Títulos de capitalização – uma boa oportunidade para perder dinheiro!

Recebi um comentário questionando: “Títulos de capitalização são uma boa oportunidade para ganhar dinheiro”? Resposta curta: NÃO! Isso não é uma opção de investimento. Agora vamos à explicação detalhada…

Títulos de capitalização como opção de investimento? Jamais!

Apesar de não termos um texto aqui explicando exclusivamente como funcionam os títulos de capitalização, temos nosso artigo As crônicas do Clube – o gerente bancário, o consultor financeiro e a educação financeira, em que abordo o assunto e aponto que se trata de uma forma de rentabilização para O BANCO e não para você, que só vai realmente lucrar se ganhar em algum sorteio (chance de um para um milhão ou pior), pois o rendimento em cima do valor total que você aplicou será sempre bem inferior à inflação – em outras palavras, se você “aplicar” 100 reais em um título de capitalização, devido à inflação, afinal você não receberá de volta 100 reais, na melhor das hipóteses algo perto disso, na pior, nem mesmo metade disso.

Lembre-se: a lógica básica para um investimento financeiro é que você espera ganhar dinheiro e não perder e, apesar de que opções de renda variável podem sim levar à perdas, opções de renda fixa sempre deveriam levar ao ganho – se você está aplicando seu dinheiro em algo que não está superando a inflação, como é o caso da caderneta de poupança, então está na hora de aplicar em outra coisa!

Ah e por favor, não confundir com os títulos públicos! Os títulos do Tesouro Direto estão rendendo bastante, então valem sim, e muito, a pena! Se você puder investir em títulos públicos, escolha uma corretora que cobre as menores taxas possíveis – não vou ficar fazendo muita propaganda aqui, mas eu estou de olho na Easynvest como um possível canal para investimentos ao longo dos próximos anos justamente por isso!

Se não ficou claro o suficiente o por que de títulos de capitalização não serem tão interessantes, deixem um comentário e escrever um artigo mais detalhado sobre o mesmo, se preferirem uma discussão mais focada em opções mais vantajosas como títulos públicos, LCA e LCI, também!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print