Testando serviços de SEO

Olá amigos do Clube! Quero conversar hoje sobre minha experiência avaliando serviços de SEO. Como já falei aqui em outros momentos, desde o início deste ano eu tenho perdido posições nos rankings de busca consideravelmente: este blog, por exemplo, recebe hoje cerca de 30% a 40% do tráfego que recebia em média no ano passado. 🙁 Infelizmente, a cada dia que passa estou mais convencido de que os objetivos da companhia Google com tais alterações não é oferecer os melhores resultados de busca aos visitantes, e sim vender publicidades por lá!

Enfim, há mais ou menos um mês lançaram um novo website oferecendo serviços de SEO com um programa de afiliados interessante. O afiliado comum simplesmente entupiria o website com publicidades sobre o mesmo e tentaria ganhar dinheiro. Bem, eu preferi testar os serviços e, caso gostasse dos mesmos, indicaria aqui. Infelizmente, não gostei muito do que recebi, motivo pelo qual não direi aqui o nome do website nem dos desenvolvedores, mas escreverei sobre minha experiência como um alerta a outros que estejam procurando serviços de SEO.

Bem, deixe-me dividir este artigo em duas partes: prós e contras de tal serviço.

Vantagens percebidas nos serviços de SEO

1. Fácil criação de conta de usuário e depósito/transferência de fundos.

O website em questão oferece opção de pagamento via PayPal, que é um sistema de pagamento online muito conhecido e usado. Assim, foi fácil realizar meu primeiro depósito de USD 20.00 para testes.

2. Uma lista ampla de tipos de serviços oferecidos.

Estão a oferecer desde serviços bastante específicos (criação de web 2.0 sites, submissão de artigos para diretórios, bookmarking, etc.) a pacotes maiores, oferecendo preços com descontos e criação de uma maior variedade de backlinks.

Alguns usuários do tal website estavam a reclamar por não haver ainda uma opção de pacote de “criar pirâmide de links” (isto é, uma estrutura organizada de backlinks em que alguns poucos apontam para as páginas de seu website e outros são criados para aqueles). Em minha opinião, você pode fazer isso facilmente, requisitando primeiro alguns serviços específicos para as páginas de seu website e depois solicitar os mesmos serviços ou outros para as páginas criadas com o intuito de backlinking, então eu não vejo a “falta de um pacote específico” como um problema.

Desvantagens percebidas nos serviços de SEO

1. Preços são um pouco caros.

Quem se utiliza de serviços de linkbuilding de terceiros sabe que o preço e qualidade são dois fatores essenciais: se você pode garantir real qualidade, tudo bem pagarmos mais caro, caso contrário, estaremos buscando sempre o menor preço.

Aquele provedor de tais serviços SEO promete criar backlinks manualmente, o que seria uma coisa boa se todos os lugares onde os links fossem criados tivessem alta reputação, mas se bem prestei atenção (e acho que prestei!) nem todos os websites usados para a construção do perfil de backlinks apresentam tão grande qualidade assim.

2. Sem suporte garantido para websites em língua portuguesa.

O website em si, bem como a equipe de suporte, comunicam-se somente em língua inglesa. Bem, isso não é nenhum empecilho para mim, desde que eu pudesse enviar os textos a serem utilizados em todo processo de construção de perfil de links. E eu posso! 🙂

Então eu requisitei, muito feliz, um serviço de submissão para sites de bookmarking social. Entretanto o relatório que me enviaram apresentava somente pouco mais da metade dos backlinks prometidos. 🙁

Contatei o suporte e me disseram que isso acontece porque nem todos os sites de bookmarking que eles usam aceitam descrições e websites em língua não-inglesa e devolveram-me parte dos meus créditos. Bem, ponto positivo para eles, então, que foram sinceros e devolveram parte do que gastei.

