Quero iniciar meu negócio na Internet… E agora, o que faço?

Olá amigos leitores do Clube do Dinheiro! Aqui estamos de volta com mais um artigo para falar sobre como iniciar um negócio na Internet, desta vez respondendo a mais um comentário (acabo com essa pilha de comentários ainda este mês, desta vez eu consigo!). A seguir, o comentário de Conrado, que me motivou a escrever este artigo:

Olá, estou visitando seu site e ainda vou ler mais um pouco de seus artigos, bom fiz um curso de website, mas foi fraco, porém o pouco que eu vi me interessou. Queria saber se é muito complicado fazer propaganda para empresas em que meu dia a dia eu necessito muito de seus produtos como por exemplo: Equipamentos de camping. O forte de minha cidade é o turismo, mas pouco explorado, o inverno é a temporada mais “quente” em que as pessoas vem de todo lugar para fazer a travessia da Serra Fina. Tive a ideia que eu posso alcançar esse público e estou pensando em propaganda de produtos especializados para o tipo de esporte que eu também pratico. Você poderia me dar alguma sugestão? Voltarei a entrar em contato. Obrigado.

Antes de mais nada, como sempre, é um prazer conhecê-lo e fico feliz que tenha gostado de nossos artigos – estamos aqui para isso, para ajudar outras pessoas por meio do que aprendemos e experimentamos. Agora, quanto ao seu interesse, acredito que você já possui um bom caminho andado: já determinou qual o segmento em que gostaria de atuar e como pode atender a essa demanda. As dificuldades que você possa sentir pelo fraco curso de webdesign podem ser sanadas com a prática e boa leitura, estou certo disso. Em minha opinião, o investimento inicial desse tipo de negócio é pequeno suficiente para não o considerarmos arriscado. Claro, quanto maior o investimento e a experiência no assunto, maiores as chances de sucesso e retorno a curto prazo.

Algumas semanas atrás eu estive conversando com um amigo meu e sugeri a ele o desenvolvimento de alguns websites como uma fonte alternativa de renda. Comentei com ele inclusive que pretendo lançar a partir de janeiro ou fevereiro de 2011 (preciso das férias de dezembro para finalizar os pontos mais importantes) um programa para acompanhamento e consultoria para a formação de pequenos negócios na Internet. No caso de meu amigo, como já havia uma certa urgência, decidi ajudá-lo nos seguintes passos:

  • Escolha da hospedagem para os sites;
  • Determinação da quantidade e nomes de domínios, baseado no segmento de atuação e competição nos motores de busca;
  • Instalação e configuração completa do WordPress como plataforma para os blogs (sim, no caso dele, cada website será um blog também).

outros passos em que o ajudarei também, mas ainda não estão em andamento. Com isso tudo, conseguimos reduzir bastante as preocupações dele quanto a alguns detalhes técnicos e liberá-lo para focar no que lhe é importante: a produção de conteúdo para os seus blogs bem como de um curso online que ele pretende comercializar nos mesmos mais tarde.

Claro, para garantir que o andamento do mesmo será bastante tranquilo, nos primeiros meses estaremos acompanhando a evolução dos blogs bem de perto e fazendo sugestões que, se bem acompanhadas, deverão surtir grandes efeitos.

Todo esse processo que aplicamos em seus blogs será aplicado também a todos aqueles que se interessarem em participar desse programa. Bem, não todos, pois pretendo lançar o programa inicialmente para um número bem limitado de pessoas, a fim de melhor avaliar os resultados nessa primeira fase, bem como evitar perda da qualidade do serviço oferecido aos participantes. Então, é só ficar ligado, ok?

Agora, como eu acredito que você não deseja ter que esperar tanto para começar, aqui estão algumas sugestões, ok?

Preocupe-se em construir reputação, não em convencer as empresas a exporem seus produtos em seu website

Veja só, enquanto seu(s) website(s) não forem conhecidos o suficiente e não tiverem boa visibilidade na web (número de visitantes alto, baixa taxa de rejeição, etc), não adianta correr atrás de vender publicidade diretamente, pois as empresas não se interessarão. O melhor meio é, primeiro, desenvolver o(s) seu(s) website(s), tendo uma grande reputação, conseguirá convencê-los mais facilmente (ou menos dificilmente, seria a palavra mais certa 🙂 ).

E a melhor forma de construir reputação é por meio de um website com um bom nome de domínio, fácil de lembrar, com bom conteúdo e atualizado frequentemente.

