Trabalhar em casa pode afetar sua produtividade

Lendo notícias no site da UOL, tive conhecimento de que a empresa Yahoo! está a eliminar o modelo de trabalho “home office”, uma vez que sente prejuízos da produtividade de seus funcionários. Segundo a presidenta-executiva, análise do acessos ao sistema revelaram que muitos dos “trabalhadores em casa” acessavam o sistema em quantidade muito reduzida em relação ao que seria esperado – além disso, muitos dos trabalhadores home office iniciaram suas próprias empresas.

Apesar de que muitos podem ser defensores ardorosos do modelo de trabalho em casa e quererem condenar a empresa Yahoo! por estar a mudar sua forma de trabalho, precisamos ser sinceros: quando não há um chefe “no seu pé” o tempo todo a cobrar-lhe suas atividades, há chances disso impactar sua produtividade, seja você um empregado de uma empresa como a Yahoo!, seja você um profissional autônomo ou um pequeno empreendedor a iniciar o seu negócio.

É fácil falar das mil maravilhas que é trabalhar em casa, mas precisamos ser sinceros: trabalhar em casa pode afetar sua produtividade, sim, e isso pode ocorrer tanto de forma positiva quanto de forma negativa – dependerá do envolvimento e motivação da pessoa.

O que ficou claro no exemplo do Yahoo! é que muitos aproveitaram-se da oportunidade para “cultivar a sua musa” (quem leu o livro de Tim Ferriss sabe do que estou falando), pondo assim seus interesses pessoais muito acima dos interesses da empresa. Dessa forma, aquilo que poderia ser uma grande oportunidade para ter um funcionário bem mais motivado em seu trabalho acabou por ser uma grande armadilha, levando a empresa a desperdiçar grandes somas de recursos financeiros e humanos.

E o que acontece no caso de quem é profissional autônomo? Será que o modelo home office afeta negativamente também? Sim, afeta e muito! Se você, profissional autônomo, não souber coordenar suas atividades, basta lembrar que ao final do mês é baseado em sua produção/atuação que você terá seu pagamento – então se cair a produtividade, pode haver um impacto direto em seu bolso. Entretanto, o fato de afetar direta e muito rapidamente o orçamento do próprio profissional faz com que este se torne mais atento e busque alternativas para melhorar a sua produtividade.

Enfim, trabalhar em casa é um modelo totalmente diferente e pode vir “para o bem ou para o mal”, dependerá de como nos preparemos para ele. E se você está começando agora a trabalhar assim, seja por meio de uma empresa, seja por conta própria, precisa estar atento a algumas dicas:

  • Tenha um escritório isolado em sua casa. O ideal é que seja um escritório, mas se não possui tal espaço, pode ser em um canto de seu quarto, desde que o mesmo não seja acessado por outras pessoas várias vezes ao longo do dia, o que irá prejudicar suas atividades;
  • Reduza as distrações. Enquanto estiver em seu horário de trabalho, você precisa lembrar que não deveria acessar sites de redes sociais (exceto se uma tarefa dependa disso), jogos online, sistemas de mensagens instantâneas, etc. Foco nas suas atividades!
  • Não permita interrupções! Algo muito comum de ocorrer quando estamos trabalhando em casa é outras pessoas irem até nós para contar uma fofoca, comentar sobre uma notícia ou falar qualquer coisa que tenha visto na televisão e tenha considerado interessante. Inicialmente, seja educado e cordial, buscando dispensar a pessoa tão breve quanto possível, mas se a situação demorar-se muito ou a pessoa torna a repetir isso várias vezes, então você precisa ser bem sincero e lembrar que o seu ganha-pão depende do que você está fazendo ali!
  • Busque manter-se motivado. Se você é empregado ou contratado por alguém, precisa lembrar-se o tempo todo do seu papel fundamental dentro daquele negócio e da importância de seu trabalho, a fim de manter-se motivado. E se você é um empreendedor ou profissional autônomo, então deve lembrar-se que produtividade melhor pode significar resultado melhor!

Tenho certeza de que a presidenta-executiva do Yahoo! não estaria a mudar tanto o modelo adotado se a produtividade ainda estivesse em alta. Trabalhar em casa não deveria ser sinônimo de distrações ou de trabalho desregrado. E se você realmente quer que isso funcione, então precisa fazer por onde!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print