3. Sem garantia de conseguir todos os backlinks prometidos.

Conforme mencionei no ponto anterior, em um dos serviços que submeti não consegui todos os backlinks prometidos. Entretanto, solicitei outros dois serviços e em todos não me senti realmente satisfeito. Veja só:

  • #1 Submissão em sites de bookmarking – tomou três dias para ser realmente cumprido e só consegui 60% dos backlinks prometidos (justificativa da equipe de suporte: muitos dos sites de bookmarking social usados por eles não aceitam textos em língua não-inglesa e eu tinha submetido um website em língua portuguesa com uma descrição também em português), entretanto devolveram-me créditos proporcionais aos outros 40% não conseguidos;
  • #2 Submissão de feed RSS – tomou um dia para ser cumprido, entretanto o relatório quase que só mostra os endereços de onde em teoria foram submetidos o feed RSS de meu website (novamente um website em língua portuguesa), dessa forma não posso confirmar se realmente realizaram todas as submissões ou não (abri outra vez o relatório, e só posso confirmar a submissão para 6% do que é prometido, para os demais, somente me informam aonde submeteram, nada mais)!
  • #3 Submissão de artigo em diretórios de artigos – tomou quase seis dias (!) para ser cumprido e só consegui 34% dos backlinks prometidos! 🙁 Desta vez eu estava submetendo um website em língua inglesa, então entrei em contato com o suporte e a justificativa que me deram foi de que muitos dos diretórios de artigos usados tomam algum tempo para aprovarem os artigos submetidos, perguntei então qual o tempo médio que eles levam para aprovar aqueles novos artigos e se o meu relatório seria atualizado automaticamente mais tarde, tal que eu pudesse baixá-lo novamente e ver se tenho os novos backlinks realmente. O rapaz do suporte não soube me informar, repassou para outra pessoa e estou esperando até agora. 🙁

Como disse antes, achei os preços deles um pouco salgados (principalmente quando convertemos para nossa moeda), comparando aos preços de outros provedores de serviços similares, mas o que me deixou chateado realmente é o fato de que para os meus pedidos #2 e #3 eu não tenho como saber quando todos os backlinks estarão ativos, na verdade, nem mesmo sei se todos eles foram realmente criados!

Como já usei diversas ferramentas e serviços do proprietário daquele website, imaginei que teria uma boa avaliação dos serviços de SEO oferecidos por ele, recomendaria o mesmo aqui para os meus leitores (afinal de contas, muitos possuem negócios na Internet e não sabem como proceder para melhorar seus websites sozinhos) e eu mesmo usaria seus serviços, tal que eu pudesse focar mais na construção de conteúdo de qualidade (estou louco de vontade de voltar a gravar vídeos, por exemplo!).

Entretanto, diante dos resultados pouco expressivos até o momento (perceba que em nenhum momento avaliei o retorno baseado em melhoria de ranking, estou avaliando somente o que eles estão fazendo e prometendo!), acho melhor não recomendá-lo. Se vou voltar a usar-me de seus serviços SEO? Entretanto, onde há um problema…

Há uma oportunidade!

“De cara”, percebi que tais serviços não apresentam versão em língua portuguesa, muito menos com preços acessíveis a quem está começando. Daí pensei em oferecer tais serviços aqui em meu website para os meus leitores – afinal de contas, estou certo de que há demanda, desde que o serviço realmente seja bem executado!

Entretanto, lembrei-me de algo que li na web esses dias: “sem foco, sem dinheiro”. E nesse momento já estou cheio de responsabilidades, de tal forma que se eu tentar oferecer tal serviço é bem provável que seja muito desgastante e pouco recompensador. Sendo assim, há aí uma oportunidade de negócio online para quem estiver interessado em:

  • Aprender os fundamentos do SEO;
  • Estudar e talvez adquirir algumas ferramentas para facilitar parte do trabalho;
  • Desenvolver um processo metódico que garanta a qualidade do serviço.

Enfim, testando serviços de SEO não consegui o resultado que esperava, mas surgiu uma oportunidade de negócio que qualquer um pode agarrar. E você, já teve alguma experiência contratando serviços de terceiros para SEO?

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print