Muitas pessoas falam sobre o Joomla como uma boa plataforma para gerenciamento de conteúdo de sites, mas quando se fala em ganhar dinheiro com websites e blogs com o mínimo de dificuldade quanto à configuração,. acredito que o uso do WordPress é quase unânime.

Sendo assim, aconselho-o a experimentar essa plataforma, ok?

Hospedagem e registro de domínios

Um ponto muito importante também é a aquisição de uma boa hospedagem e o registro de alguns nomes de domínios. Sim, você não ouviu errado: alguns! No início, achei que focar em somente um blog para cada nicho seria a melhor solução, hoje percebo que se eu tivesse criado mais blogs por nicho, teria um rendimento melhor e um esforço não tão maior. Mas a escolha do nome de domínio não é feita aleatoriamente! Se você procurar em websites e blogs sobre criação de websites e blogs, perceberá que muitos recomendam utilizar a principal palavra-chave no nome do domínio.

Quantos domínios? Difícil dizer um bom número exato, mas acredito que trabalhar três para cada segmento é um bom número, pois a manutenção dos mesmos não será tão trabalhosa por serem do mesmo segmento e há espaço suficiente para fazer cada qual bem distinto dos outros.

Hospedagem? Adquira uma boa, que permita a configuração dos blogs de forma bem fácil e que tenha um grande espaço em disco e banda para transferência de dados a lhe oferecer. O Clube do Dinheiro se utiliza dos serviços da DreamHost, caso esteja curioso em saber, e gosto bastante da qualidade oferecida e suporte técnico.

Se você optou pela DreamHost, pode adquirir domínios .com, .net ou .org por lá mesmo pelo preço de USD  9.95. Se preferir domínios .com.br, pode adquirir pelo Registro BR.

Configure cada blog / website

Agora, é a hora de configurar tudo, desde o seu espaço na hospedagem e conta de FTP à instalação e configuração do WordPress. Não se esqueça de configurar um tracker para verificar as estatísticas do site. Google Analytics e Google Webmaster Tools desempenham muito bem esse papel.

Gere conteúdo de qualidade!

Conteúdo de boa qualidade destaca-se melhor nos motores de busca do que artigos com qualidade fraca! Acredito que não preciso falar muito aqui, já que você deve saber muito sobre a atividade de camping e está interessado em falar sobre isso, não? 😉

SEO, Redes Sociais & Marketing

Na Internet, se você não trabalha muito bem a parte de otimização para motores de busca e não se importa quanto às redes sociais, provavelmente não chegará a lugar nenhum.

Se você tiver lido nosso curso Como abrir seu próprio negócio, você leu alguns artigos muito bons que escrevemos tratando sobre SEO e marketing. Quanto a redes sociais, estamos devendo isso, fica para uma próxima vez, ok?

A propósito, se ainda não leu, acho uma boa ideia visitar a página do curso Como ganhar dinheiro na Internet também, ok?

Google Adsense, Hotwords, Submarino e outros programas de afiliados

Há uma grande quantidade de programas de afiliados, qual lhe renderá melhor dinheiro? Não sei! Somente testando poderemos saber!

No caso dos programas de afiliados citados, Google Adsense é para mim o “carro-chefe”, seguido (a uma boa distância) pelo Hotwords e utilizo em alguns sites o programa de afiliados da Submarino. Se ganho muito com este muito? Não, muito, muito, muito pouco, mas mesmo assim mantenho, pois outras pessoas ganham bem com ele, logo quero entender aonde estou errando com o mesmo. 🙂

Claro, além dos programas de afiliados, você também deve tentar a venda de publicidade diretamente, que pode converter em melhores pagamentos que alguns programas de afiliados, mas isso dependerá do interesse daquelas empresas em divulgar em seu website, ok?

Ainda estou perdido!

Bem, se após toda essa explicação, você ainda sentir-se em dúvida, entre em contato conosco por e-mail. Apesar de não estar aberto ainda o programa nem oficialmente fazendo consultorias, podemos ter uma consultoria via Skype e espero que, após ela, os principais pontos para que você comece já estejam resolvidos, assim você poderá por as mãos na massa!

E então, alguém mais com dúvidas para iniciar seu negócio na Internet? 😉

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

2 comments

  1. GERALDA FERREIRA says:

    sou conselheira matrimonial, e teatróloga, quero anunciar e trabalhar pela intgernet. preciso de ajuda.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print