Vencendo a Conspiração dos Ricos em seu próprio jogo

Estamos agora entrando na segunda parte do livro A Conspiração dos Ricos! Na primeira parte, tivemos uma apresentação acerca de como a Conspiração funciona: quem a compõe, seus interesses e como isso interfere na vida de todos nós. Aprendemos que a Conspiração, independente de acreditarmos ou não nela, vem moldando nosso modelo educacional, principalmente quando se trata de dinheiro, tornando-nos muitas vezes inaptos a sabermos como melhor lidarmos com ele.

Agora estamos entrando na segunda parte do livro, onde o autor nos ensina como revidar, como virar o jogo – agora, chegou a hora de vencer. Claro, nem todos ganharão esta “guerra”, mas tão somente aqueles que entenderem como as regras funcionam e aprenderem como lidar com elas.

Não lute contra, saiba usar as regras do dinheiro a seu favor

As novas regras do dinheiro vieram para ficar e não atianda tentarmos mudá-las, fazer com que tudo volte para as antigas regras do dinheiro. O mundo não pode “andar para trás”.

Lembra-se do modelo “estude, tire boas notas e consiga um bom emprego”? Ele pode ainda funcionar, mas com certeza alimentará muito mais quem está no topo da “cadeia alimentar financeira” do que aqueles que estão aqui embaixo, lutando, fazendo as coisas realmente acontecerem.

Compreender as novas regras e adaptar-se a elas não somente traz-lhe benefícios ao permitir que comece a participar do “círculo onde o dinheiro parece estar presente”, como também permite-lhe começar a criar suas próprias regras, como o autor prega.

O que veremos nos próximos capítulos?

Como você pode ter percebido, até agora estudamos muito sobre a história do dinheiro e o atual (e conspiratório) sistema financeiro. Nesta introdução à segunda parte do livro, Robert Kiyosaki já nos prepara para o que veremos a seguir.

O capítulo 6 busca estudar e refletir acerca de uma pergunta: “A economia mundial está voltando à vida?”.

Já no capítulo 7 em diante, o autor apresenta como ele tem se preparado para o novo jogo do dinheiro, bem como nós podemos fazer para participarmos dele e sermos vitoriosos.

Revisando as novas regras do dinheiro

Antes de encerrar nossa discussão a respeito da introdução da parte 2 (sim, ela é bem resumida, porém apresenta bem o que veremos adiante), gostaria de revisar as novas regras do dinheiro que vimos até agora:

  • Regra #1 – Dinheiro é conhecimento – Estamos na Era da Informação, ou para ser mais exato, na Era do Conhecimento, onde o que move realmente o mundo não é mais a força braçal, cavalos ou o vapor, mas sim a informação, o conhecimento, capaz de originar novos empreendimentos e novas decisões. Saber aproveitá-lo adequadamente é uma dádiva;
  • Regra #2 – Aprenda como usar o débito – É possível contrair débito e ter sucesso financeiro, desde que o mesmo seja adquirido visando o crescimento profissional e financeiro de verdade;
  • Regra #3 – Aprenda a controlar o fluxo de caixa – o fluxo de caixa, ou seja, a entrada e saída de capital, é o que determina o balanço final, não importando se é o fluxo de caixa de uma grande empresa ou somente do orçamento de uma família. A regra “entrar mais dinheiro, sair menos” é unânime aqui;
  • Regra #4 – Prepare-se para maus tempos e você conhecerá somente bons tempos – Jamais estar despreparado contribuir não somente para enfrentar adversidades, mas também a preparar-se melhor para o futuro;
  • Regra #5 – A necessidade da velocidade – O que é verdadeiro ontem, não tem mais serventia hoje; o que é rentável hoje, pode não ser mais amanhã! Num mundo em que as coisas são muito dinâmicas e podem acontecer num piscar de olhos, saber ser rápido e aproveitar bem as oportunidades pode ser uma das maiores vantagens a seu favor.

Com estas cinco regras em mente, acredito que fica não exatamente mais fácil, mas possível de estudarmos e encontrarmos soluções para cada um, não?

Bem, agora vou deixá-los refletir e começar a ler os próximos capítulos do livro, afinal, quem aqui não está interessado em bater a Conspiração dos Ricos e ganhar dinheiro? 😉

[Este artigo faz parte de uma série de artigos que compõe o minicurso Estudando a Conspiração dos Ricos]

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

2 comments

  1. LM26 says:

    Olá,

    Acabei de ler todos os textos a respeito do tema e gostei muito das análises.

    Realmente a consciência financeira é algo fundamental para a sobrevivência e prosperidade no atual sistema.

    Estou na expectativa pelos próximos textos.

    Abraços e parabéns pelo excelente site!
    LM26

  2. admin says:

    Olá LM26, tudo bem?

    Fico feliz que esteja gostando de nossos artigos sobre a obra de R. Kiyosaki.

    E pode esperar que ainda hoje ou no máximo amanhã estarei publicando a análise sobre o capítulo 11 (o mesmo já foi lido e analisado, agora só me falta escrever o artigo).

    Um abraço e até breve!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print