Três erros a evitar quando ganhando dinheiro na internet

Bem, deixe-me adivinhar… Você começou o seu negócio online e descobriu que, até agora, não está ganhando dinheiro na Internet suficiente para pagar ao menos todas as despesas envolvidas?

Em primeiro lugar, nada de se sentir um fracassado – todo mundo passa por isso! O que você precisa é fazer uma boa análise de todos os seus passos a fim de compreender onde está cometendo erros.

Há quase dois anos atrás, escrevemos aqui um artigo chamado Erros cometidos por quem quer ganhar dinheiro na Internet, um artigo, modéstia à parte, muito bom que deveria ajudá-lo a identificar onde está cometendo erros. Lá, apresentamos seis erros mais cometidos. Não iremos reescrever todo o artigo aqui, mas resumidamente, os seis erros apresentados foram:

  • “Ir com muita sede ao pote”, muitas vezes caindo em contos de vigaristas e adquirindo produtos ou serviços inúteis;
  • “Não conhece o que está fazendo ou vendendo”, neste caso, você não sabe quanto tempo levará para começar a ter retorno, o que precisa ser feito para chegar até lá, como mensurar resultados, etc;
  • “Não sabe como o dinheiro entra ou sai do negócio”. Você até conhece um bocado da atividade que está desempenhando, mas não sabe como rentabilizá-la completamente. Por exemplo, você poderia ser o dono de um site de downloads gratuitos… Como ganhar dinheiro com isso?
  • “Você vende algo que você mesmo não compraria”. Se já é difícil vender algo que você conhece, gosta e considera bastante útil, imagina então vender algo que não lhe interessa?
  • “Você quer o sucesso antes mesmo do trabalho” e aqui a coisa fica bem complicada: ganhar dinheiro na Internet também dá trabalho, da mesma forma que em negócios online. Encare a Internet como uma terra cheia de novas oportunidades para quem a desbravar, não como uma fonte de “dinheiro sem trabalho”;
  • “Você está atuando em algo que não é o seu forte”. Sempre é mais fácil ganhar dinheiro em algo que seja seu “ponto forte”, uma vez que isso o ajuda até mesmo a criar uma reputação e autoridade ao seu redor com o tempo, o que traz inúmeros benefícios.

Esta lista deve servir como base para muitas pessoas, mas claro, ela não está completa (na verdade, é praticamente criarmos uma lista completa com todos os erros e recomendações!), de tal forma que, hoje, decidi trazer até vocês três novas recomendações, isto é, falhas que geralmente cometemos e como você pode superá-las.

Você não está seguindo um plano

Este é um dos grandes erros, principalmente entre quem está iniciando e mais ainda se este é o seu primeiro negócio!

Desenvolver todo o planejamento para o bom funcionamento de um negócio online e execução do mesmo não é algo fácil, exige muita, muita disciplina. Quando você possui um bom plano e o segue à risca, aos poucos perceberá que está indo em direção ao sucesso, mas, quando você não possui um bom plano, o que mais acontecerá é “andar em círculos”, aparentemente sem sair do lugar!

Já passei por isso várias vezes e por isso aconselho a, antes de começar o seu negócio, desenvolver e documentar todo o seu planejamento. Já iniciou o seu negócio mas não fez isso? Não há problemas, você ainda pode fazê-lo – e é bem provável que, durante a elaboração do planejamento, você perceba descuidos que está tendo em seu negócio e que, após sua resolução, irá ter resultados ainda melhores.

Lembro-me de ter lido um ou dois anos atrás no DinheiroOportunidade.com um artigo sobre a conquista de um internet marketer chamado “xfactor”, que foi dos USD 100.00 diários a USD 300.00 diários em um período de seis meses, algo realmente muito interessante!

Custódio (dono do DinheiroOportunidade.com) comentou que muitos se perguntam “será que eu também consigo tal façanha?” e a resposta dele é “não, pois muitos tentarão encurtar o caminho, queimar etapas, e isso prejudicará com certeza o progresso!”.

