Twitter como ferramenta de social media marketing

Olá a todos, amigos do Clube! Estamos de volta com mais uma discussão interessante para quem tem seu pequeno negócio, seja ele um negócio online ou não. E hoje falaremos mais uma vez sobre o social media marketing, isto é, estratégias de marketing por meio das redes sociais. Neste caso, vou iniciar um diálogo com você, caro amigo, em torno do Twitter como ferramenta de social media marketing.

Não faz muito tempo que escrevi o artigo Como ganhar dinheiro honesto no Twitter?, aonde apresento uma forma de crescer seu perfil na rede social Twitter a fim de alcançar uma maior audiência – e este é com certeza o maior desafio. Há ferramentas para agendar os tweets, para identificar quem deixou de segui-lo etc. Mas nada pode garantir que outras pessoas o seguirão e interagirão com o conteúdo que você publicar – isto é, há pessoas vendendo serviços para tal no Fiverr.com, mas pelo que tenho percebido, um bom número de usuários de tais serviços foram punidos pelo Twitter, então é melhor não se arriscar tanto…

Mas será que precisa ser tão difícil assim conseguir reputação e crescer sua presença nessa rede social? Bem, realizando uma busca pela Internet sobre o assunto (estou muito interessado, já que estou desenvolvendo um pequeno experimento sobre isso), encontrei algumas dicas…

Dica #1. Ganhe seguidores compartilhando informação valiosa. Com certeza uma excelente dica, mas só isso não basta, do meu ponto de vista. Claro, conteúdo com alto valor possui maior chance de ser retweetado e, assim, outras pessoas verão sua conta e, quem sabe, o seguirão, mas os resultados são muito pouco controláveis – se brincar, até mesmo menos controláveis do que empregando a estratégia “follow x unfollow”.

Dica #2. Use hashtags populares para conseguir que seus tweets sejam vistos. Essa também é uma excelente dica – e o melhor de tudo é que pode ser usada combinada com a anterior, aumentando talvez o alcance de suas mensagens! Agora, como identificar as hashtags mais populares? Olha, há ferramentas na web para realizar tal tarefa, mas algumas só identificam hashtags em língua inglesa, mas não é muito difícil identificar boas hashtags, você precisa verificar algumas que você sabe que todos usam (por exemplo, se seu nicho é perda de peso #PerderPeso com certeza é uma hashtag popular!) e a partir delas ver quais outras as pessoas estão utilizando, depois disso, verifique a frequência com que são usadas – as tags usadas mais frequentemente são mais populares e deveriam ser usadas em seus tweets.

Dica #3. Compartilhe links para o seu blog ou website. Essa dica não precisava nem mesmo ser mencionada, não é mesmo? Se o objetivo de nossa presença no Twitter é apresentar a outras pessoas nosso blog/website, é claro que precisamos compartilhar links para os nossos melhores conteúdos! Eu complementaria essa dica dizendo que se pode utilizar serviços para agendamento de tweets como o Twuffer.com para agendar a publicação de tais tweets, assim você pode planejar e executar todas as tarefas relacionadas com a divulgação de seu blog em um único dia e ver isso acontecendo gradualmente ao longo de um mês ou mais. É assim que faço atualmente com a nossa conta de usuário @RedeNutricao para a publicação de conteúdo e divulgação de nossos outros websites, caso contrário, eu gastaria muito tempo todos os dias no Twitter somente para publicar tais tweets!

Dica #4. Ofereça algo gratuito que requeira aos usuários seguirem você no Twitter para ter acesso. Hmmmm… Agora sim, encontramos uma novidade! Realmente, já vi outras pessoas utilizando-se de tal tática, mas passou um pouco despercebida por mim e não a tenho empregado em meu experimento. Acho que projetar um freebie (isto é, um produto gratuito) e oferecê-lo aos novos seguidores de uma de minhas contas no Twitter poderá ajudar a identificar qual o impacto dessa estratégia… Aí está, finalmente algo novo. 🙂

Dica #5. Não exagere. Aí está uma coisa que é mais fácil falar do que fazer. Quando você possui uma conta de usuário no Twitter com 5.000 seguidores e todos os seus esforços somente conseguem 20 novos seguidores diariamente, parece que o processo todo está tomando uma eternidade! Dá vontade de “chutar o pau da barraca” e apelar para certos serviços que prometem milagres – mas como já mencionei anteriormente, alguns deles estão levando ao banimento de contas de usuários. E essa é uma boa razão para eu sempre me acalmar, sentar outra vez em minha cadeira e continuar com o meu atual roteiro…

Bem, meu experimento em Twitter Marketing prosseguirá e espero ter resultados mais tangíveis e claros para vocês no início de 2014. Até lá, o melhor a ser feito é seguir as dicas aqui apresentadas e aquelas já comentadas em nosso outro artigo a fim de conseguir maior visibilidade nas redes sociais!

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *