Testando seu potencial como empreendedor

Boa tarde a todos! Faltam menos de 48 horas (31 horas, para ser mais exato) para o novo ano e uma preocupação já deve estar passando pelas cabeças de todos nós: será que estou preparado para tornar-me um grande empreendedor neste novo ano? Será que estou pronto para ganhar mais dinheiro e conseguir investir o mesmo de forma consciente, a fim de atingir meus objetivos?

O Clube do Dinheiro pensou muito a respeito e decidiu lançar aqui uma auto-avaliação para que você possa melhor analisar a si mesmo e descobrir se está pronto para enfrentar o novo desafio que todos nós aqui nos propomos: conseguir mais dinheiro e, assim, poder viver uma vida plena, sem as restrições que a falta de capital acaba por nos causar (e muitas vezes, frustrar).

Este teste é bastante simples e direto e foi inspirado na “cartilha do jovem empreendedor”, apresentada na revista Galileu de março de 2007. Em outras palavras, vimos que o mesmo era interessante, mas precisava de uma atualizada. Então aqui está, a versão “Clube do Dinheiro”. 🙂

Cada pergunta deve ser respondida DE FORMA SINCERA com “sim”, “algumas vezes” e “não”. O ideal é que você responda sim a todas as perguntas. Se você responder “algumas vezes” ou “não” para alguma pergunta, não se acanhe, mas anote qual fora a pergunta e comece a pensar no que você pode fazer para responder sim a ela durante o novo ano inteiro, ok?

Bem, aqui estão as perguntas:

1. Você costuma traçar objetivos claros e bem definidos em sua vida, na escola/universidade, em projetos, etc?

2. Quando enfrenta um problema ou tem que tomar uma decisão, você antes coleta muitas informações e as analisa racionalmente?

3. Quando você vê problemas, você identifica oportunidades (de negócios, para o próprio crescimento, etc)?

4. Você consegue alcançar todas as metas que você estabelece?

5. Você sabe mensurar riscos e oportunidades e sabe quando “entrar de cabeça” mesmo que para os outros pareça “uma furada”?

6. Todos os dias você se faz as três perguntas essenciais: O que posso aprender hoje? Como posso oferecer serviços ou produtos melhores? Como posso ganhar mais dinheiro?

7. Você está estudando na escola, universidade ou por conta própria (procurando livros, sites, fóruns de discussão, tutoriais, etc)?

8. Você se sente contente com o quanto ganha hoje?

9. Você possui uma forte networking (rede de contatos profissionais e sociais)?

10. Você já começou seu novo projeto “arrasa-quarteirão” (ou ele ainda está na gaveta ou em fase de planejamento?)?

Se você não respondeu sim a todas as perguntas, agora já sabe o que precisa começar a melhorar para entrar neste novo ano com o pé direito. Se você respondeu sim a todas as perguntas, então você já está pronto para mais um ano que promete trazer muitas oportunidades a todos nós! 😉

Até breve!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print