheiro? Excelente pergunta, lembra-se que falei do “princípio da incerteza”? Aí está ele mais uma vez.

Gerenciamento das atividades e do tempo

Outra coisa que preciso fazer é reduzir o número de distrações e melhor aproveitar o meu tempo a fim de fazer algo que seja realmente rentável. Vocês podem achar que sou bastante focado e por isso não me distraio. Ledo engano. Já houve noites em que fiquei acordado, pensando em escrever três ou quatro artigos ao menos, e nada escrevi. O que fiz? Fiquei jogando free flash games em meu próprio website a noite toda (O que posso fazer? Tower defense games são meu ponto fraco!). XD

Bem, por sorte já escrevi um artigo sobre o assunto no Giga Mundo anteriormente, então agora estou indo lá mesmo reler o mesmo a fim de evitar que eu repita o problema (ao menos nos próximos 3 ou 4 meses, quando esqueço tudo e começo a errar outra vez XD ). O artigo em questão é este:  Administre melhor o seu tempo.

Bem, resumidamente, as regras são:

  • Evite as distrações;
  • Planeje e administre suas atividades;
  • Analise e reorganize o tempo dispendido em cada tarefa.

Simples, porém difíceis de cumprir à risca!

Marketing é preciso, viver não é!

Sem marketing, qualquer negócio simplesmente afunda: de que adianta um bom produto se ninguém souber que ele existe? E é por isso que a partir de hoje (na verdade, desde o início desta semana), estou me compromentendo a cada dia mais em analisar como andam as minhas (poucas, quase raras) estratégias de marketing.

Preciso trabalhar melhor, por exemplo, o SEM (Search Engine Marketing) a fim de conseguir destacar mais os meus blogs. Isso é importante não só por agora, mas para quando finalmente eu começar a lançar novos produtos, a fim de que sua disseminação seja tão eficiente quanto for possível.

Ok… Mas e agora?

Essas quatro regras são, em minha opinião, mais que suficientes para alavancar qualquer negócio, seja ele offline ou online.

E se você chegou até aqui e não sabe ainda o que fazer agora, oras, releia o título deste artigo: Quer ganhar mais dinheiro? Comece fazendo mais!

Então não há tempo a perder, trate e voltar aos negócios agora mesmo e fazer aquilo que precisa ser feito. Não atrase um minuto mais!

E você, amigo, já sabe o que vai fazer hoje para ganhar mais dinheiro? 😉

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

2 comments

  1. Art says:

    Realmente essa questão de focar no trabalho às vezes é muito difícil, principalmente no ramo da informática e, mais ainda, se estamos fazendo algo chato (o que não é o seu caso, penso eu)…
    Eu mesmo já me peguei em várias situações em que me distraí por horas em horário de trabalho com vídeos do youtube, quadrinhos online ou jogos em flash XD
    O profissional da informática precisa ter muita concentração para evitar até mesmo situações chatas com um superior quando se trata de distração =]

    Muito bom o artigo =]
    Art^^

  2. admin says:

    É Artur, e como você disse, qualquer profissional da área de TI está ainda mais sujeito a esse risco.

    Eu também devo confessar que já o fiz! Isso ocorre geralmente quando algo não está conforme esperamos – no meu caso, eu estava insatisfeito com algumas decisões a respeito dos projetos no dia e acabei encontrando na Wikipédia alguns artigos sobre super-heróis, o que me levou a ler sobre toda a vida deles. XD

    O mais importante é evitar que tais distrações prejudiquem-nos, caso contrário, amanhã, após esquecer delas, lembraremos somente do atraso e consequências que elas nos causaram!

    Um abraço e até breve!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print