Transformando seu hobby em um negócio

Tempos atrás, publicamos um outro artigo, Como transformar o hobby em negócio e começar a ganhar dinheiro?, onde falamos sobre três elementos essenciais em qualquer negócio: planejamento, foco e execução. Apesar de serem estes os “tijolos para o alicerce”, talvez alguém necessite de algo mais detalhado, sendo assim, preparei este novo artigo que, apesar de não explanar completamente o assunto, já cobre uma lista de tarefas a cumprir que torna mais fácil o início das atividades.

Se você possui um ótimo hobby e acredita que pode ganhar dinheiro por meio do mesmo, então você não deveria intimidar-se: vá em frente e faça-o acontecer! E talvez você já saiba disso, mas sempre que pensa nisso, surgem logo aquelas dúvidas: Por onde começar? O que devo fazer? Com quais aspectos do meu negócio devo me preocupar?

Bem, se este é o seu caso, não se preocupe, pois este artigo traz algumas dicas interessantes sobre quais devem ser suas preocupações e diretrizes neste primeiro momento.

Tenha sempre suprimentos suficientes em estoque

Nada mais desagradável do que alguém fazer-lhe um pedido e, então, descobrir que precisará atrasar a entrega do produto ou serviço por não ter todos os itens necessários com você, não é mesmo?

Para evitar isso, tenha sempre um bom estoque do que precisa e mantenha um bom controle sobre o mesmo, evitando assim a perda por desperdício ou vencimento de validade bem como a falta na hora de atender um pedido.

Lembre-se sempre de sua paixão

No início de um novo negócio sempre temos muito mais despesas do que lucros e devemos estar preparados para isso. Quem entra em um negócio pensando somente em um retorno rápido provavelmente não sobreviverá no mundo dos negócios e é por isso que é importante buscar em sua paixão por aquele hobby a motivação necessária para seguir em frente.

Quando você ama realmente o que faz, por mais adversas que sejam as condições, sempre podemos encontrar uma solução para os nossos problemas que atendam nossas necessidades e caibam em nosso orçamento. Lembre-se sempre disso!

Procure a ajuda de outras pessoas que tenham o mesmo hobby

Vamos supor que seu hobby é cutelaria artesanal. Você gosta de comprar e vender facas, espadas, katanas e outros tipos de armas brancas fabricadas artesanalmente – na verdade, você possui uma coleção delas! Ei, você poderia ter uma loja de cutelaria artesanal, não?

Mas, como poderá fazer a divulgação? Como saber como seus clientes preferem pagar? Como conseguir ideias para tornar o seu negócio realmente único? Bem, nada melhor do que consultar outras pessoas que se interessam por cutelaria artesanal para que possa encontrar tais respostas, não?

Na verdade, você poderá conseguir até mesmo parcerias para a divulgação de seu negócio!

Tenha o apoio de sua família

Se você está a criar um negócio que será executado de sua própria casa, esteja certo antes de que terá o apoio de sua família, caso contrário será muito mais difícil conseguir executá-lo com sucesso.

Com o tempo e quando começar a ter sucesso, é provável até mesmo que pessoas que morem com você venham a ajudá-lo em sua empreitada – afinal de contas, quando o seu empreendimento crescer, todos sairão ganhando – mas esteja pronto para assumir a responsabilidade pelo mesmo sozinho.

Vá a feiras e exposições relevantes

Em todos os lugares sempre vemos acontecendo inúmeras feiras e exposições. Algumas são ligadas a agronegócios, outras são artesanais, outras têxteis e há também feiras tecnológicas. Enfim, há uma grande variedade de feiras onde você poderá não somente aprender sobre o mundo dos negócios como também atualizar-se quanto a assuntos relevantes para o seu hobby!

Crie um website

Independente de estar planejando criar uma loja virtual ou não, a presença hoje de um website é quase indispensável. Muitas pessoas hoje procuram na Internet antes de ir até mesmo a uma loja presencialmente!

Além disso, seu website é a sua principal “marca” em território virtual – um território acessível a todos.

Claro, não espere que somente o fato de criar um website represente toda a sua campanha de marketing digital, mas é com certeza seu primeiro passo.

Participe de fóruns de discussão relevantes

Voltando ao exemplo do amante de cutelaria artesanal. De quais tipos de fóruns ele deveria participar na web? Obviamente, ele deveria participar de fóruns sobre cutelaria artesanal ou, de forma mais abrangente, sobre cutelaria em geral.

Participar desses fóruns não somente fortalece a sua marca como também o põe em contato direto com pessoas que poderão ser parceiros ou futuros clientes.

Encaixe-se em um nicho

Geralmente, o seu hobby já determina o nicho em que atua, mas às vezes é possível atuar em um nicho ainda mais específico. No exemplo citado anteriormente, poderíamos trabalhar somente com venda de espadas artesanais importadas, ou seja, um parte bastante específica da cutelaria artesanal que talvez não estivesse sendo bem atendida em nossa região, gerando assim uma demanda que poderia interessar-se por nosso negócio.

Enfim, a “moral da história” é que você pode começar um negócio em sua própria casa a partir de um hobby, uma atividade que você ama e dedica parte de seu tempo para tal.

Fazer dinheiro a partir de algo que se ama fazer é sempre uma boa ideia, afinal de contas faremos com muito mais dedicação e isso será perceptível a todos, não é mesmo?

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print