E concordo com ele! xfactor conseguiu tal sucesso porque seguiu seu plano diariamente (ele o executava cerca de 40 a 50 horas por semana, ou seja, uma jornada de trabalho normal, sem folgas) e de forma bastante disciplinada!

A fim de que possa desenvolver melhor seu plano, recomendamos os seguintes cursos:

E por falar em plano de negócios, não esqueça de elaborar muito bem o seu! Se quer tratar o seu negócio como algo realmente sério, comece tendo um plano!

Está focando demais em ganhos a curto prazo, em vez de longo prazo

Em minha opinião, seu planejamento deve definir se os resultados aparecerão a curto prazo, longo ou uma mistura de ambos.

Isto é importante, pois muitos começam negócios na web esperando ganhar dinheiro em dois ou três meses. Pessoal, se você está endividado e quer ganhar dinheiro em um prazo inferior a seis meses, iniciar um negócio online não o ajudará, é bem melhor procurar uma fonte de renda extra (pode ser um emprego ou trabalho freelance, online ou não)!

Meu primeiro pagamento só apareceu com mais de um ano desde o início da empreitada e era bem pequeno comparado ao trabalho desempenhado até então! Hoje, os retornos estão um melhores (mas ainda longe do ideal, com certeza), ou seja, aos poucos os resultados vão aparecendo.

Claro, deve-se tomar cuidado com estratégias que visem resultados somente a longo prazo. Eu, por exemplo, aprendi isso de forma não muito interessante. Desenvolvi há pouco tempo uma estratégia que nos traria um bom impacto a médio e longo prazo, desconsiderando a necessidade operacional para manter os resultados a curto prazo, o que acabou nos levando a alguma perda financeira. Uma estratégia focada em curto, médio e longo prazo pode ser bastante complexa, mas compensa e muito!

Não está atento quanto à qualidade e operacionalidade de seu negócio online

Este é um ponto importante que “mata” os rendimentos de muitos de nós… Quanto mais você está “atolado” na parte operacional de seu negócio (isto é, quanto mais você é o responsável por fazer tudo), menos você consegue analisar seu negócio do ponto de vista administrativo, e como consequência:

  • Torna-se mais difícil a tomada de decisões de forma bem planejada;
  • Menos se observa e controla a qualidade do produto ou serviço oferecido;
  • Menos se percebe possíveis problemas e entraves operacionais que dificultam, assim, aumentar o seu faturamento.

Como um exemplo, posso citar uma situação que vivenciei no final do mês passado. Apesar de ter aumentado a equipe, estava a ganhar o mesmo ou um pouco menos que o mês anterior, algo que estava deixando-me frustrado. Após uma boa análise percebi que se tratava de um problema de acessibilidade dos meus websites durante um dado período do dia e, conversando com os responsáveis pela hospedagem, descobri que precisava otimizar alguns deles, pois estavam sobrecarregando o servidor!

Isso com certeza afetou nosso ranking em motores de busca e provocou o afastamento de visitantes. Com o problema resolvido, os websites estão bem mais visíveis na web. O faturamento previsto é ainda o mesmo dos meses anteriores, mas a razão agora já é outra: toda a produção de texto passa por minha revisão atualmente, tornando-me um “gargalo” na operação (enquanto não reviso e publico um artigo, o mesmo não existe na web).

Para resolver isto, alguns dos escritores freelancers terão permissão para publicar automaticamente os artigos escritos pelos mesmos, o que deve agilizar a publicação.

Tais problemas, dito assim, parecem bastante óbvios, mas é muito difícil enxergar todo esse panorama quando você está preso à parte operacional, isto é, não lhe sobra tempo suficiente para analisar e tomar decisões!

Bem, resolvendo os seis problemas apresentados previamente, os três que apresentamos hoje e lendo os dois cursos indicados, suas chances de sucesso ganhando dinheiro na Internet devem crescer muito!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

One comment

  1. admin says:

    Olá pessoal, tudo bem? Estava morrendo de saudade de escrever um bom artigo aqui no Clube do Dinheiro, então decidi tirar “um tempinho” e fazê-lo hoje!

    Espero que gostem! 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print