Segurança da informação em seu negócio – você se preocupa com isso?

Algo tão fundamental em qualquer tipo de negócio, mas que muitas vezes ignoramos: a segurança no negócio, principalmente a segurança da informação. Será que realmente damos a devida atenção a isso?

Por que falar sobre isso?

A ideia de escrever este artigo surgiu da pior forma possível: estava eu analisando uma grande base de dados de palavras-chave que estou montando manualmente (pior decisão que já fiz, preciso criar rápido uma ferramenta para fazer isso para mim automaticamente!), quando percebi que este blog, o Clube do Dinheiro, estava conseguindo algumas visitas para palavras em língua inglesa como “bad credit” e “credit repair”.

“Que diabos, está acontecendo?”, eu pensei, “essas são palavras razoavelmente difíceis de rankear no Google Search e eu nem mesmo cito elas aqui! Como isso aconteceu?”. Fiz então uma busca no Google por elas em meu site e descobri que as páginas principais de meu blog haviam sido de alguma forma contaminadas, e estavam apresentando links para sites visando aquelas palavras-chave, bem como outras como “attourney in illinois”, etc. Poutz! Houston, we have a problem: fomos invadidos!

Não sei quanto a vocês, mas para mim isso é terrível, pois prejudica-me no meu bom posicionamento nos motores de busca (isso explica, por exemplo, porque essas páginas haviam caído bastante nos rankings). Eu tinha então que corrigir isso, mas eu não sabia se isso era culpa de algum plugin, do template que usamos aqui ou de alguma invasão mesmo. Depois de perder a manhã inteira nisso, consegui resolver instalando a nova versão do WordPress, o que sobrescreveu os arquivos afetados, e instalei o “Better WP Security” para tentar reforçar a segurança aqui (e aí o plugin “quebrou” o sistema de cache, mas já corrigi tudo, eu acho 🙂 ).

Importância da segurança da informação em seu negócio

Não sei se alguém aqui ainda não percebeu, mas informação é hoje primordial no mundo dos negócios – desde o planejamento de um produto até estratégias de marketing e logística, tudo é informação e tudo é crucial, seja você uma grande empresa ou um profissional autônomo. Então, você precisa garantir a segurança da informação de seu negócio, sob o risco de, da noite para o dia, descobrir que sofreu uma queda brusca por alguma espionagem ou sabotagem.

Parece “coisa de filme”, mas não é. Infelizmente, em se tratando de negócios online, há certos “SEO experts” que lhe prometem um bom posicionamento em motores de busca inserindo links ocultos como aqueles em sites de terceiros sem a devida autorização. São os falsos gurus do SEO. E o pior é que eu não aprendo mesmo, pois no ano passado descobri que havia algumas CENTENAS de páginas criadas sem a minha autorização aqui no Clube do Dinheiro também com o intuito de divulgar negócios de terceiros.

Bem, a partir de agora, vou tomar as devidas providências. Já realizei os “primeiros-socorros” para resolver o que estava acontecendo e pretendo estudar um pouco sobre como garantir a segurança dos meus websites, afinal de contas, a grande maioria usa a mesma plataforma, isto é, WordPress.

Consequências da falta de segurança

Pode-se dizer que, no meu caso, os estragos foram poucos. Já vi websites saírem do ar, serem completamente apagados ou, pior, terem dados sigilosos como informações de clientes roubados por falhas de segurança. É algo realmente sério e que nós (e aqui me incluo também) devemos tomar bem mais cuidado!

Isso pode não somente levar a ganhar menos dinheiro (como é o caso) a forçá-lo a pagar indenizações, caso a falha acabe por prejudicar terceiros. É realmente importante lidar com a informação da forma mais cuidadosa possível!

Bem, não vou me prolongar, acho que o recado está dado. O meu “susto” já passou e agora vou continuar com as minhas atividades (ou começá-las, já que não fiz nada até agora, além de corrigir esse problema). E você, meu amigo, já teve problemas com a segurança da informação em seu negócio? Conte-nos, com certeza será útil a alguém para prevenir-se!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print