Vale a pena investir em certificado de depósito bancário?

Olá a todos, amigos e leitores do Clube do Dinheiro! Após outro tanto de tempo sem postar, cá estou para falar sobre Certificados de Depósito Bancário (CDB), mais uma vez!

Este é mais um artigo-resposta, onde estarei respondendo a uma dúvida que foi comentada aqui sobre certificados de depósito bancário. Bem, aqui vai a dúvida!

Vale a pena investir R$ 30.000,00 em CDB?

Esta é a dúvida de Sônia, leitora de nosso blog. Ela comentou ter recebido um telefonema do BB para aplicar a quantia supracitada em um CDB-DI. Ela ficou em dúvida, pois não sabia se seria a melhor opção. Procurou-nos (há um século atrás!) então para que a ajudássemos.

Em primeiro lugar, peço desculpas no atraso em respondê-la (é impressão minha, ou eu peço desculpas por responder atrasado os comentários mais do que deveria?). A sua dúvida é bastante pertinente e, antes de escrever, decidi dar uma conferida em como anda a Taxa Selic. Por quê? Já vou explicar…

O CDB-DI é um tipo de certificado de depósito bancário cujo rendimento é associado ao valor do CDI (certificado de depósito interbancário), que por sua vez está bastante relacionado à taxa Selic, que é a taxa de juros básica, controlada pela Copom. Em outras palavras: taxa Selic sobe, juros sobem (inclusive o rendimento do CDB-DI, que é o que lhe interessa). A taxa Selic desce… Bem, você já entendeu.

Verifiquei e o valor atual da taxa Selic é de 12,50 o maior valor dos últimos doze meses (consultei em uma tabela com somente os últimos doze meses, então não posso comparar com dados anteriores a esses), em outras palavras, o rendimento do CDB-DI pós-fixado deve estar melhor do que em caderneta de poupança, se esta for a sua dúvida.

Caso decida aplicar em certificado de depósito bancário, o seguinte cenário seria favorável a você:

  • Um alto percentual pago em relação ao CDI – acima de 94% já é algo interessante. Esse valor pode variar de acordo com o montante investido;
  • Manter o valor investido por pelo menos dois anos, quando a tributação do imposto de renda seria a menor possível;
  • A taxa Selic deveria manter-se em alta durante o maior tempo possível durante o seu investimento, assim você conseguiria o melhor rendimento possível.

Infelizmente, não há uma “fórmula exata” a ser seguida, pois os rendimentos são calculados diariamente e não podemos prever o valor da taxa Selic no futuro, mas acredito ser muito pouco provável que a mesma sofra uma alta redução repentinamente, de tal forma que investir R$ 30.000,00 ou mais em um CDB-DI pós-fixado por um período de dois anos é uma boa opção para quem apresenta um perfil moderado ou conservador.

Entretanto, não se esqueça de que, caso considere a possibilidade de necessitar de uma parte do valor durante os primeiros doze meses, então seria interessante manter algum dinheiro em caderneta de poupança, onde poderá resgatar sem tributação, ok?

Caso queira entender melhor o certificado de depósito bancário, aqui estão alguns de nossos artigos:

http://www.clube-do-dinheiro.com/2009/04/10/certificado-de-deposito-bancario-cdb-uma-opcao-conservadora-e-interessante/

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print