Um plano de ação para ganhar dinheiro!

Olá amigos e sim, eu sei, hoje é domingo, por isso espero que este artigo seja breve, já que não quero ficar o dia todo aqui. 🙂 Mas eu realmente precisava falar com vocês hoje mesmo sobre a importância de se elaborar um plano de ação para ganhar dinheiro.

Até pensei que já havia escrito aqui sobre tal assunto, mas fiz uma rápida busca e fiquei espantado com o fato de não o ter feito até então! Bem, não mais, porque agora vamos falar sobre isso!

Mas, como um plano de ação vai me ajudar a ganhar dinheiro?

Se você segue nosso blog há bastante tempo, deve lembrar de vários artigos onde mencionamos a importância de um plano de ação. Esse plano é importante, tanto se você pretende ganhar dinheiro investindo ou se pretende ganhar por meio de um negócio próprio (bem, também é importante caso queira ganhar dinheiro assaltando bancos, mas acredito que este não seja o nosso foco por aqui, não é?).

A importância do plano de ação está principalmente em poder contar com um guia (o plano) nos momentos em que estamos perdidos, sem saber o que fazer. No início, tudo pode parecer claro e fácil, por exemplo, você tinha R$ 50.000,00 e decidiu investir em ações de uma determinada empresa. As ações dela caíram, e agora, o que fazer? Comprar mais? Vendê-las? Manter sua posição e esperar? Enfim, que atitude tomar diante daquela situação?

De forma análoga, um plano de ação pode ser empregado com muito êxito no mundo dos negócios. Mas vamos lá, comecemos por definir tudo isso, não é?

O que é um plano de ação?

Um plano de ação é um documento que apresenta uma descrição de uma determinada atividade, situação atual, objetivos que se deseja atingir e quais passos devem ser seguidos mediante certas situações.

Você pode usar um plano de ação em diversos momentos de sua vida, até para cuidar da limpeza e organização de sua casa, onde o plano de ação descreveria cada passo a ser tomado e como resolver cada obstáculo a fim de finalizar com êxito tal atividade.

Mas voltando ao mundo dos negócios, podemos ter um plano de ação como um documento fruto de um bom planejamento a ser utilizado durante a execução. Isso lembra muito o ciclo PDCA, não? Nós já comentamos sobre o mesmo em artigos anteriores, como o Cinco passos para trabalhar pela Internet, mas vamos relembrar um pouco…

PDCA e o plano de ação

No ciclo PDCA, há quatro fases bem definidas: o Planejamento, a Execução, a Verificação e a Atuação Corretiva.

Durante o planejamento, você deve analisar tudo o que precisa fazer em seu negócio ou investimento a fim de conseguir o melhor retorno possível. Quais operações devem ser feitas? Quais os possíveis obstáculos? O que fazer para enfrentar tais obstáculos com sucesso? Pense em tudo isso e escreva em um documento, da forma mais detalhada possível (quebre cada tarefa em subtarefas menores, ficando tudo tão bem detalhado e explicado que qualquer um de posse daquele documento saberia o que deve ser feito). Esse documento será, então, seu plano de ação.

Durante a execução, siga o seu plano de ação à risca tanto quanto for possível. Provavelmente ocorrerão imprevistos para os quais você não se planejou, nesses casos, busque uma solução adequada e anote em seu plano de ação o imprevisto, solução tomada e as consequências desta.

Após toda a execução, teremos a fase de verificação, onde você deve coletar todas as informações quanto aos resultados de suas ações e a partir delas gerar um relatório.

Agora, na fase de atuação corretiva, aja de forma a sanar os problemas identificados e tome nota a respeito disso.

De volta à fase de planejamento, analise quão útil foi o seu plano de ação anterior, quais as ocasiões em que o mesmo falhou, que informações deveriam ser acrescidas e então gere um novo plano de ação. Sim, seu plano de ação deve ser atualizado constantemente, a fim de que o mesmo reflita toda a experiência que você irá adquirir em sua trajetória para alcançar o sucesso financeiro. Como você já deve imaginar, voltamos agora à fase de execução e ocorre tudo de novo!

Com que frequência devo atualizar meu plano de ação?

Como você deve ter percebido, seu plano de ação pode ir recebendo pequenas atualizações ao longo das execuções, mas a verdadeira revisão e atualização ocorre somente nas fases de planejamento.

Você pode então trabalhar com ciclos de um mês, três meses ou mais, de forma que retorne ao planejamento após aquele período. Quem determina qual a dimensão de cada ciclo é você, mas cuidado para não definir ciclos muito curtos, de forma a não aproveitar ao máximo todo o planejamento feito, bem como não definir ciclos muito longos, onde o planejamento pode encontrar-se defasado.

E lembre-se de que seu plano de ação deve conter o máximo de informações possíveis para a boa execução de sua estratégia para ganhar dinheiro! No caso de investimentos, isso deveria observar o que fazer em situações de alta e baixa do mercado, no caso de negócios, deveria conter informações sobre como executar as estratégias de marketing, pesquisa e desenvolvimento, etc.

E qual o melhor jeito para aprender a fazer um bom plano de ação?

Esta é a pergunta que eu mais fiz a mim mesmo durante um bom tempo… Procurei na Internet modelos de plano de ação, busquei em livros e, após uma boa busca, percebi que cada negócio, cada investimento, pode ser tão único que não há como termos um modelo geral que encaixe perfeitamente para tudo!

Então, o melhor jeito de aprender a fazer um bom plano de ação é desenvolvendo um, pondo-o em prática e, posteriormente, vendo o que foi útil ou não, a fim de melhorá-lo. Com o tempo, você desenvolverá melhores planos de ação, pode ter certeza disso.

E então, amigo, pronto para fazer um plano de ação para ganhar dinheiro que realmente valha a pena? 😉

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

2 comments

  1. Jaciane Cadete says:

    Nossa! gostei muito do site, mas em termos de finanças sou uma iniciante, por exemplo: não sei se uso meu tempo pra terminar a faculdade ou envisto em colocar um salão de beleza; sobre investimento, li dois livros, pai rico pai pobre e mulher rica mas não sei ainda como utiliza bem meu tempo.

  2. Leandro says:

    pooxa , esses textos sãao tão importantes para nossa vida, Adianta oqe agente ta precisando ! @Dinheiro . É claro que não vivemos só de dinheiro…mais nóos precisamos …e pena que todos não buscam aprendizados… muito booom oqee o senhor pooostoou para nóis 🙂 Obrigado.. continue assim pfavor rsrs

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print